quarta-feira, 16 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 16.08.23 - Centenário do Nascimento de Millôr Fernandes

💯 📖✍️ 🧓 📖✍️ 💯

🎂❤️🎉 Num dia como hoje, 16 de agosto, há exatamente 100 anos, nascia no Rio de Janeiro, o humorista, dramaturgo, desenhista, escritor, poeta, tradutor, jornalista e artista plástico MILLÔR FERNANDES. ELE foi um dos mais importantes nomes da cultura brasileira do século XX. Seu trabalho teve um impacto duradouro na literatura, no teatro e no humor do país.

Millôr nasceu no Méier, bairro do Rio de Janeiro, e Começou a trabalhar ainda jovem na redação da revista “O Cruzeiro”, iniciando precocemente uma trajetória pela imprensa brasileira que deixaria sua marca nos principais veículos de comunicação do país. Em seus mais de 70 anos de carreira produziu de forma prolífica e diversificada, ganhando fama por suas colunas de humor em publicações como “Veja”, “O Pasquim” e “Jornal do Brasil”, entre várias outras.

Em seus trabalhos costumava valer-se de expedientes como a ironia e a sátira para criticar o poder e as forças dominantes, sendo em consequência confrontado constantemente pela censura. Dono de um estilo considerado singular, era visto como figura desbravadora no panorama cultural brasileiro, como no teatro, onde destacou-se tanto pela autoria quanto pela tradução de um grande número de peça. Frasista afiado, eternizou reflexões atemporais. 

Eis alguns exemplos da sua pena afiada: “Especialista é o que só não ignora uma coisa”. “Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim.” “A sociedade brasileira é das mais curiosas do mundo. Mal tem condição de te dar um emprego de salário mínimo. Mas, se um pobre transgride suas regras, bota-o numa prisão que custa seis salários mínimos.” "O Brasil tem um enorme passado pela frente".

Na internet mantinha o site Millôr Online e seu perfil no Twitter já contava com mais de 285 mil seguidores. Sua fama era tão grande que, em 1948, foi apresentado ao próprio Walt Disney, em viagem aos Estados Unidos. Em 1953, viu a estreia de sua primeira peça de teatro, "Uma mulher em três atos". Foi no teatro que ele mais colecionou prêmios, tanto por seus textos como por traduções de espetáculos conhecidos.

Millôr foi uma das mentes mais criativas e críticas que o Brasil já teve nascida há um século, com um estilo coloquial e irônico, uma profundidade sem ostentação e um talento ímpar para o aforismo. O mestre das letras nos deixou em 27 de março de 2012, após sofrer um acidente vascular cerebral no começo de 2011. No dia do centenário de seu nascimento, nada mais justo do que render-lhe esta singular homenagem em forma de postagem. Viva Millôr! Salve Millôr! 👏👏👏👏👏👏

#100anosdemillorfernandes
#centenariodemillorfernandes
#historiadaliteraturabrasileira
#MillorFernandes100anos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário