segunda-feira, 21 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 20.08.23 - Prefeitura Manda Demolir Prédio do Tiro de Guerra

👎🖤⏳ 😤 ⌛🖤 👎

😓🏭 A cidade do Paulista, região metropolitana de Recife, sofreu hoje pela manhã mais um atentado ao seu patrimônio histórico. O prédio onde funcionava a Junta de Alistamento Militar, situado na praça João XXIII, no centro da cidade, foi completamente demolido. Uma retroescavadeira pôs abaixo um prédio com mais de 70 anos de história (alguns afirmam que o mesmo tinha mais de 80 anos), e que já foi sede da Biblioteca Pública Municipal, Tiro de Guerra, e abrigava os equipamentos do chamado Cine Goteira, exibições de filmes feitos pela C.T.P. – Companhia de Tecidos Paulista – nas décadas de 40 e 50 do século passado em plena praça pública, para diversão das famílias dos operários das fábricas têxteis dos Lundgren.

A ideia de demolição do prédio histórico e dos demais monumentos que compõe a praça João XXIII, um busto do referido papa, que ficou conhecido como o "Papa Bom" ou "Papa da Bondade", e um obelisco já vinham sendo ventiladas desde o final de julho, despertando a indignação da sociedade civil e de alguns parlamentares da Câmara de Vereadores da cidade.

No dia 25 de julho de 2023, um ato de protesto foi realizado em frente à edificação. Sob a liderança do recém-criado IHGAAP – Instituto Histórico/Geográfico, Arqueológico/Antropológico da Cidade do Paulista –, e com o apoio da ALAP - Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista –, Movimento Pró-Museu, e Sindicato dos Tecelões do Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, um grupo se manifestou contra a demolição do prédio, e cobrou políticas públicas no sentido de restaurar e preservar o equipamento então abandonado, depredado e ocupado por moradores de rua.

Já estava em negociação a possibilidade de cessão pública do prédio ao IHGAAP por 30 anos, onde deveria ser instalado um memorial da cidade e a sede do Instituto, mas não houve avanços junto à gestão municipal, que sem alarde, numa manhã de domingo, aproveitou e fez a demolição do imóvel. A comunidade assistiu pasma e perplexa com o fim de mais um prédio histórico da cidade. Não foi o primeiro, diga-se de passagem. A Capela de São José que ficava dentro da Fábrica Velha (onde hoje é o Shopping Paulista Norte Way) foi derrubada de madrugada durante as obras da duplicação da PE-15, restando apenas o cruzeiro, que ainda hoje pode ser visto na entrada do Shopping.

As duas lições que ficam disso são: a necessidade urgente de tombamento dos principais prédios e equipamentos históricos da cidade do Paulista, seja pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, ou pela Fundarpe – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco , ou mesmo com a ampliação do número de imóveis/bens que podem ser contemplados pela Lei dos IEP (Imóveis Especiais de Preservação)E a formação dos estudantes em educação patrimonial, visando educar as pessoas para olharem para estes bens antigos como elementos de memória a ser preservados, que proporcionam um sentimento de pertencimento à comunidade local onde nasceram, cresceram e conviveram com seus amigos e familiares.

Quem viu o prédio do antigo Tiro de Guerra, viu. Quem não conheceu, só por fotos agora. Este é o preço que se paga quando não se desenvolve o sentimento de guarda do passado, da memória, e da História. Os europeus não precisaram demolir o Coliseu (que fica no centro de Roma), nem o Parthenon grego, e muito menos as centenas de castelos medievais para modernizarem seus centros urbanos. Apenas souberam conciliar o antigo e o novo, a tradição e a modernidade, o passado e o presente, mas sem perder o olhar para o futuro! Aprendamos com eles! 👏👏👏👏👏👏

#destruicaodopatrimoniohistorico
#paulistasempreservarsuahistoria
#descasocomahistorialocal
#fimdotirodeguerra

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Assista o vídeo sobre a derrubada do Tiro de Guerra, feito exclusivamente para o nosso canal:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário