segunda-feira, 28 de agosto de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 28.08.23 - 60 Anos do Discurso I Have a Dream de Martin Luther King

📣📣 💪🏾 👨🏾‍🦱 👊🏾 🔈🔈

🙅🏾‍♂️🙅🏽‍♀️ Num dia como hoje, 28 de agosto, há 60 anos, nos degraus do Memorial Lincoln em Washington, DC, Martin Luther King, Jr. fez seu famoso discurso "EU TENHO UM SONHO" (I Have a Dream) para uma platéia de cerca de 250 mil pessoas. Durante a "Marcha sobre Washington por Empregos e Liberdade" em que o povo exigia direitos de voto para os afro-americanos, o fim da segregação racial e a discriminação, o ativista que apoiava o protesto não violento, fez um de seus melhores discursos, entrando para história.

O seu discurso tornou-se famoso e emblemático pela frase reiterada "eu tenho um sonho". Nele, o ativista perspetivou um futuro em que "os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos" poderiam "sentar-se juntos à mesa da fraternidade", um futuro em que os seus filhos não seriam julgados "pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter". Esse icônico e emotivo discurso tornou-se uma peça central do seu legado.

Nascido em 1929 em Atlanta, na Geórgia, Martin Luther King Jr. estudou Teologia e tornou-se pastor batista, à semelhança do seu pai e do seu avô. Em 1957, foi eleito presidente da Conferência de Liderança Cristã do Sul, que seria uma das principais organizações de defesa dos direitos civis. Sob a sua liderança, a organização não governamental promoveu a resistência pacífica à segregação, com frequência sob a forma de marchas e de boicotes. Na sua campanha e luta pela igualdade racial, Martin Luther King fez centenas de discursos e foi preso mais de vinte vezes.

No ano seguinte à Marcha, o movimento pelos direitos civis conseguiu a Emenda à Constituição, que aboliu o imposto e, portanto, uma barreira para os eleitores afro-americanos pobres do Sul, e a passagem do Ato dos Direitos Civil de 1964, que proibiu a discriminação racial no emprego, na educação e a segregação racial em estabelecimentos públicos. Em outubro de 1964, Martin Luther King, Jr., foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Em 4 de abril de 1968, aos 39 anos, ele foi morto a tiros enquanto estava na varanda de um hotel em Memphis, Tennessee.

Até hoje Martin Luther King é lembrado como um ícone da luta pelos direitos civis dos afrodescendentes norte-americanos. Seu instrumento? A força do seu pensamento, do seu carisma para promover o amor e a paz entre brancos e negros. Seu exemplo de luta por direitos com base na não-violência inspirou tanto Gandhi como Mandela. Existem 900 ruas nos Estados Unidos que levam o seu nome. Fora de seu país é um dos mais homenageados líderes contemporâneos.

Hoje, 60 anos após sua fala marcante, temos avanços, sim, mas a sociedade mundial ainda precisa evoluir muito, compreender que todos somos irmãos, filhos da mesma natureza e com um mesmo sonho: uma vida de amor, dignidade e respeito a todas as pessoas. 👊🏽👊🏾👊🏿👊🏽👊🏾👊🏿

#60anosdodiscursodemartinlutherking
#historiadasideiassociais
#MartinLutherKing
#IHaveADream

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

🖱️ Perfil Antena 1 RPT
📺 Canal History Channel do Brasil

👉 Para saber mais sobre Martin Luther King, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário