segunda-feira, 4 de abril de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 04.04.22 - 54 Anos da Morte de Martin Luther King Jr.

👊🏽⛓️🎙️👨🏾‍🦲🎙️⛓️👊🏽

😓🖤 Num dia como hoje, 4 de abril, há 54 anos, era assassinado a tiros na varanda de um motel em Memphis, Tennessee, o pastor e ativista na vanguarda do Movimento dos Direitos Civis Afro-Americanos MARTIN LUTHER KING, que durante anos foi uma poderosa voz pela igualdade de direitos humanos. A bala, disparada pelo condenado James Earl Ray, atravessou sua mandíbula e a medula espinhal. King foi levado ao hospital, onde foi declarado morto, aos 39 anos de idade. 

Nascido no dia 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, na Georgia, Martin Luther King Jr. ficou conhecido por lutar contra o preconceito racial nos Estados Unidos, pregando uma resistência não violenta. Fortemente influenciado por Mahatma Gandhi, ele liderou protestos pacíficos nos Estados Unidos.

O diretor do FBI, J. Edgar Hoover, era obcecado por King, que ele achava que estava sob influência comunista. Nos últimos seis anos de sua vida, King sofreu constantes escutas telefônicas e assédio pelo FBI. Antes de sua morte, o Dr. King também foi monitorado pela inteligência militar dos EUA, que pode ter sido solicitada a vigiar King depois que ele denunciou publicamente a Guerra do Vietnã em 1967. Além disso, ao pedir reformas econômicas radicais em 1968, incluindo renda anual garantida para todos , King estava fazendo poucos novos amigos no governo dos EUA da época da Guerra Fria.

Nos meses que antecederam seu assassinato, Martin Luther King ficou cada vez mais preocupado com o problema da desigualdade econômica na América. Ele organizou uma Campanha dos Pobres para se concentrar na questão, incluindo uma marcha em Washington, e em março de 1968 viajou para Memphis em apoio aos trabalhadores de saneamento afro-americanos mal tratados. Em 28 de março, uma marcha de protesto dos trabalhadores liderada por King terminou em violência e na morte de um adolescente afro-americano. King deixou a cidade, mas prometeu voltar no início de abril para liderar outra manifestação.

Em 3 de abril, de volta a Memphis, King deu seu último sermão, dizendo: “Temos alguns dias difíceis pela frente. Mas isso realmente não importa para mim agora, porque eu estive no topo da montanha... E Ele me permitiu subir até a montanha. E eu olhei, e vi a Terra Prometida. Eu posso não chegar lá com você. Mas eu quero que você saiba esta noite que nós, como povo, chegaremos à terra prometida.”

Logo depois das 18h. em 4 de abril de 1968, Martin Luther King Jr. é morto a tiros enquanto estava na varanda do lado de fora de seu quarto no segundo andar do Lorraine Motel em Memphis, Tennessee. Ele foi enterrado em 9 de abril em Atlanta, Geórgia, sua cidade natal, dezenas de milhares de pessoas fizeram fila nas ruas para homenagear o caixão de King que passou em uma carroça de madeira puxada por duas mulas.

James Earl Ray confessou o assassinato, mas depois quis retirar a culpa, alegando que era inocente do assassinato de King e havia sido armado como um bode expiatório em uma conspiração maior. Novas investigações foram feitas, comprovando as provas contra Ray já obtidas – suas impressões digitais na arma do crime e sua presença admitida na pensão em 4 de abril – e todas chegaram a mesma conclusão: James Earl Ray matou Martin Luther King. Ray tinha um motivo definido para assassinar King: ódio. De acordo com sua família e amigos, ele era um racista declarado que os informou de sua intenção de matar o Dr. Martin Luther King Jr. Ele morreu em 1998.

Por conta de sua luta, Martin Luther King recebeu, em 14 de outubro de 1964, o Prêmio Nobel da Paz (foi o mais jovem até então a obter a honraria). Seu discurso mais famoso, "Eu Tenho Um Sonho", foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington DC. Em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados norte-americanos. Seu nome até hoje é evocado por aqueles que lutam por um mundo onde negros e brancos possam conviver em paz e com igualdade de direitos. 👊💪🏽👊🏽💪🏿👊🏿

#54anosdamortedemartinlutherking
##historiadalutadosdireitoscivis
#IHaveDream
#VidasNegrasImportam

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptados)

👉 Para saber mais sobre Luther King Jr., acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...