sexta-feira, 5 de julho de 2024

HOJE NA HISTÓRIA - 05.07.24 - 100 Anos da Revolução Paulista de 1924 - A Revolução Esquecida

🛩️💣🔥 🌆 🔥💣🛩️

👨‍✈️🔰👩🏼‍✈️ Num dia como hoje, 5 de julho, há exatamente 100 anos, começava em São Paulo, a segunda maior Revolta Tenentista, que entrou para a História com o nome de REVOLUÇÃO PAULISTA DE 1924, mas que é mais conhecida como a "Revolução Esquecida", apesar de ser a maior batalha urbana da América Latina. Durante 23 dias tropas rebeldes lideradas por tenentes e tropas legalistas se enfretaram.

Comandada pelo general reformado Isidoro Dias Lopes, a Revolução Paulista contou com a participação de vários tenentes, dentre os quais Joaquim do Nascimento Fernandes Távora (que faleceu na revolta), Juarez Távora, Miguel Costa, Eduardo Gomes, Índio do Brasil e João Cabanas. O objetivo principal do levante era depor o presidente Artur Bernardes (considerado inimigo dos militares desde a crise das cartas falsas). Entre as reivindicações estavam o voto secreto, a justiça gratuita e a instauração do ensino público obrigatório.

Os militares atacaram casas e prédios em regiões estratégicas. Foi considerado o maior bombardeio que já ocorreu na cidade de São Paulo. Navios de Guerra atracaram no Porto de Santos. A sede do governo do Estado, o Palácio dos Campos Elíseos, também foi bombardeado. Durante os 23 dias, cerca de 300 mil pessoas fugiram da cidade de São Paulo para resguardarem suas vidas. No interior do estado de São Paulo aconteceram rebeliões em várias cidades, com tomada de prefeituras pelos revoltosos.

Centenas de corpos ficaram espalhados por ruas e mesmo em jardins. Muitas casas foram destruídas. A conhecida avenida Paulista, também não ficou alheia aos bombardeios. Os bairros da Luz e principalmente Mooca viraram alvos específicos na ofensiva armada determinada em 1924. Bairros da zona leste como Belém e Mooca apresentam casas do período que historicamente ostentam marcas da ação do governo Bernardes.

Alguns bondes foram virados e locomotivas arrancadas dos seus trilhos. Quem vê as fotos antigas da épcoa pensa que é uma cidade europeia durante a I Guerra Mundial. A capital ficou irreconhecível após os ataques. 

Após semanas de combate, os rebeldes foram forçados a recuar e abandonar a cidade, se retirando para o interior de São Paulo e depois para o Paraná, onde se uniram ao comando de Luís Carlos Prestes, que mais tarde veio ser o movimento guerrilheiro, conhecido como Coluna Prestes, uma revolta político-militar que ocorreu entre os anos de 1925 e 1927.

A Revolta de 1924, embora fracassada, evidenciou a insatisfação com o governo central e contribuiu para o clima de instabilidade política que culminaria na Revolução de 1930 e na queda da Primeira República. Os tenentes e demais militares que participaram desta revolta e das demais revoltas da década de 1920 receberam anistia dada por Getúlio Vargas logo após a vitória da Revolução de 1930. No bairro de Perdizes, a Revolução de 1924 ainda é comemorada anualmente. 👏👏👏👏👏👏

#100anosdarevolucaopaulistade1924
#centenariodarevolucaopaulistade1924
#historiadomovimentotenentista
#ARevolucaoEsquecida

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário