segunda-feira, 8 de agosto de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 08.08.22 - 143 Anos do Nascimento de Emiliano Zapata

🌵⚔️🔫 👨‍🦰 🔫⚔️🌵

💣 No dia 8 de agosto de 1879, nascia EMILIANO ZAPATA SALAZAR, em San Miguel Anenecuilco, estado de Morelos, no México, em uma família de pequenos proprietários de terras. Também conhecido como Caudilho do Sul, foi um dos líderes militares mais importantes durante a Revolução Mexicana. 

Zapata recebeu educação primária na escola da aldeia. Aos 16 anos, perdeu a mãe e o pai. A pequena herança que recebeu foi suficiente para não ter que trabalhar como operário nas fazendas que cercavam Anenecuilco. No entanto, interessou-se pelas injustiças sofridas pelos trabalhadores rurais.

Em 1902 ajudou a população da cidade de Yautepec (Morelos) que tinha problemas com o proprietário de terras Pablo Escandón, acompanhando-os à Cidade do México para exigir que lhe fosse feita justiça. Em 1906 ele participou de uma reunião camponesa em Cuautla para discutir como defender as terras da cidade.

Em setembro de 1909 foi eleito presidente do conselho de defesa terrestre de Anenecuilco; lá reuniu um exército de trabalhadores, quase todos indígenas, para fazer parte da Revolução Mexicana de Francisco I. Madero, que pretendia acabar com o regime de Porfirio Díaz. Zapata começou sua guerra de guerrilha em março de 1911, tomando Jojutla, Chinameca e sitiando Cuautla. Mais tarde, ele tomou Cuernavaca. 

Apesar da vitória dos maderistas, Zapata se recusou a depor as armas, pois as terras ainda não haviam sido devolvidas aos indígenas. Pouco tempo depois, ele se declarou contra Madero e formulou seu próprio programa de reforma agrária para redistribuir a terra entre os camponeses. Nos anos seguintes, criou as primeiras Comissões Agrárias, instituiu o Crédito Agrícola e inaugurou a Caja Rural de Préstamos, em Morelos. Em outubro de 1915, o governo da Convenção promulgou a Lei Agrária.

Emiliano Zapata era um guerrilheiro, como Francisco Villa (Pancho Villa), mas seu movimento armado pela redistribuição de terras não foi adiante, pois não possuía muita munição e a lei agrária do presidente Venustiano Carranza, que apaziguou a causa suriana, contribuiu para frear sua consolidação como uma real organização político-militar.

Como rebelião de massas campesinas, limitou-se a realizar sua guerra de guerrilhas a partir de 1918. A guerra por parte do governo, contudo, foi impiedosa. O general Jesús Guajardo fez Zapata acreditar que estava descontente com o governo de Carranza e que estaria disposto a se unir a ele. Zapata lhe pediu provas e Guajardo lhe deu. Combinaram de se reunir na Fazenda de Chinameca, em Morelos, dia 10 de abril de 1919, ocasião em que Zapata morreu após cair em uma emboscada organizada pelo Coronel Jesús Guajardo. 😵⚰️✝️

#143anosdonascimentodeemilianozapata
#historialatinoamericana
#historiadomexico

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Site do History Latino-America (adaptados)

👉 Para saber mais sobre Emiliano Zapata, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário