segunda-feira, 8 de agosto de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 08.08.22 - 2 Anos da Morte de Pedro Casaldáliga

✝️💒💪 🧓 👊💒✝️

😓🖤 Num dia como hoje, 8 de agosto, há 2 anos morria na Santa Casa de Misericórdia de Batatais, no interior de São Paulo, o bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia DOM PEDRO CASALDÁLIGA, líder católico que teve sua trajetória marcada pelas causas indígenas, pela reforma agrária e por estar sempre ao lado dos mais pobres, se tornando uma das maiores expressões da Teologia da Libertação no Brasil. O bispo emérito morreu devido a uma infecção respiratória que teria evoluído para embolia pulmonar aos 92 anos.

Dom Pedro Casaldáliga nasceu em Balsareny, na província catalã de Barcelona, em 1928, e veio para o Brasil aos 40 anos, como missionário, para trabalhar em São Félix do Araguaia. Ganhou projeção nacional e  internacional por denunciar os grandes latifúndios que começaram a se estabelecer em São Félix do Araguaia na década de 1970.

Na ditadura militar, não se calou diante dos desmandos que começou a perceber assim que chegou a São Félix do Araguaia, em 1968. Publicou uma série de cartas abertas à população relatando as desigualdades na região, agravadas pela grande concentração de terras nas mãos de poucos. Pagou um preço alto por isso, sendo preso pelos militares: “Como é bom ser perseguido pela causa do Evangelho, da Justiça e da total libertação”, escreveu na ocasião em que foi detido. 

Na histórica carta intitulada “Uma igreja na Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”, ainda na década de 1970, foi capaz de mobilizar importantes teólogos, como Frei Betto e Leonardo Boff. Casaldáliga conseguiu levá-los à pequena São Félix do Araguaia para debaterem sobre a importância da reforma agrária e das lutas sociais, além de reforçar, dentro da Igreja católica, o movimento da Teologia da Libertação.

“Na década de 70, a percepção da dimensão da figura do Pedro era outra. Ele teve uma projeção nacional e internacional muito grande”, disse a escritora Ana Helena Tavares, em entrevista à revista Carta Capital, em maio do ano passado. Na oportunidade a autora lançou a biografia “Um bispo contra todas as cercas”.  

Na luta pelo reconhecimento dos direitos indígenas, ajudou a fundar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na década de 70. Além da criação do Cimi, Casaldáliga teve participação na criação da Comissão Pastoral da Terra, junto com Dom Tomás Balduíno (já falecido).

No ano de 2013, o bispo emérito teve de sair escoltado pela Polícia Federal de São Félix por causa de ameaças de mortes de fazendeiros da região, inconformados com o processo de desintrusão da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante. À época, os produtores rurais disseram que as declarações do bispo a favor dos indígenas pela retomada do território fizeram com que o governo de Dilma Rousseff acelerasse ainda mais o processo de desintrusão.

Em 2017, sua vida foi contada na minissérie "Descalço sobre a Terra Vemelha", dirigida pelo cineasta Oriol Ferrer uma coprodução da TVC, TVE, TV Brasil, a brasileira Raiz Produções e a Minoria Absoluta, produtora espanhola. A película também foi premiada na Ásia, no Festival de Seul, e pelo New York International TV & Film Awards. A minissérie é baseada na obra homônima de autoria do escritor Francesc Escribano (disponível no site da TV Brasil).

Em julho de 2020, dom Pedro Casaldáliga assinou uma carta, em conjunto com outros 154 bispos da Igreja católica, tecendo duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro. No documento, foi destacado que o governo federal “é apático”, “omisso” e demonstra uma grande falta de interesse em atender aos mais pobres, além “de incapacidade para enfrentar crises”. 

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga foi sepultado em São Félix do Araguaia. Seu exemplo ainda hoje é lembrado pelas populações ribeirinhas amazonenses e pelos povos indígenas, pela coragem como desafiou os poderosos para proteger os mais excluídos e perseguidos. Viveu intensamente o Cristianismo em sua mais pura essência. 🙏🕯️📖🕯️🙏

#2anosdamortededompedrocasaldaliga
#historiadocatolicismobrasileiro
#SaudadesdeDomPedroCasaldaliga

📝 Fontes consultadas:

📻 Agência Brasil - EBC
🖱️ Website Amazônia Real

👉 Para saber mais sobre Pedro Casaldáliga, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário