🌵⚔️🔫 👨🦰 🔫⚔️🌵
💣 Ele foi uma figura de destaque na Revolução Mexicana, a inspiração do movimento agrário Zapatista. EMILIANO ZAPATA SALAZAR, também conhecido como 'El Caudillo del Sur', nasceu em 8 de agosto de 1879 em Anenecuilco, Morelos, de origens mestiças. À época, o México era governado pelo ditador Porfirio Díaz, que havia estabelecido um governo autoritário e repressivo, marcado por abusos frequentes contra os povos indígenas, corrupção, práticas clientelistas e deterioração das condições de vida da população. Zapata desenvolveu uma consciência das injustiças cometidas pelos ricos e pelo regime porfiriano contra o povo.
Em 1910, Porfirio Díaz foi reeleito em um pleito marcado por irregularidades, motivando grandes manifestações de repúdio da população. O liberal Francisco Ignacio Madero, derrotado no pleito, anunciou que a eleição fora fraudada e conclamou o a sublevar-se contra o governo de Díaz. Para angariar o apoio da população, Madero prometeu implementar a reforma agrária e outros programas de combate à injustiça social. Com isso, obteve a adesão imediata de Emiliano Zapata, que formou um exército revolucionário em Morelos para depor Díaz - o Exército Libertador do Sul. Também atraído pelas promessas de Madero, Pancho Villa ajudou a formar outra força paramilitar ao norte. Teve início então a Revolução Mexicana (1910).
Zapata liderou seus exércitos até a Cidade do México, depondo Díaz e instituindo Madero no poder. Mas, tão logo assumiu a presidência, Madero traiu seus apoiadores, excluindo as demandas dos campesinos e dos povos indígenas e aproximando-se dos grandes latifundiários e da elite mexicana. As reivindicações de Zapata em favor de uma reforma agrária pautada nos ejidos (terras comunais) e no respeito às tradições indígenas foram ignoradas em favor de um projeto de integração das populações nativas ao modo de produção capitalista. Em seguida, o governo mexicano começou a perseguir os exércitos zapatistas e estimular o desarmamento dos indígenas. Assim, Zapata rompeu com Madero, retirando seu apoio ao novo governo, passando a defender a implantação do Plano de Ayala, que visava distribuir um terço das terras agricultáveis do México aos camponeses.
Madero sugeriu a Zapata que ele se exilasse, mas ele recusou. Então a luta armada recomeçou. Madero foi deposto e assassinado durante um golpe de Estado coordenado pelos militares e pelas forças conservadoras e contrarrevolucionários em 1913. O general porfirista Victoriano Huerta assumiu a presidência e tentou instituir um governo reacionário e ditatorial. Zapata aliou-se a Pancho Villa para combater os reacionários. Depois de muito tempo, Zapata foi traído pelo coronel Jesús Guajardo e emboscado foi assassinado em Chinameca, Morelos, em 10 de abril de 1919, completando hoje 102 anos.
No entanto, o Caudillo del Sur deixou seus ideais libertários e de justiça, que ainda vivem. Sobre eles escreveu: “Os inimigos da pátria e das liberdades dos povos sempre chamaram de bandidos aqueles que se sacrificam por suas causas nobres. O camponês passava fome, sofreu miséria, sofreu exploração e se levantou em armas, foi para obter o pão que a ganância dos ricos lhe negava. Se não houver justiça para o povo, então não haverá paz para o governo". 👊👊👊
#102anosdoassassinatodeemilianozapata
#historialatinoamericana
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário