terça-feira, 21 de março de 2023

HOJE NA HISTÓRIA - 21 de Março - Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

✊🏿🥁📿🏹🌿🙏🌍🕊

🗓 Pela primeira vez na História do Brasil, celebramos oficialmente em todo o país as religiões e tradições de matriz africana hoje, dia 21 de março, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data foi instituída pela lei 14.519/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 6 de janeiro de 2023, e coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, celebrar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A oficialização da data é uma importante conquista que visa a valorização das tradições e nações afrobrasileiras como patrimônio cultural brasileiro e a conscientização sobre o racismo religioso, infelizmente ainda muito presente na nossa sociedade.

É fundamental celebrar a diversidade cultural e religiosa num Estado laico como o Brasil, pois ajuda a conscientizar a população sobre a necessidade de superarmos o racismo religioso, que ainda persegue e violenta, cotidianamente, os povos de terreiros. A demonização dos cultos de matriz afro-brasileira é comum, sendo seus seguidores perseguidos e suas divindades atacadas por pessoas de outras denominações religiosas. Numa democracia todos e todas têm direito à sua fé. O que não há é o direito à discriminação e à violência por conta de opções religiosas das pessoas.

Essa data é uma oportunidade para celebrar e valorizar a cultura e as tradições dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravos, e que contribuíram significativamente para a formação da nossa identidade cultural. Também é uma oportunidade para promover o respeito e a tolerância às diversidades religiosas e culturais. E reconhecer a sua importância histórica e cultural, e valorizar a sua contribuição para a construção da nossa identidade enquanto povo brasileiro. A fé, a cultura, a religiosidade e a ancestralidade dos brancos não é melhor e nem superior do que a fé, a religiosidade e cultura e a ancestralidade dos negros. Viva o candomblé e as tradições ancestrais dos povos de terreiro! Viva a diversidade desse imenso caldeirão cultural e espiritual que é o Brasil! 🏹🕯✊🏿

#dianacionaldastradicoesdasraizesdematrizesafricanas
#diainternacionalcontraadiscriminacaoracial
#salveopovodeterreiro
#feafrobrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

🙏🥁 Para saber mais sobre os principais Órixas das religiões de matriz afro-brasileira, acesse:




⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário