🌊⛵ 🛐 ⛵🌊
🙏🏿👩🏾🦱 Hoje as religiões de matriz afro-brasileira comemoram o dia da Orixá Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do Candomblé e Umbanda. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. Igualmente, protetora dos lares, das crianças, gestantes, e invocada na hora do parto e por todos que desejam ser felizes no casamento. Ela também aparece como guerreira e amante em outros mitos.
O culto de Iemanjá foi trazido para o Brasil pelos povos de origem iorubá, em fins do século XVIII até quase metade do século XIX. Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum.
O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, "yeye ma ajá", que quer dizer "mãe cujos filhos são peixes". Iemanjá é também conhecida por Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja.
No sincretismo religioso a orixá que representa a força das águas salgadas foi associada à Nossa Senhora da Conceição católica. Sua cor é o azul. Suas oferendas geralmente incluem perfumes e flores que lhe são envidas em pequenas embarcações. No Brasil, ganhou a posição de grande mãe principalmente por conta de seu sincretismo com a Virgem Maria.
A saudação ao Orixá Iemanjá: Odoyá ou Odocyabá, cujo significado é "Salve a Senhora das águas!" 🌊💙
#diadeiemanja
#hojenareligiao
#historiadasreligioes
#OdoyaIemanja
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário