✝ 😭⚰ 👵 ⚰😭 ✝
✝️ LUTO 😞 Morreu na madrugada de hoje, 11 de julho de 2024, aos 95 anos, MAGDALENA ARRAES, ex-primeira-dama do Estado, viúva de Miguel Arraes de Alencar. Ao lado dele, ela vivenciou momentos marcantes da história recente brasileira, como o Golpe Militar de 1964, quando teve que ir para o exílio na Argélia, acompanhando Arraes.
Segundo informações da própria famiília, ela estava sob cuidados paliativos há um tempo por causa do Alzheimer e faleceu de causas naturais. A família divulgou uma nota conjunta expressando seu pesar e comunicando a perda.
"Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de nossa mãe e avó, Magdalena Fiuza Arraes de Alencar, ocorrido nesta quinta-feira (11). Mada foi um exemplo de amor e dedicação, deixando um legado de bondade e generosidade. Sua partida deixa uma saudade imensa em todos que tiveram a honra de conhecê-la e conviver com ela. A família agradece as mensagens de apoio e carinho neste momento de dor e saudade", disseram os familiares em nota.
Neta de um senador e governador do Ceará, João Tomé Saboia (1870-1945), Magdalena nasceu em 14 de dezembro de 1928 e acompanhou de perto a política desde criança. Estudou no Rio de Janeiro, cursou letras, e acabou fincando raízes no Recife, logo após seu casamento.
Maria Magdalena Fiúza Arraes de Alencar foi a segunda esposa de Arraes, com quem teve dois filhos: Mariana e Pedro Arraes. Ela foi três vezes primeira-dama do estado. Ela é avó do ex-governador Eduardo Campos (in memoriam), do pré-candidato a prefeito de Olinda Antônio Campos (PRTB), da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), da deputada federal Maria Arraes (Solidaridade), e bisavó do prefeito do Recife João Campos (PSB) e do deputado federal Pedro Campos (PSB). A terceira filha da ex-deputada Marilia Arraes recebeu o nome de Maria Magdalena, numa referência à matriarca da família.
O primeiro volume da Coleção Memória, da CEPE, contemplou a biografia de Magdalena com o título Magdalena Arraes: a Dama da História, escrito pelo jornalista Lailson de Holanda Cavalcanti e pela historiadora Valda Colares. A obra aborda passagens políticas e pessoais daquela que foi por três vezes primeira-dama de Pernambuco. Magdalena Arraes concedeu depoimentos para a publicação lançada em 2016.
O velório de Magdalena será realizado na sexta-feira (12) na Capela do Cemitério Santo Amaro, a partir das 8 horas, com o enterro previsto para as 11 horas. 😞😓😥😢😭
#morremagdalenaarraes 🖤
#lutopormagdalenaarraes 🥀
#adeusmagdalenaarraes 👋
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Fontes consultadas para a postagem:
📰 Blog de João Alberto
📰 Jornal Diário de Pernambuco
💻 Portais G1-Pernambuco e JC On-line
👉 Para saber mais sobre Miguel Arraes e Eduardo Campos, acesse:
💻 https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/12/hoje-na-historia-151221-105-anos-do.html
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário