domingo, 31 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 31 de Outubro - Dia do Saci

Quem não lembra do mito do carismático negrinho de uma perna só, vestindo um gorro vermelho e fumando seu cachimbo, enquanto apronta travessuras por aí? Desde 2005, essa figura importante do folclore brasileiro, o Saci, tem o seu dia especial: 31 de outubro. A data foi criada com o objetivo de resgatar figuras importantes do folclore nacional, já que muitos pelo Brasil também celebram no mesmo dia o Halloween (ou Dia das Bruxas), um mito de origem celta, comemorado em inúmeros países como pelo mundo, especialmente Estados Unidos e Europa.

O mito do Saci Pererê teria surgido entre os indígenas da Região das Missões, no Sul, e se espalhado por todo o Brasil. Divertido e brincalhão, o Saci apronta travessuras nas matas e nas casas. Apesar disso, ele não tem o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. Ele é um conhecedor das ervas da floresta e guarda os segredos dos seus conhecimentos. O escritor Monteiro Lobato retratou o personagem de maneira brilhante na literatura infantil.

Em 2003, foi apresentado um projeto de lei federal (nº 2.762, de 2003), elaborado por Chico Alencar, (PSOL-RJ) e Ângela Guadagnin (PT-SP), com o pedido da institucionalização do dia. Anteriormente, o Estado de São Paulo havia oficializado a dada com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas também adotam o Dia do Saci como São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes. O dia também foi oficializado em Vitória (ES); Poços de Caldas e Uberaba (MG); Fortaleza e Independência (CE).

#diadosaci
#historiadofolclorenacional
#mitosdaculturabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31 de Outubro - Dia das Bruxas

💒 🔥🧙‍♀️🔥🧙🏽‍♀️🔥 💒

♒ Diferentemente do que foi ensinado durante anos, bruxas não eram mulheres feias e horrorosas, não voavam em vassouras, nem tinham narizes grandes e pontiagudos. As bruxas eram mulheres comuns que não se curvaram aos ditames da Igreja Católica durante a Idade Média, por isso mesmo foram demonizadas e condenadas à morte sob as chamas da Inquisição. O patriarcado nunca aceitou o empoderamento feminino. E quando as mulheres se põem à luta, sempre se buscam estereótipos para incriminá-la, subjugá-la e mantê-la submissa ao papel que os homens querem que ela exerça na sociedade. 💪💄👊💋💪

#historiaehalloween
#empoderamentofeminino

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.10.21 - 1 Ano da Morte de Sean Connery

🎬🖤🎥 👴 🎞️🖤🎬

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 31 de outubro, há um ano morria o ator escocês SEAN CONNERY, uma das maiores lendas do cinema, aos 90 anos. Ele se destacou ao ser o primeiro intérprete do espião James Bond na franquia 007. De acordo com uma nota, ele morreu em casa, nas Bahamas, enquanto dormia.

Filho de um operário e de uma faxineira, Connery nasceu em Fountainbridge, Edimburgo. Antes de ser ator, ele serviu na Marinha britânica, trabalhou como leiteiro, caminhoneiro, salva-vidas, fisiculturista e jogador de futebol. Em 1951, para complementar a renda, começou a trabalhar nos bastidores de um teatro, o que despertou seu interesse pelas artes cênicas.

Após trabalhar em diversas peças teatrais, ele estreou no cinema em 1957. Seu primeiro papel de destaque foi no filme da Disney A Lenda dos Anões Mágicos (1959). Em 1962, se tornou popular em todo o mundo ao interpretar James Bond no filme 007 contra o Satânico Dr. No. 

Ao todo, Connery atuou em seis filmes da franquia 007 entre 1962 e 1971. Em 1983, ele voltou a interpretar James Bond em 007 - Nunca Mais Outra Vez. Muitos consideram que ele foi o melhor Bond do cinema. Além de seu papel mais conhecido, Connery atuou em produções de destaque, como Marnie, Confissões de uma Ladra (1964), de Alfred Hitchcock e O Homem Que Queria Ser Rei (1975).

Em 1988, Connery ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu papel em Os Intocáveis, de Brian de Palma. Nos anos seguintes, continuou a atuar em filmes de sucesso, como Caçada ao Outubro Vermelho (1990) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), no qual atuava como o pai do herói vivido por Harrison Ford. Seus últimos trabalhos foram no filme A Liga Extraordinária (2003) e na animação Sir Billi (2006), dublando o personagem principal.

Sean Connery sempre lembrado nas minhas aulas de História. Sua interpretação no filme O Nome da Rosa (1996) vivendo o religioso Guilherme de Baskerville é impecável. O cinema mundial perdeu um ícone que irá se juntar a plêiade dos grandes mitos da sétima arte que agora brilham em outros planos. 😓😢😭

#1anodamortedeseanconnery
#historiadocinemamundial
#lutoporseanconnery

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil (o último parágrafo é nosso) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.10.21 - 11 Anos da Eleição de Dilma Rousseff

🗳️ 💋 👩🏻‍🦰 💋 🗳️

💄👠 A primeira mulher presidenta do Brasil foi eleita há onze anos. Um marco histórico, o segundo aliás, anos antes (2002) um ex-migrante nordestino e operário havia conseguido o mesmo feito, se formos analisar quem historicamente sentava na cadeira de chefe de Estado e chefe de governo da nossa República. 

Dilma Rousseff foi eleita ao cargo após vencer as eleições no segundo turno, derrotando o candidato José Serra (PSDB) com 56,05% contra 43,95% dos votos válidos. Antes de concorrer, ela já era figura de destaque no governo de Lula, que a apontou como sua sucessora. Filiada ao PT desde 2001, ela ocupava a pasta de Minas e Energia (2003 e 2005) e depois assumiu como Ministra-Chefe da Casa Civil. Em 31 de março se afastou do cargo de ministra-chefe da Casa Civil por conta da lei eleitoral. 

A vitória de Dilma Rousseff representou muito mais do que a queda de um paradigma patriarcal na política brasileira, ela significou a escolha de 57% do eleitorado que optou por um projeto de poder identificado com demandas que historicamente sempre foram relegadas a um segundo plano, justamente porque beneficiavam pautas feministas. 

Em 2009, ela foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época e, em novembro do ano seguinte, a revista Forbes a classificou como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo. Em 2011, estava incluída na lista das 100 personalidades mais influentes do planeta pela revista Time, como a terceira mulher mais poderosa do planeta e 22ª pessoa mais poderosa do mundo pela Forbes. Recebeu também o Woodrow Wilson Award, dedicado a líderes de governos que buscam melhorar a qualidade de vida de seu país e ao redor do mundo. Rousseff foi a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral da ONU em 2011, realizada em Nova York.

Dilma passou pelo pior da ditadura, sofreu torturas horríveis, e nunca abaixou a cabeça para seus algozes. Nem mesmo quando durante a Copa do Mundo de 2014 quando era afrontada em estádios lotados com palavras de baixo calão. Ela se manteve firme, de pé, com a ombridade que falta em alguns homens que ocupam o mesmo cargo. Dilma foi reeleita em 2014, mas sofreu um processo de impeachment em 2016, sendo obrigada a deixar o cargo e substituída pelo vice, Michel Temer (PMDB). 🇧🇷

#11anosdaeleicaodedilma
#historiadarepublicabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil (adaptado) 🙂

👉 Para saber mais sobre sobre Dilma acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.10.21 - 119 Anos do Nascimento de Carlos Drummond de Andrade

🇧🇷 📖✍️ 🧐 📖✍️ 🇧🇷

🎉📚  Num dia como hoje, 31 de janeiro, nascia em Itabira (Minas Gerais) o poeta, cronista, contista e tradutor brasileiro CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social. Na poética de Carlos Drummond de Andrade, a expressão pessoal evolui numa linha em que a originalidade e a unidade do projeto se confirmam a cada passo. Ao mesmo tempo, também se assiste à construção de uma obra fiel à tradição literária que reúne a paisagem brasileira à poesia culta ibérica e européia.

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade natal, em Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores "A Revista", que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas.

Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Excelente funcionário, passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no "Correio da Manhã" e, a partir do início de 1969, no "Jornal do Brasil".

O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, "Alguma poesia" (1930) e "Brejo das almas" (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias.

Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar. Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo, no que desmonta, dispersa, desarruma, do berço ao túmulo – do indivíduo ou de uma cultura.

Em "Sentimento do mundo" (1940), em "José" (1942) e sobretudo em "A rosa do povo" (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.

Alvo de admiração irrestrita, tanto pela obra quanto pelo seu comportamento como escritor, Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade. 😞😓😥😢😭

#119anosdonascimentodecarlosdrummonddeandrade
#historiadaliteraturabrasileira
#grandesescritoresbrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site O Pensador

👉 Para saber mais sobre sobre a morte de Drummond acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 31.10.21 - 504 Anos do Início da Reforma Protestante

✝️ ⛪🕯️📖🕯️⛪ ✝️

🛐 Em um dia como este, no ano de 1517, o padre e professor de teologia Martinho Lutero pregou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, um pedaço de papel com suas 95 teses revolucionárias que começariam a Reforma Protestante. Nelas, ele condenava os excessos e a corrupção da Igreja Católica Romana, em especial a prática papal de pedir o pagamento das chamadas "indulgências" pelo perdão dos pecados. Suas teses foram rapidamente traduzidas do latim para o alemão e foram amplamente distribuídas. Uma cópia chegou a Roma e começaram os esforços para fazer com que Lutero mudasse sua opinião. Ele se recusou a ficar em silêncio e, em 1521, foi excomungado pelo Papa Leão X. Nesse mesmo ano, Lutero novamente se recusou a se retratar diante do imperador Carlos V da Alemanha, que publicou o famoso Édito de Worms, o qual declarava Lutero um fora da lei e herege, dando permissão para que qualquer um pudesse matá-lo. Protegido pelo príncipe Frederico I, Lutero começou a trabalhar em uma tradução alemã da Bíblia, uma tarefa que levou 10 anos para ser concluída.

O termo "protestante" apareceu pela primeira vez em 1529 , quando Carlos V revogou a medida que permitia que os governadores de cada estado alemão pudessem escolher se aceitariam ou não o Édito de Worms. Uma série de príncipes e outros simpatizantes de Lutero protestaram, declarando que sua fidelidade a Deus era superior à lealdade ao imperador. Eles se tornaram conhecidos como protestantes. Gradualmente, este nome foi aplicado a todos que acreditavam em uma reforma da igreja, mesmo quem estava fora da Alemanha.

Infelizmente Lutero não seguiu os exemplos de Cristo quando se colocou do lado dos príncipes alemães. O lado B da reforma luterana foi uma repressão tão violenta quanto a católica. Camponeses empobrecidos e explorados se revoltaram e junto com Thomas Munzer fizeram um movimento de cunho libertário e religioso chamado "Anabatistas". Lutero, com o apoio dos príncipes alemães, perseguiu os seguidores de Munzer, aos quais chamava de "cães traiçoeiros e raivosos". Munzer acabou decapitado. O Luteranismo conquistou sua hegemonia graças aos príncipes alemães. Isso sem lembrar das atrocidades do Consistório em Genebra sob o comando de Jean Calvino que perseguiu e queimou cientistas como Miguel Servet, e de Henrique VIII que confiscou os bens da Igreja Católica na Inglaterra. Não vamos olhar para a Reforma com romantismo, mas com a criteriosidade histórica que o fato merece. A briga era muito mais por dinheiro e poder do que por fé e religião. Se a Igreja Católica não era um exemplo de santidade, seus opositores não fizeram muito diferente quando chegaram ao poder. 😮😒😕

#504anosdareformaluterana
#historiadasreligioescristas
#reformaprotestante

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil (adaptado) 🙂

👉 Para saber mais sobre sobre a morte de Lutero acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 30 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 30.10.21 - 43 Anos do Nascimento de Paulo Gustavo

❤️🎬 📺 😂 📺 🎭❤️

🎉🎂 Num dia como hoje, 30 de outubro, há 43 anos, nascia em Niterói (Rio de Janeiro) Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros, que mais tarde ficaria nacionalmente conhecido como PAULO GUSTAVO, imortalizado por seu principal personagem: Dona Hermínia, personagem protagonista de Minha Mãe é uma Peça, que dos palcos dos teatros ganhou as telas do cinema. A peça se tornou um fenômeno e rendeu a Paulo Gustavo uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator. Outro personagem icônico de Paulo Gustavo foi o Valdormiro na série Vai Que Cola do Multishow. Ele também fez pequenas participações em séries populares da globo como A Diarista e Sítio do Pica Pau Amarelo.

Paulo Gustavo foi criado em uma família de classe média e teve a oportunidade de estudar no tradicional Colégio Salesiano durante o ensino fundamental. Sua bissexualidade foi assumida ainda na adolescência, quando chegou a sofrer preconceito explícito de um professor. Antes de decidir pelos palcos, sua aposta profissional foi Turismo, faculdade que cursou durante um período e interrompeu. Foi na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro (RJ), que Paulo Gustavo se formou como ator em 2005. Ainda sem o diploma, o artista já fazia sucesso. Seu primeiro destaque foi com a peça O Surto! (2004). O espetáculo era feito de esquetes satíricas que alfinetavam o meio artístico da época.

Em 2009, Paulo Gustavo teve um papel coadjuvante no filme Divã, ao lado de Lília Cabral, como o cabelereiro Renée. Em 2011 reprisou o papel na adaptação do filme para a televisão. No mesmo ano, o ator conseguiu seu próprio programa de humor no Multishow, o 220 Volts, onde o comediante interpretava diversos personagens em diferentes contextos, incluindo Dona Hermínia, personagem inspirado em Déa Lúcia Vieira Amaral, sua própria mãe. O programa foi um grande sucesso do canal e ajudou a alanvacar ainda mais a carreira do ator.

Em 2013, Paulo Gustavo levou "Minha Mãe é uma Peça" para os cinemas e o filme foi um grande sucesso de público, batendo recordes de bilheteria. A popularidade do filme foi tão boa que rendeu duas continuações, uma em 2016 e outra em 2019, que se tornou o filme mais assistido do ano no Brasil superando a marca de 11,5 milhões de espectadores nos cinemas. Em 2015 foi publicado como um livro pela editora Objetiva. Seu último trabalho foi o especial de fim de ano 220 Volts, exibido em dezembro de 2020.

A trajetória de sucesso do ator foi interrompida precocemente. Paulo Gustavo foi uma das vítimas da pandemia da Covid-19 neste ano de 2021. Após apresentar sintomas da covid-19, o ator se internou no dia 13 de março. Foram meses de orações e procedimentos médicos-hospitalares para salvar a vida do ator. Dois dias antes de falecer, Paulo conseguiu interarir com o marido, mas horas depois ele sofreu uma embolia, da qual não conseguiu se recuperar, falecendo em 4 de maio de 2021 às 21h12.

O ator era casado com Thales Bretas e tinham dois filhos (Gael e Romeu). Deixou uma lacuna que dificilmente será preenchida pelo estilo de humor que ele fazia, irreverente sem perder o lado humano dos personagens. Em sua homenagem o Estado do Rio de Janeiro transformou o dia de seu nascimento num feriado (sancionado pela lei  Lei nº 9440/2021), quando sera comemorado o Dia do Humor.

Paulo Gustavo era dono de uma fortuna e realizava doações com frequência para ajudar os necessitados. Segundo Padre Júlio Lancelotti, que atua diretamente em ações de caridade, Paulo doou 1,5 milhão para a construção de um hospital para tratar doentes de câncer.

No Senado está em tramitação o Projeto de Lei Complementar n° 73, de 2021, que recebeu seu nome (Lei Paulo Gustavo), cujo objetivo é captar recursos da União para o fomento das atividades artísticas durante a pandemia. O projeto foi incluído na ordem do dia 6 de setembro, mas mas foi retirado da pauta a requerimento do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho. A Câmara de Vereadores de Niterói no dia 13 de maio de 2021, a troca de nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo. No dia em que completaria seus 43 anos, Paulo Gustavo também será homenageado no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, com projeções iluminadas, dentre elas a frase que ficou como lema do ator: "rir é um ato de resistência". 👊🤣💪 👏👏👏

#43anosdonascimentodepaulogustavo
#historiadadramaturgiabrasileira
#PauloEternoGustavo

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas 🖱️ Sites do G1, Agência Senado e E-Biografia.

👉 Para saber mais sobre a morte de Paulo Gustavo acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 30.10.21 - 61 Anos do Nascimento de Diego Maradona

🇦🇷🏆⚽ 🧑🏼‍🦱 ⚽🏆🇦🇷

🎉⛹🏽 Num dia como hoje, 30 de outubro, há 61 anos, nascia em em Lanús (Argentina) Diego Armando Maradona, que se consagraria anos mais tarde nos estádios mundiais como MARADONA, um dos maiores craques de todos os tempos, e que desafia a preferência pelo brasileiro Pelé no coração dos apreciadores do futebol-arte. Atuando como meia ou atacante, dentro de campo tinha como características sua inteligência, vontade, dribles e velocidade. Um dos seus maiores momentos na carreira foi na Copa do Mundo de 1986, vencida pela Argentina. Para muitos, "El Pibe de Oro" foi o responsável pela conquista do título na Copa do México. Ele também foi consagrado durante sua gloriosa passagem pela equipe italiana do Napoli.

Maradona como profissional em 1976, quando tinha apenas 15 anos, no time Argentinos Juniors, de Buenos Aires. Três anos depois, já comemorava seu primeiro título como campeão mundial na categoria Sub-20. Assim como tantos outros craques do futebol, Maradona destacou-se em seu país (no clube Boca Juniors) e depois foi jogar no exterior. Após uma passagem pelo clube Barcelona, da Espanha, atuou no clube Napoli, da Itália, onde permaneceu de 1984 a 1991.

Maradona defendeu a seleção argentina em quatro Copas do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994), encantando todo o planeta com jogadas talentosas. Fez gols que, de tão bonitos, entraram para a história do futebol. Um deles, entretanto, é lembrado não pela beleza, mas pela polêmica. Em um jogo contra a Inglaterra, na Copa do Mundo no México, em 1986, Maradona fez um gol com a mão. O juiz e os bandeirinhas não notaram a falta, e o gol foi validado apesar dos protestos da seleção inglesa. A Argentina venceu a partida por 2 a 1.

Na mesma medida em que teve sucesso, Maradona também teve uma carreira cercada por controvérsias. A carreira de Maradona começou a declinar quando ele foi proibido de jogar futebol por 15 meses devido a uso de drogas, em 1991. A partir daí, foi penalizado pelo mesmo motivo mais duas vezes, a última delas pelo consumo de uma substância estimulante chamada efedrina, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994. Ele foi expulso da competição e teve que voltar à Argentina. Maradona também é conhecido por suas declarações polêmicas contra os bastidores da FIFA e seus dirigentes, além de alfinetar Pelé e brigar com a imprensa. 

Maradona continuou a jogar futebol na Espanha e na Argentina até se aposentar, em 1997. O envolvimento com substâncias proibidas e o forçado afastamento dos campos acabaram por transformá-lo em um homem muito diferente do atleta talentoso. Ele passou por momentos difíceis e internou-se em clínicas de reabilitação em busca de ajuda.

De 2008 a 2010, o craque assumiu o comando da seleção argentina, sem muito sucesso. Em 2011, foi contratado para treinar o clube Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, a equipe enfrentou dificuldades, e Maradona foi demitido no ano seguinte. Ele passou por vários outros clubes até que, em 2018, tornou-se o técnico do time mexicano Dorados de Sinaloa.

Diego Maradona morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. De acordo com o jornal Clarín, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na cidade de Tigre. O ídolo mundial havia passado por uma delicada cirurgia para drenar uma hemorragia do cérebro no início do mês de novembro. Sua morte causou uma grande comoção na Argentina onde era tido como um ídolo nacional. A Amazon Prime Video estreou ontem (dia 29/10) uma série biográfica intitulada "Maradona: Conquista de um Sonho". a série irá percorrer toda a trajetória de Maradona, desde seu humilde início em Villa Fiorito, na Argentina, até a Copa do Mundo no México, em 1986, onde se consagrou ao golear a Inglaterra nas quartas de final com o seu famoso método “Mão de Deus”. 🎥🎞️📺

#61anosdonascimentodemaradona
#historiadofutebolmundial
#DiegoEternoMaradona

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptado) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 29.10.21 - 110 Anos do Nascimento de Nelson Cavaquinho

🎶❤️🎤🎺 👨🏽‍🦱 🥁🎤❤️🎶

🎉🎼 Num dia como hoje, 29 de outubro, há 110 anos, nascia no Rio de Janeiro Nelson Antônio da Silva, que mais tarde ficaria nacionalmente conhecido como NELSON CAVAQUINHO. Compositor, violonista, e cantor, Nelson Cavaquinho é uma referência quando o assunto é samba-canção com suas canções eternizadas nas vozes de artistas de renome como Elizeth Cardoso, Paulinho da Viola, Nora Ney, Beth Carvalho, Nara Leão, Elza Soares, Elis Regina, Thelma Soares, Clara Nunes e Paulo César Pinheiro. Ficou marcado pela maneira como tocava seu violão, com um som estalado, além de ter melancolia, desamor, morte e flores como temas recorrentes em suas canções. 

Nelson nasceu na Rua Mariz e Barros, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. O pai, Brás Antônio da Silva, era contramestre da Banda da Polícia Militar e tocava tuba. A mãe, Maria Paula da Silva, foi lavadeira do Convento de Santa Teresa. O tio, também músico, juntamente com o pai e amigos, organizava, aos domingos, rodas de samba em sua casa. De origem humilde, abandona o curso primário para ajudar no orçamento familiar. Muda-se, aos 8 anos, para as imediações da Lapa e, em 1928, para a vila operária, na Gávea, onde trabalha numa fábrica de tecidos e participa das rodas de choro dos empregados.

Aos 20 anos, seu pai altera a data de sua certidão para 1910, para que possa ingressar na cavalaria da Polícia Militar, em 1932. Patrulhando o Morro da Mangueira conhece os sambistas Zé da Zilda, Carlos Cachaça e Cartola. É detido mais de uma vez ao trocar a ronda pelo samba. Seu estilo de vida boêmio o afasta da polícia aos 27 anos. Trabalha como pedreiro e passa a vender parcerias em sambas, gênero ao qual mais se dedica. Substitui o cavaquinho pelo violão, o qual toca usando apenas o polegar e o indicador.

Apesar da vasta produção não se promove em rádios e gravadoras: seu palco são bares como o Cabaré dos Bandidos, no centro da cidade. Tem seu primeiro samba, Não Faça Vontade a Ela (parceria com Rubens Campos e Henricão), lançado em 1939, por Alcides Gerardi. A partir 1943, ganha mais publicidade na voz do cantor Ciro Monteiro, que canta Apresenta-me Aquela Mulher (com Augusto Garcez e Gustavo de Oliveira), Não Te Dói a Consciência (Ari Monteiro), Aquele Bilhetinho (Augusto Garcez e Arnô Canegal, 1945), e Rugas (Augusto Garcez e Ari Monteiro, 1946).

Mais tarde, a cantora Dalva de Oliveira grava Palhaço, 1952 (com Osvaldo Martins e Washington Fernandes) e Elizeth Cardoso, Amor que Morreu, 1953 (Roldão Lima e Gilberto Teixeira). Inicia em 1955 a duradoura parceria com Guilherme de Brito, com quem compõe Garça e Cinzas (com R. Gaetani), Pranto de Poeta, 1957, A Flor e o Espinho, 1957 (Alcides Caminha), Folhas Secas e Quando Eu Me Chamar Saudade, 1973.

Faz apresentações no Zicartola (1963), restaurante de Cartola e Dona Zica. Ao lado de Zé Kéti, Elton Medeiros, Jorge Santana, Cartola e Nuno Veloso, forma o grupo A Voz do Morro, que faz única apresentação em um programa de televisão. Com Clementina de Jesus, Cartola e Carlos Cachaça, grava o LP Fala Mangueira. É protagonista e tema do curta-metragem Nelson Cavaquinho, de Leon Hirszman, em 1969. No ano seguinte, lança o LP Depoimento de Poeta, dois anos mais tarde, Nelson Cavaquinho - da série Documentos, pela RCA, e, em 1973, Nelson Cavaquinho, com a participação de Guilherme de Brito.

Em 1977 grava, com Guilherme de Brito, Candeia e Elton Medeiros, o álbum Quatro Grandes do Samba. Apesar de ser um poeta marginal durante muitos anos, tem seu talento reconhecido em vida: em 1985 é lançado o álbum Flores em Vida, no qual Nelson Cavaquinho executa algumas de suas canções e é homenageado por intérpretes como Chico Buarque, Beth Carvalho, João Bosco e Toquinho. 

Com mais de 50 anos de idade, conheceria Durvalina, trinta anos mais moça do que ele, sua companheira pelo resto da vida. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar. Dentro de uma estrutura musical tradicional, Nelson Cavaquinho introduziu marcas bastante peculiares. Cantando a realidade local, tange o universal, traduzindo sentimentos humanos com simplicidade, como se, por meio da música, ele pudesse adiar a hora da morte. 😞😓😪😢😭

#110anosdonascimentodenelsoncavaquinho
#historiadamusicabrasileira
#NelsonEternoCavaquinho

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Enciclopédia Itaú Cultural - versão web
🖱️ Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira  - versão web (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 27.10.21 - 5 Anos da Morte de Erasto Vasconcelos

🎶🖤🎤🎸 📀  🎸🎤🖤🎶

🎤😭🎸 Num dia como hoje, 27 de outubro, há cinco anos por volta das 21h, morria no Hospital Miguel Arraes em Paulista, o cantor, compositor e arranjador pernambucano ERASTO VASCONCELOS, irmão do percussionista Naná Vasconcelos. Ele estava internado há dois meses em decorrência das complicações de um infarto sofrido no mês de agosto. O artista não resistiu a uma parada cardíaca aos 70 anos. Silenciava-se uma das vozes mais representativas da cultura pernambucana.

Erasto iniciou a carreira em 1965, acompanhando movimentos como a tropicália e o Clube da Esquina, tocando ao lado de Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Lô Borges, entre outros. Vivendo em Nova York, teve por duas vezes a oportunidade de tocar ao lado de Stan Getz. Também nessa cidade, gravou, em 1977, o LP "Stone alliance", com Marcio Montarroyos e Hermeto Pascoal, e mais dois discos que permanecem inéditos no Brasil. Voltou para o Brasil em 1981.

Em 2005, lançou o CD "Jornal da Palmeira", cujo repertório foi extraído de um musical criado por ele e que fala sobre o canto dos pássaros, danças e festas regionais e lembranças de Recife e Olinda, com 12 composições próprias compostas em épocas distintas: "Recife", "O baile 'Betinha' ", "Mauricéia", "Pipoca do cinema", "Azulão poema", "Forró das meninas", "Advinhação", "Capiba disse que é pra já", "Poema da paz", "Guia de Olinda", "Ceci" e "Maranguape". O disco foi produzido por Fábio Trummer, vocalista e guitarrista do Eddie, grupo com o qual o músico costuma se apresentar, teve projeto gráfico assinado pelo vocalista Jorge du Peixe e contou com a participação do baterista Pupillo, do baixista Dengue (do grupo Nação Zumbi), da cantora Karina Buhr (do grupo Comadre Florzinha), do percussionista Alexandre Urêa (do grupo Eddie) e da Orquestra Popular de Pernambuco.

Erasto veio a adoecer passando por uma forte depressão. Teve o apoio dos amigos e principalmente da família unida de seis irmãos. Além de músico, Erasto era também escritor. Escreveu e desenhou, em 1970, o livro Dez cantigas de roda, um maracatu, um afoxé, mas cuidado existe uma cobra, relançado em 2015 com uma edição fac-símile (reprodução exata da publicação original). A obra foi dedicada a Ginga, filha do artista. Uma das últimas apresentações de Erasto foi no Festival de Inverno de Garanhuns, em julho. O irmão do músico, Naná Vasconcelos, faleceu no mesmo ano, em 9 de março.

Os últimos anos de Erasto Vasconcelos foram no bairro de Maranguape I em Paulista, onde deixou registrado uma homenagem ao bairro na música "Maranguape". Quem canta sua aldeia, se torna universal, assim dizia o escritor russo Tolstói, e Erasto sempre será lembrado pelos moradores do bairro cujo refrão deixou eternizado: "maranguape um, maranguape zero, maranguape dois, tem que ser sincero". 👏👏👏👏👏👏

#5anosdamortedeerastovasconcelos
#historiadamusicapernambucana
#ErastoVasconcelosTemQueSerSincero

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

🖱️ Site do Diário de Pernambuco
🖱️ Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 27.10.21 - 76 Anos do Nascimento de Luís Inácio Lula da Silva

🎂 🍰 🎉 🥳 🎉🍰🎂

🔩⚙️ Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos. Lula, por sua vez, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo, passando a morar num único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro de Ipiranga. Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria.

Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Lula transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte e obteve uma vaga no curso de torneiro mecânico do Senai. O curso durou 3 anos e Lula tornou-se metalúrgico.

A crise após o golpe militar de 1964 levou Lula a mudar de emprego, passando por várias fábricas, até ingressar nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Trabalhando na Villares, Lula começou a ter contato com o movimento sindical, através de seu irmão José Ferreira da Silva, mais conhecido por Frei Chico.

Em 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher uma nova diretoria e Lula foi eleito suplente. Na eleição seguinte, em 1972, tornou-se primeiro-secretário. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92 por cento dos votos, passando a representar 100 mil trabalhadores. 

Lula deu então uma nova direção ao movimento sindical brasileiro. Em 78, Lula foi reeleito presidente do sindicato e, após 10 anos sem greves operárias, ocorreram no país as primeiras paralisações. Em março de 79, 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista. A repressão policial ao movimento grevista e a quase inexistência de políticos que representassem os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional fez com que Lula pensasse pela primeira vez em criar um Partido dos Trabalhadores.

O Brasil atravessava, então, um processo de abertura política lenta e gradual comandada pelos militares ainda no poder. Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o PT, juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, como lideranças rurais e religiosas. Em 1980, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do Governo Federal no sindicato e a prisão de Lula e outros dirigentes sindicais, com base na Lei de Segurança Nacional. Foram 31 dias de prisão.

Em 1982 o PT já estava implantado em quase todo o território nacional. Lula liderou a organização do partido e disputou naquele ano o Governo de São Paulo. Em agosto de 83, participou da fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 84 participou, como uma das principais lideranças, da campanha das "diretas-já" para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.

O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos, mas dois anos depois liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Na última semana de junho de 2002, a Convenção Nacional do PT aprovou uma ampla aliança política (PT, PL, PCdoB, PCB e PMN) que teve por base um programa de governo para resgatar as dívidas sociais fundamentais que o país tem com a grande maioria do povo brasileiro. O candidato a vice-presidente na chapa é o senador José Alencar, do PL de Minas Gerais. Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República Federativa do Brasil.

O primeiro mandato do presidente Lula colocou o Brasil em ordem e preparou o país para o crescimento econômico, com importantes avanços sociais e significativa melhoria na distribuição de renda, sobretudo, graças à política de valorização do salário mínimo e a programas como o Bolsa Família. A redução das desigualdades foi uma das marcas dos quatro primeiros anos de governo, e nada menos que 7 milhões de brasileiros e brasileiras ascenderam à classe média. Lula terminou o primeiro mandato com a aprovação histórica de 57%.

No dia 29 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, novamente na companhia do vice José Alencar, foi reeleito presidente da República com mais de 58 milhões de votos, a maior votação da história do Brasil. 👏🗳👏

#76anosdeluisinacioluladasilva
#historiarecentedobrasil
#PresidentesBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱 Site Oficial da Presidência da República do Brasil.

👉 Para saber mais sobre a trajetória de Lula acesse:



⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 26 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 26.10.21 - 99 Anos do Nascimento de Darcy Ribeiro

🇧🇷 📖✍️ 🧔 📖✍️ 🇧🇷

🎉📚  Num dia como hoje, 26 de outubro, há 99 anos, nascia em em Montes Claros (Minas Gerais), DARCY RIBEIRO um doa mais imporatantes intelectuais do século XX. Darcy Ribeiro foi antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político. Durante anos, Darcy Ribeiro foi um baluarte na defesa da educação pública e gratuita, sendo um dos mentores dos chamados CIEPs construídos durante a gestão de Leonel Brizola no Rio de Janeiro. Há anos Darcy Ribeiro já alertava que "a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto"; e que "se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios (isso numa palestra em 1982).

Darcy Ribeiro diplomou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, defendeu-os arduamente.

Em 1954, organizou no Rio de Janeiro o Museu do Índio, o qual dirigiu até 1957. Também em 1954, elaborou o plano de criação do Parque Indígena do Xingu, situado ao norte do estado de Mato Grosso. Ribeiro se destacou como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente em momentos centrais da história brasileira na segunda metade do século XX.

Desempenhou papel central na fundação da Universidade de Brasília, em 1962, da qual foi o primeiro reitor. Foi ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Educação no governo João Goulart. Foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro em 1982. Concomitantemente ao exercício do cargo, foi secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, com a missão de implantar 500 Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no Estado do Rio de Janeiro. Foi senador da República entre 1991 e 1997.

Colaborou na criação do Memorial da América Latina, edificado em São Paulo com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. E mereceu títulos de Doutor Honoris Causa da Sorbonne, da Universidade de Copenhague, da Universidade do Uruguai, da Universidade da Venezuela e da Universidade de Brasília (1995). Tomou posse da Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 15 de abril de 1993, sucedendo a Deolindo Couto. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília.

Atualmente, a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR), localizada no Rio de Janeiro, possui todo o acervo documental do autor e de sua esposa, Berta Ribeiro, reunindo cerca de 30 mil volumes. O material, compilado durante 50 anos, representa grande parte da história do Brasil e da América Latina. Apresenta, principalmente, diversos estudos sobre a formação cultural da identidade brasileira.

Darcy Ribeiro sempre deixou claro o seu inconformismo com as desigualdades sociais e a sua disposição para trabalhar, por meio de sua atividade intelectual e política, em prol de um Brasil melhor. De sua vasta obra, destaca­-se "O Povo Brasileiro", fruto de 30 anos de escrita e reformulações. Um intelectual imprescindível e necessário para compreender o Brasil que temos e qual Brasil queremos para o futuro. 👏👏👏👏👏👏

#99anosdonascimentodedarcyribeiro
#historiadopensamentosociologicobrasileiro
#GrandesIntelectuaisBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do Grupo Editorial Global (adaptado) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛


HOJE NA HISTÓRIA - 26.10.21 - 7 Anos da Reeleição de Dilma Rousseff

🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👩🏻‍🦰 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷

🗳️ Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) na disputa em segundo turno e foi reeleita no dia 26 de outubro de 2014 para um novo mandato como presidente da República (que deveria durar até 2018, se não tivesse sofrido o impeachment em 2016). Segundo o sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado foi confirmado às 20h 27min 53, quando 98% das urnas estavam apuradas e não havia mais possibilidade matemática de virada. Uma hora depois da confirmação do resultado, Dilma fez um discurso de agradecimento, com 26 minutos de duração, em um hotel de Brasília. Com a vitória, Dilma completaria um período de 14 anos do PT no comando do governo federal, desde a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. A presidente se reelegeu na disputa considerada a mais acirrada desde a redemocratização. No início da campanha, a petista manteve-se na dianteira nas pesquisas de intenção de voto, mas depois chegou a ter a liderança ameaçada por Marina Silva (PSB), derrotada no primeiro turno, e Aécio Neves, que chegou a aparecer numericamente à frente dela no segundo turno. Com 100% das urnas apuradas, Dilma obteve 54.501.118 votos (51,64%) e o tucano, 51.041.155 votos (48,36%). As abstenções totalizaram 30.137.479 (21,1% do total). Dilma Rousseff tomou posse em 1° de janeiro de 2015 e escolheu como lema para o segundo mandato a frase “Brasil, Pátria Educadora”. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo mais importante desde a proclamação da república no Brasil em 1889 e trigéssima sexta pessoa a presidir o país. 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷

#7anosdareeleicaodedilma
#historiadarepublicabrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre como terminou o segundo governo de Dilma Rousseff acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 25.10.21 - 46 Anos do Assassinato do Jornalista Vladimir Herzog - Vlado

⚰️⛓️🔫 👮🏽‍♂️ 🔫⛓️⚰️

📰 O assassinato de Vladimir Herzog, Vlado, foi um dos casos mais emblemáticos da História da Ditadura Militar brasileira. O jornalista, diretor de jornalismo da TV Cultura, havia sido procurado pelos militares no dia anterior ao assassinato nas dependências do seu local de trabalho. Após uma tensa negociação, Vlado se comprometeu a comparecer pessoalmente às dependências do DOI-CODI do Comando Militar do Sudeste que funcionava num antigo prédio da rua Tomás Carvalhal, no Bairro do Paraíso, em São Paulo. Dez jornalistas já estavam detidos nesse local, onde Vlado foi submetido a uma seção de torturas comandadas pelo capitão Ramiro, onde era pressionado a dar informações de jornalistas que militavam no Partido Comunista. Ele não resistiu às torturas e faleceu. Seus algozes montaram uma farsa para sustentar o suicídio por enforcamento como causa da morte de Vlado, o que foi logo contestado por Henry Sobel, presidente da Congregação Israelita Paulista. Sobel exigiu que Vlado fosse sepultado na área central do Cemitério dos Israelitas e não no espaço destinado aos suicidas. Seis dias depois do sepultamento, um grande culto ecumênico conduzido pelo cardeal D. Paulo Evaristo Arns, pelo rabino Henry Sobel e pelo pastor James Wrightem em memória de Vlado foi celebrado na Igreja da Sé em São Paulo e reuniu aproximadamente oito mil pessoas, sob forte vigilância dos militares que ouviram os brados de "Basta" dos presentes (dentre eles o nosso querido Dom Hélder Câmara, Arcebispo de Olinda e Recife). Vlado sempre se colocou contra a luta armada. Sobre o porquê de optar pela militância no partido Comunista, respondeu: "É uma questão de momento. A situação política no Brasil é grave. Só há dois movimentos organizados que podem se articular para combater a ditadura – a Igreja e o Partido Comunista. Eu sou judeu. Só tenho uma opção”. Em 1979 a Justiça brasileira condenou a União pelo assassinato de Vlado. Apenas em 2013, a família teve nas mãos uma nova certidão de óbito, na qual a morte foi registrada como resultado de “lesões e maus tratos” infligidos no “II Exército (DOI-CODI)” –  um eufemismo ainda para abuso, tortura, homicídio. O caso Herzog foi apreciado até na Corte Interamericana de Direitos Humanos em 2017 numa audiência em São José, na Costa Rica. 45 anos depois de sua morte, sua família mantém vivo o legado de Vlado através do Instituto Vladimir Herzog. Uma de suas frases parece ter sido escrita para o que está acontecendo nos dias atuais: “Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerar seres humanos civilizados”. 😭

#46anosdoassassinatodevlado
#historiadaditaduramilitarbrasileira
#ditaduranuncamais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 24 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 24.10.21 - 76 Anos da Criação da Organização das Nações Unidas

🇨🇳 🇺🇸 🇧🇷 🌎 🇯🇵 🇳🇱 🇬🇧

🗺️ Criada para substituir a Liga das Nações, que fracassou no seu objetivo de evitar um novo conflito mundial, a Organização das Nações Unidas foi formalizada na Conferência de São Francisco, quando 151 países, incluindo o Brasil, assinaram a Carta de São Francisco. A principal finalidade da ONU é mediar as relações internacionais, estabelecendo princípios para manter o equilíbrio entre as nações a fim de evitar enfrentamentos bélicos desnecessários. A ONU tem tido uma atuação significativa em várias situações de conflito, como no caso da Guerra Civil da Bósnia, no Timor Leste, na Guerra Civil de Ruanda, no Congo, e em missões humanitárias no Haiti, no Camboja e em vários países africanos. Vale lembrar a atuação do diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Melo, que durante anos mediou situações de conflito até perder a vida em 2003 no atentado à sede da ONU em Bagdá. Atualmente a ONU faz um trabalho exemplar com os refugiados com a ACNUR (Agência da ONU para refugiados). A ONU sofre ataques constantes de grupos de extrema-direita que a acusam de fomentar o globalismo. A atual crise gerada pela pandemia atraiu os holofotes para a OMS, que é uma agência da ONU especializada em questões médicas e de saúde, mas que também tem sido alvo de críticas de grupos de extrema-direita. Os principais órgãos da ONU são a Assembleia Geral (realizada anualmente), o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado das Nações Unidas. Atualmente conta com 193 países e está sediada em Nova York, nos Estados Unidos. 🇺🇸

#76anosdaONU
#historiadasrelacoesinternacionais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo de Souza 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre Sérgio Vieira de Melo, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 23 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 23.10.21 - 115 Anos do Vôo do 14-Bis em Paris

🛩️👨‍✈️ 🛫🛬 🧑🏽‍✈️🛩️

Num dia como hoje, 23 de outubro, há 115 anos, o aviador brasileiro Santos Dumont fazia uma exibição pública, no campo de Bagatelle, em Paris, de um voo do 14-Bis. O aeroplano, sem o auxílio de dispositivos de lançamento, percorreu 60 metros, durante sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, perante mais de mil espectadores. Por conta disso, ganhou a Taça Archadeacon. O 14-Bis era, inicialmente, um aeroplano unido ao balão 14, usado por Santos Dumont em 1905. O nome 14-Bis deve-se ao fato do reaproveitamento do balão no avião. Contudo, o aviador decidiu tirar o balão e duplicou a potência: instalando um motor de 50 cavalos no lugar de um de 24. Além dessa, também realizou outras mudanças no seu invento. O primeiro voo homologado da história da aviação foi em 12 de novembro de 1906. Neste dia, o 14-Bis voou 220 metros, a seis metros de altura, em 21 minutos e dois segundos, ganhando o Prêmio do Aeroclube da França, também em Bagatelle. O último voo do 14-Bis foi em Saint Cyr, onde caiu em 4 de abril de 1907. Do avião restou a cesta original, que faz parte do acervo da Fundação Santos Dumont, em São Paulo. Para lembrar este feito de Santos Dumont a data de 23 de outubro foi escolhida para ser o Dia da Força Aérea Brasileira e o Dia do Aviador. 👏👏👏

#115anosdovoodo14bisemparis
#historiadaaviacao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil

👉 Para saber mais sobre Santos Dumont, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 22.10.21 - 109 Anos do Início da Guerra do Contestado

💣 🚂🌲🧔🏽 🌲🚂💣

🪓 A Revolta do Contestado, também chamada de Guerra dos Pelados, deixou mais de 10000 mortos, se arrastou por 4 anos e foi a primeira revolta que se usou a aviação contra civis no Brasil. A disputa envolvendo grileiros, posseiros e fazendeiros sobre as terras às margens da estrada de ferrro ligando o Paraná ao oeste paulista estão no cerne do conflito, alimentado pelo messianismo presente na religiosidade popular. José Maria e João Maria, os monges que aglutinaram as pessoas ao seu redor eram figuras místicas capazes de capitalizar a insatisfação popular com a má distribuição de terras. A luta no Contestado desnudou a face de um Brasil caboclo e excluído, condenado à subserviência dos coronéis e alijado das mudanças propostas pelo regime republicano. A violência da repressão governista mostrou claramente que acima dos interesses dos camponeses expropriados estavam os lucros dos empresários e fazendeiros. O Contestado ficou como símbolo de luta e resistência das populações sertanejas do sul contra a exploração do latifúndio. Passados 109 anos, pouco ou nada mudou para os camponeses empobrecidos da região onde aconteceu esse conflito. ⚔️

#109anosdaguerradocontestado
#guerraserevolucoesnarepublicavelha
#GuerraseRevolucoesBrasileiras

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21.10.21 - 132 Anos da Morte de Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá

⚙️ ⚜️ 🚂 👨‍🦱 🚂 ⚜️ ⚙️

🔩 Irineu Evangelista de Sousa, também conhecido como VISCONDE DE MAUÁ ou BARÃO DE MAUÁ, foi muito mais do que um empresário do período imperial, ele foi um visionário que tentou implementar um projeto de modernização, mas infelizmente foi sabotado pela elite aristocrática escravocrata da época. Muito cedo ele perdeu o pai e foi mandado para o Rio de Janeiro onde tornou-se guarda-livros do comerciante Antônio Pereira de Almeida em 1824. Aos 17 anos foi admitido para atuar na empresa especializada em importação do escocês Richard Carruther. Aprendeu inglês e contabilidade, tornando sócio e gerente da empresa aos 23 anos. Irineu transformou o Brasil, posicionando definitivamente o país no rumo do progresso industrial, do desenvolvimento e da modernização. Foi responsável pela organização da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas no ano de 1952. Esta companhia construía embarcações de navios a vapor no estaleiro da Ponta da Areia, empregando mais de mil operários, se tornando a maior empresa do país. Em 1866 o império concedeu a liberdade de navegação do rio as todas as nações, levando o Barão de Mauá a desistir do empreendimento transferindo seus interesses a empresas britânicas.

💡Dentre suas principais realizações, destaca-se a construção da primeira ferrovia brasileira. Construída no Estado do Rio de Janeiro, na qual recebeu o nome de Estrada de Ferro Mauá ligando um porto no fundo da baía de Guanabara à Raiz da Serra de Petrópolis. Foi inaugurada no ano de 1854, seu principal objetivo era suprir a necessidade infra estrutural de escoamento de produtos na época do Império. Em 25 de março de 1854, sucedeu a Fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro, esta possibilitou a implantação da moderna iluminação pública na capital. Dois anos depois, a Companhia já iluminava a cidade através de 3.027 lampiões públicos, atendendo 3.200 residências e três teatros.
 
🛠️ Além destas, existem inumeráveis feitos de Mauá, como exemplo a construção do princípio da primeira estrada pavimentada, entre Petrópolis e Juiz de Fora; a construção da estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí; a instalação do cabo submarino telegráfico, ligando o Brasil à Europa, em 1874; a canalização do Rio Maracanã em 1850; a inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II em 1858 e a organização da companhia carris de ferro J. Botânico no ano de 1862.

🛡️ Em 1874, foi nomeado Visconde de Mauá, uma das mais ilustres figuras da história brasileira, destacando-se como comerciante, armador, industrial, banqueiro, diplomata e um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, bem como o precursor do liberalismo econômico no Brasil. Diante de tantas realizações terminou sua vida falido, Mauá se viu na obrigação de vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros. Com problemas de saúde, sofrendo com a diabetes, buscou pagar todas as dívidas concluindo com nobreza todas as suas atividades, embora sem patrimônio. E no mesmo ano em que os militares golpeavam o velho Império, proclamando a República, o Visconde de Mauá terminou sua empreitada terrestre, exatamente hoje, há 132 anos.

#132anosdamortedobaraodemaua
#historiaeconomicadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Biografia Resumida (apaptado) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 20.10.21 - 10 Anos da Morte de Muammar Al-Gaddafi

🇱🇾💀🔫 👨🏽‍✈️ 🔫💀🇱🇾

✝️😭⚰️ Em 20 de outubro de 2011, Muammar al-Qaddafi, o líder mais antigo na África e no mundo árabe, é capturado e morto por forças rebeldes perto de sua cidade natal, Sirte. O excêntrico ditador de 69 anos, que chegou ao poder em um golpe de Estado de 1969, chefiou um governo acusado de inúmeras violações dos direitos humanos contra seu próprio povo e vinculado a ataques terroristas, incluindo o atentado a bomba em 1988 de um jato da Pan Am sobre Lockerbie, Escócia.

Kadafi, que nasceu em uma família beduína em junho de 1942, frequentou a Royal Military Academy em Benghazi quando jovem e por um breve período recebeu treinamento militar adicional na Grã-Bretanha. Em 1° de setembro de 1969, ele liderou um golpe sem derramamento de sangue que derrubou o monarca pró-Ocidente da Líbia, o rei Idris, que estava fora do país na época. Kadafi emergiu como chefe do novo governo revolucionário, que logo forçou o fechamento das bases militares americanas e britânicas na Líbia, assumiu o controle de grande parte da indústria petrolífera do país e torturou e matou dissidentes políticos. Também fez tentativas infrutíferas de fundir a Líbia com outras nações árabes. Kadafi começou a financiar grupos terroristas e guerrilheiros em todo o mundo, incluindo o Exército Republicano Irlandês e a Facção do Exército Vermelho na Alemanha Ocidental. Além disso, em meados da década de 1970, Kadafi, cujos seguidores se referiam a ele por títulos como “Irmão Líder” e “Guia da Revolução”, publicou sua filosofia política, que combinava teorias socialistas e islâmicas. Conhecido como Livro Verde, o manifesto tornou-se leitura obrigatória nas escolas líbias.

Durante a década de 1980, as tensões aumentaram entre Kadafi e o Ocidente. A Líbia foi ligada ao atentado a bomba em abril de 1986 contra uma boate freqüentada por militares americanos em Berlim Ocidental, Alemanha. Duas pessoas, incluindo um soldado norte-americano, foram mortas no ataque, enquanto outras 155 ficaram feridas. Os Estados Unidos rapidamente retaliaram bombardeando alvos na Líbia, incluindo o complexo de Kadafi em Trípoli, a capital do país. O presidente Ronald Reagan chamou Kadafi de "o cachorro louco do Oriente Médio".

Em 22 de dezembro de 1988, o voo 103 da Pan Am, viajando de Londres a Nova York, foi explodido sobre Lockerbie, matando 259 pessoas a bordo e 11 pessoas no solo. Os EUA e a Grã-Bretanha indiciaram dois líbios no ataque, mas Kadafi inicialmente se recusou a entregar os suspeitos. Ele também se recusou a entregar um grupo de líbios suspeitos no bombardeio de 1989 contra um jato de passageiros francês sobre o Níger, que matou 170 pessoas. Posteriormente, em 1992, as Nações Unidas impuseram sanções econômicas à Líbia. Essas sanções foram removidas em 2003, depois que o país aceitou formalmente a responsabilidade pelos atentados (mas não admitiu culpa) e concordou em pagar uma indenização de US $ 2,7 bilhões às famílias das vítimas. (O governo de Kadafi entregou os suspeitos de Lockerbie em 1999; um foi finalmente absolvido e o outro condenado). Também em 2003, Kadafi concordou em desmantelar suas armas de destruição em massa. As relações diplomáticas com o Ocidente foram restauradas no ano seguinte.

Kadafi continuou sendo uma figura profundamente polêmica, que viajava com um contingente de guarda-costas femininas, usava túnicas e chapéus coloridos ou uniformes militares cobertos com medalhas e, em viagens ao exterior, montava uma tenda em estilo beduíno para receber convidados.

Depois de mais de 40 anos no poder, Kadafi viu seu regime começar a se desintegrar em fevereiro de 2011, quando protestos antigovernamentais estouraram na Líbia após os levantes no Egito e na Tunísia no início daquele ano. Kadafi prometeu esmagar a revolta e ordenou uma repressão violenta contra os manifestantes. No entanto, em agosto, as forças rebeldes, com a ajuda da OTAN, ganharam o controle de Trípoli e estabeleceram um governo de transição. Kadafi se escondeu, mas em 20 de outubro de 2011 foi capturado por forças rebeldes. O relatório forense afirmou que "Gaddafi foi preso vivo, mas foi morto mais tarde" e também detalhou que sua morte foi uma consequência direta de um ferimento à bala nos intestinos. 💥🔫😵

#10anosdamortedemuammaralgaddafi
#historiadoorientemedio

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

terça-feira, 19 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 19.10.21 - 101 Anos da Morte de John Reed

📚🖤 👊📖✍️ 🖤📚

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 19 de outubro, há 101 anos, morria em Moscou o jornalista JOHN REED, autor do livro "Dez dias que abalaram o mundo", onde ele faz um relato preciso, e ao mesmo tempo apaixonado, do processo revolucionário bolchevique de 1917, quando a Rússia viveu sua revolução socialista. Durante a existência da União Soviética, John sempre foi tratado como uma espécie de herói na visão internacionalista do socialismo.

John Silas Reed nasceu em Portland, no Estado de Oregon (Estados Unidos), em 22 de outubro de 1887. Ingressa no jornalismo depois de se formar na Universidade de Harvard e torna-se o mais bem pago jornalista da imprensa americana. Em 1913, engaja-se no movimento trabalhista ajudando na organização da greve dos trabalhadores têxteis de Paterson, no estado de Nova Jersey. Nesse ano, é enviado pela revista Metropolitan e pelo jornal New York World para cobrir a revolução mexicana. Dessa cobertura surge um dos livros clássicos do jornalismo, México insurgente, publicado em 1914. “Jack” Reed, durante a Primeira Guerra Mundial, viaja como correspondente ao Leste Europeu (os relatos estão no livro Guerra dos Bálcãs) e, em setembro de 1917, está no epicentro da Revolução Russa, em Petrogrado, cobrindo os acontecimentos.

O relato desses fatos decisivos para a história da humanidade aparecem no seu livro mais importante, Dez dias que abalaram o mundo, publicado em 1919. Nesse ano, ele ajuda a fundar o Partido Comunista Operário americano, como dissidência do Partido Socialista.

John Reed retorna à Rússia, onde contrai tifo e morre em 19 de outubro de 1920 aos 44 anos. Foi velado como herói na Praça Vermelha, e uma placa em sua homenagem foi colocada nos muros do Kremlin. Trata-se do único estrangeiro, que morrendo na União Soviética, teve seu corpo enterrado com grandes honras nas muralhas do Kremlim, ao lado do mausoléu de Lenin. O cineasta russo Sergei Eisenstein (1898-1948) realizou dois clássicos do cinema baseados nas obras de Reed: Outubro (1927) e Que viva México! (1931). Em 1981, Warren Beatty lançou Reds, uma biografia-romance da relação de John Reed com Louise Bryant, que inspirou o diretor norte-americano Warren Beatty a transformá-lo numa cinebiografia chamada "Reds" (EUA/1981). Até hoje o livro de Reed é citado entre os melhores registros para entender os acontecimentos da Rússia em 1917.  👏 📖🇷🇺 👏

#101anosdamortedejhnreed
#historiadarevolucaorussa
#GrandesAutoresMundiais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📖 Site do Grupo Companhia das Letras (adaptado) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

HOJE NA HISTÓRIA - 19.10.21 - 108 Anos do Nascimento de Vinícius de Moraes

🇧🇷 📖✍️ 👴 📖✍️ 🇧🇷

🎉📚  Num dia como hoje, 19 de outubro, há 108 anos, nascia no Rio de Janeiro, VINÍCIUS DE MORAES, um dos maiores poetas e compositores da música brasileira. Ele também foi diplomata, dramaturgo, crítico de cinema, e jornalista. Apelidado de “poetinha” por Tom Jobim, tinha fama de boêmio e de grande conquistador, tanto que se casou com nove mulheres. Sua produção artística é grande e variada, com criações musicais, teatrais, literárias e cinematográficas. Vinícius era tão plural que seu amigo Sérgio Porto costumava brincar: "se fosse um só, seria Vinício de Moral".

Marcus Vinitius da Cruz e Melo Moraes nasceu no dia 19 de outubro de 1913. Tinha dois irmãos, Lygia e Helius. Conta-se que aos 9 anos foi com a irmã a um cartório para mudar seu nome para Vinícius de Moraes. Sua mãe, Lídia Cruz Moraes, tocava piano muito bem. O pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, fazia poesias às vezes. Na adolescência, Vinícius formou uma banda com amigos de colégio e, juntos, passaram a animar festinhas de familiares e conhecidos. Em 1928, com 15 anos, compôs suas primeiras músicas, em parceria com dois integrantes da banda, Paulo e Haroldo Tapajós: “Loura ou morena” e “Canção da noite”.

Cursou a faculdade de direito e, no ano em que se formou, 1933, publicou seu primeiro livro, O caminho para a distância, com quarenta poemas. A partir daí, mergulhou na escrita de outras obras, entre elas Forma e exegese, pela qual recebeu o prêmio Felipe de Oliveira, em 1935. Um ano depois, iniciou amizade com os poetas Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Vinícius muitas vezes fez das namoradas a grande fonte de inspiração para sua poesia. Seu primeiro casamento foi com Beatriz Azevedo de Melo, em 1939, com quem teve sua primeira filha, Susana. Teve outros quatro filhos com outras de suas mulheres.

Tinha uma curiosidade ampla e irrestrita por todas as formas de expressão cultural. Trabalhou como jornalista, escrevendo críticas de cinema e teatro, e teve carreira diplomática. O poeta participou ativamente de grupos literários, fazendo amizade com os escritores mais importantes de sua época, como Fernando Sabino, Otto Lara Rezende e Paulo Mendes Campos, além de artistas plásticos e arquitetos. Muitos deles encontraram espaço para seus trabalhos no suplemento literário de O Jornal, dirigido por ele em 1944.

Em 1946, Vinícius de Moraes viajou para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde assumiu o posto de vice-cônsul, o primeiro de sua carreira diplomática. Ali aprendeu cinema e lançou a revista Film. Todas essas atividades fizeram dele um homem muito culto, aberto e com muita vontade de inovar. Estava sempre rodeado de amigos.

Em abril de 1969, Vinícius foi expulso dos quadros do Itamarati (Ministério das Relações Exteriores) pelo governo do regime militar instaurado no Brasil em 1964. Investigado e espionado, foi punido por levar vida boêmia. Outros treze diplomatas sofreram o mesmo tipo de perseguição. Ao mesmo tempo em que trabalhava como diplomata, Vinícius publicava livros de poesia (Poemas, sonetos e baladas, Cinco elegias e Pátria minha), se aventurava no cinema e no teatro e ensaiava seu retorno à música.

Em 1954, lançou Antologia poética e publicou a peça teatral Orfeu da Conceição. A peça serviu de inspiração a um filme francês chamado Orfeu negro, que ganhou o prêmio máximo no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1959. Dois anos depois, lançou um de seus poemas mais conhecidos, “O operário em construção”, e iniciou parceria com o músico Tom Jobim, com quem compôs o repertório do disco Canção do amor demais, gravado pela cantora Elizeth Cardoso e pelo então desconhecido violonista João Gilberto. O disco é um marco da bossa nova.

A partir da década de 1960, a carreira musical de Vinícius decolou. A essa altura, ele já era poeta conhecido e admirado. São desse tempo as músicas “Garota de Ipanema” e “Samba da bênção”, feitas em parceria com Tom Jobim e Baden Powell, respectivamente. Com Baden Powell, Vinícius gravou também um importante disco de afro-sambas. Em 1962, lançou o livro de poemas e crônicas Para viver um grande amor.

Nos anos 1970, iniciou uma longa parceria com Toquinho, com quem compôs “Tarde em Itapoã”, entre outras músicas. Nessa fase, gravou discos e realizou apresentações na Itália. Foi nesse período que lançou também o livro de poesias infantis A arca de Noé, que rendeu também um disco em dois volumes com as músicas compostas por ele. É uma das mais importantes obras do gênero no Brasil. Em sua extensa produção musical, Vinícius teve inúmeros parceiros. Além de Toquinho, fez músicas com Ari Barroso, Pixinguinha, Baden Powell, Moacir Santos, Nilo Queiroz, Vadico, Tom Jobim, Edu Lobo e Carlos Lyra.

Vinícius de Moraes morreu no dia 9 de julho de 1980, depois de sofrer um derrame cerebral. Em 17 de março de 2010, a Comissão de Constituição e Justiça, do Senado brasileiro, aprovou sua promoção póstuma ao posto de embaixador. Foi uma forma de reconhecer a perseguição política de que foi vítima e de reparar seu afastamento do serviço público. 👏👏👏👏👏👏

#108anosdonascimentodeviniciusdemoraes
#historiadaliteraturabrasileira
#GrandesPoetasBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳#muitahistoriapracontar⌛

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 18.10.21 - 51 Anos do Manifesto Armorial de Ariano Suassuna

🛡️🎭🎻🪗🎻🎭🛡️

🎼 💃🏽 Num dia como hoje, 18 de outubro, há 51 anos, o escritor Ariano Suassuna lançava no pátio da igreja de São Pedro dos Clérigos, no centro de Recife, o chamado MANIFESTO ARMORIAL, movimento que propunha a produção das mais variadas formas de arte a partir da mistura do erudito e do popular, sempre exaltando a cultura brasileira, em especial a nordestina. O Movimento Armorial foi um grande marco na história da cultura brasileira e influenciou vários artistas pernambucanos.

O Movimento Armorial, é uma iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudica partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores é o escritor Ariano Suassuna. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

Segundo o próprio "A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum principal a ligação com o espírito mágico dos "folhetos" do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel), com a Música de viola, rabeca ou pífano que acompanha seus "cantares", e com a Xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das Artes e espetáculos populares com esse mesmo Romanceiro relacionados" (Jornal da Semana, Recife, 20/05/1975).

O Movimento Armorial surgiu sob a inspiração e direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores nordestinos e o apoio do Departamento de Extensão Cultural da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Pernambuco. Teve início no âmbito universitário, mas ganhou apoio oficial da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Foi lançado oficialmente, no Recife, no dia 18 de outubro de 1970, com a realização de um concerto e uma exposição de artes plásticas realizados no Pátio de São Pedro, no centro da cidade. Seu objetivo foi o de valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País.

A denominação "armorial" vem do conjunto de insígnias, brasões, estandartes e bandeiras de um povo, o que faz da heráldica uma arte muito mais popular do que qualquer coisa. Desse modo o nome adotado significou o desejo de ligação com essas heráldicas raízes culturais brasileiras. O Movimento tem interesse pela pintura, música, literatura, cerâmica, dança, escultura, tapeçaria, arquitetura, teatro, gravura e cinema.

Uma grande importância é dada aos folhetos do romanceiro popular nordestino, a chamada literatura de cordel, por achar que neles se encontra a fonte de uma arte e uma literatura que expressa as aspirações e o espírito do povo brasileiro, além de reunir três formas de arte: as narrativas de sua poesia, a xilogravura, que ilustra suas capas e a música, através do canto dos seus versos, acompanhada por viola ou rabeca.

São também importantes para o Movimento Armorial, os espetáculos populares do Nordeste, encenados ao ar livre, com personagens míticas, cantos, roupagens principescas feitas a partir de farrapos, músicas, animais misteriosos como o boi e o cavalo-marinho do bumba-meu-boi. O mamulengo ou teatro de bonecos nordestino também é uma fonte de inspiração para o Movimento, que procura além da dramaturgia, um modo brasileiro de encenação e representação.

Congrega nomes importantes da cultura pernambucana. Além do próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Raimundo Carrero, Gilvan Samico, J. Borges, Antônio Nóbrega entre outros, além de grupos como o Balé Armorial do Nordeste, a Orquestra Armorial de Câmara, a Orquestra Romançal e o Quinteto Armorial. 🏵️🎻🏵️

#51anosdomanifestoarmorial
#historiadaculturanordestina
#ManifestoArmorial

🧭 Concepção e elaboração do post  📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

domingo, 17 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 17.10.21 - 174 Anos do Nascimento de Chiquinha Gonzaga

🎶❤️🎤🎻 👩🏻‍🦱  🪗🎤❤️🎶

🎉🎙️Num dia como hoje, 17 de outubro, há 174 anos, nascia Francisca Edwiges Neves Gonzaga, conhecida como CHIQUINHA GONZAGA, pianista, compositora e maestrina. Ela foi a primeira grande personalidade feminina da música brasileira. Entre seus sucessos está “Ó abre alas”, a primeira marchinha de Carnaval da história.

Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 1847. Seu pai era general do exército e sua mãe era de família humilde, filha alforriada (ou seja, libertada) de uma escrava. A menina foi educada em uma boa escola e com professor particular de música. Ao mesmo tempo, frequentava os ambientes de cultura negra, como rodas de lundu e de umbigada, herança cultural de seu lado materno. Cresceu em um ambiente musical e desde pequena mostrou que tinha talento para a música. Fez sua primeira composição quando tinha 11 anos: “Canção dos pastores”, uma cantiga de Natal.

Chiquinha foi uma mulher de vanguarda no século XIX, quando as mulheres se limitavam ao ambiente doméstico. Ela se casou obrigada, quando tinha 16 anos, com um oficial da Marinha. O casal teve três filhos. Chiquinha sentia-se oprimida pelo autoritarismo do marido, que não gostava que ela tocasse piano. Ela separou-se dele, o que era um escândalo na época. Depois, casou-se de novo e teve mais uma filha, mas separou-se novamente. Por desafiar os padrões familiares de seu tempo, foi bastante criticada. Seus ex-maridos ficaram com a guarda dos filhos. Apenas o filho mais velho continuou a viver com ela.

Sozinha, garantiu seu sustento e o do filho como professora de piano por muito tempo. Como não tinha dinheiro para se vestir com o rigor das mulheres daquele tempo, ela confeccionava seus próprios vestidos e trocava os caros chapéus, tão em voga, por lenços de seda. Chiquinha frequentava as rodas de música boêmias, o que não era aceito pela sociedade. Sempre pioneira, ajudou a introduzir a música popular nos salões elegantes e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Também participou ativamente do movimento pela abolição da escravatura no país.

A obra de Chiquinha Gonzaga abrange vários gêneros: valsas, polcas, tangos, maxixes, modinhas e outros. Quando ela tinha 30 anos, em 1877, estreou como compositora. Sua primeira composição foi a polca “Atraente”. Depois vieram “Corta-jaca”, “Lua branca” e muitas outras. Ao todo, ela compôs cerca de 2 mil músicas. Chiquinha também escreveu mais de 70 composições para o teatro musicado. Nessa área, estreou com a trilha para a opereta A corte na roça, de 1885. Seu maior sucesso foi a opereta Forrobodó, encenada em 1912.

Já era figura famosa na música de salão quando criou, para o cordão Rosa de Ouro, a marchinha “Ó abre alas”, em 1899. A música se tornou uma espécie de hino do Carnaval brasileiro. Nessa época, estavam surgindo os primeiros blocos e cordões carnavalescos nas ruas. Também por volta de 1899, Chiquinha conheceu um músico jovem, 36 anos mais novo que ela, e iniciou um relacionamento com ele. Os dois continuaram juntos até o fim da vida dela. Chiquinha Gonzaga morreu em 28 de fevereiro de 1935, com 87 anos, no Rio de Janeiro.

Em sua homenagem hoje se comemora o Dia Nacional da MPB, criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. O Google aproveitou o dia 17 de outubro de 2018 para fazer uma bonita homenagem à Chiquinha Gonzaga. Neste dia substituiu o logo do buscador em sua página principal por um Doodle animado que retrata a artista. A Rede Globo exibiu entre 12 de janeiro a 19 de março de 1999 a Minissérie Chiquinha Gonzaga (disponível no Globoplay) com direção geral de Jayme Monjardim. Escrita por Lauro César Muniz, o folhetim contou com as atrizes Gabriela Duarte, na primeira fase, e Regina Duarte, na segunda, como protagonistas. A minissérie foi lançada em DVD em 2008 e vendida para vários países. 🎥🎬📺

#174anosdonascimentodechiquinhagonzaga
#historiadamusicapopularbrasileira
#DiaNacionaldaMPB

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Memória Globo
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB. (o último parágrafo é nosso) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

sábado, 16 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 16.10.21 - 75 Anos das Execuções dos Nazistas Condenados em Nuremberg

🇩🇪 ⚖️ 👨‍⚖️ ⚖️ 🇩🇪

✝️⚰️ No dia 16 de outubro de 1946, foram enforcados 10 dos 12 nazistas condenados no Julgamento de Nuremberg, na Alemanha. O tribunal foi promovido pelos Aliados após o fim da Segunda Guerra Mundial. No banco dos réus estavam proeminentes membros da liderança política, militar e econômica do Terceiro Reich.

Oito juízes, representantes dos quatro países vencedores da guerra, compuseram a corte. O presidente do tribunal era britânico, mas coube aos americanos o papel mais importante na preparação do processo. O tribunal de Nuremberg decretou 12 condenações à morte, três prisões perpétuas, Duas condenações a 20 anos de prisão, uma a 15 e outra a 10 anos. Dois acusados foram absolvidos.

Das 12 penas de morte, 10 foram executadas. Martin Bormann, o assessor mais próximo de Hitler em seu primeiro quartel-general, estava desaparecido, sendo julgado à revelia e condenado à morte. Anos mais tarde, foi confirmado que ele havia se suicidado em 1945.

Hermann Göring (comandante da Luftwaffe, presidente do Reichstag e ministro da Prússia) suicidou-se na véspera do dia 16. Quando os seguranças do presídio perceberam que ele estava estranhamente imóvel deitado sobre seu banco, chamaram seus superiores e um médico. Este constatou a morte de Göring por envenenamento. Nunca foi esclarecido quem lhe entregou o veneno. ☠️🤢😵

#75anosdasexecucoesdosnazistas
#historiadopossegundaguerra
#GrandesJulgamentosdaHistoria

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛