✈️🖤🛩️ 😓 🛩️🖤✈️
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 23 de julho, há 89 anos, morria de maneira trágica ALBERTO SANTOS DUMONT, aviador, inventor e escritor brasileiro. Ele é considerado por muitas pessoas o inventor do dirigível e do avião, por isso é conhecido como "Pai da Aviação".
Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira (atual Santos-Dumont), no Estado de Minas Gerais, em 20 de julho de 1873. Seu pai era francês e sua mãe era brasileira. A família tinha boas condições de vida. Santos Dumont era um garoto curioso. Ele gostava de motores, de mecânica e de tecnologia. Na infância, leu "A volta ao mundo em oitenta dias", de Júlio Verne. Esse livro teve influência decisiva em seu sonho de voar.
Em 1897, aos 24 anos, Santos Dumont foi para a França, onde começou a trabalhar na realização de seu sonho. Aprendeu a pilotar balões, ao mesmo tempo em que começou a criar os seus próprios. Entre esses balões estava o Brasil, construído em 1898 e considerado a menor aeronave montada até então.
No entanto, Santos Dumont desejava poder controlar seus voos. Começou então as experiências com balões alongados. Esses balões tinham leme e motor a gasolina. Foi Santos Dumont quem projetou e construiu o primeiro balão dirigível autêntico. Em 1901, com seu dirigível N° 6, ele contornou a Torre Eiffel, em Paris.
A partir daí, Santos Dumont se impôs um novo desafio: voar em um aparelho mais pesado que o ar, sem o auxílio de um balão. Ele começou as experiências em 1905, construindo o 14-bis (também chamado de Oiseau de Proie I, ou Ave de Rapina I). Esse avião ainda estava acoplado a um balão.
No dia 23 de outubro de 1906, Santos Dumont apresentou uma nova versão do 14-bis, o Oiseau de Proie II, que era impulsionado por um motor a gasolina. Diante de uma multidão entusiasmada e de um grupo de juízes, ele permaneceu 6 segundos no ar, a 3 metros de altura, e pousou suavemente a 60 metros de onde havia partido. O voo foi impulsionado unicamente pelos próprios meios do aparelho. Em seguida, Santos Dumont disputou o Prêmio do Aeroclube da França, destinado ao avião que voasse 100 metros. Ele desenvolveu o Oiseau de Proie III e, no dia 12 de novembro de 1906, ganhou o prêmio após voar 220 metros.
Nos anos seguintes, Santos Dumont criou diversas versões do avião chamado Demoiselle. Considerado o primeiro ultraleve, esse era o menor e mais barato avião da época. Por volta de 1909, Santos Dumont ficou doente. Fechou sua oficina em Paris em 1910 e passou os anos seguintes entre o Brasil e a França, tentando recuperar a saúde. No Brasil, construiu uma casa em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.
Em 1930, foi homenageado pelo Aeroclube da França com o título de Grande Oficial da Legião de Honra francesa. Em 1931, foi eleito para a cadeira número 38 na Academia Brasileira de Letras, mas não chegou a tomar posse.
Em muitos países, não se considera Santos Dumont o inventor do avião, e sim os americanos irmãos Wright, que realizaram um voo poucos anos antes do brasileiro. O avião de Santos Dumont, porém, decolou por seus próprios meios, diante do público e com registro oficial. Segundo alguns pesquisadores, o voo dos irmãos Wright, no dia 17 de dezembro de 1903, aconteceu com o uso de uma catapulta e não teve registro oficial.
Alberto Santos Domunt foi muito mais do que o inventor do avião. Um cara extremamente engenhoso, foi o primeiro que teve a ideia de tirar os relógios do bolso (ou algibeira, como era chamada) para colocar no pulso, como são comumente usados hoje. Supersticioso, fez uma escada em sua casa cuja subida só poderia ser começada com o pé direito. Nos últimos anos de sua precoce vida, entrou em depressão ao saber que os aviões estavam sendo usados na Primeira Guerra Mundial.
No dia 23 de julho de 1932, aos 59 anos, Dumont tirou sua própria viva, enforcando-se após presenciar aviões getulistas sobrevoando o Guarujá com destino ao campo de Marte em São Paulo, onde ocorreu um bombardeio durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Segundo alguns biógrafos ele também era homoafetivo, assim como grandes inventores como Da Vinci e Alan Turing, por exemplo. Santos Dumont impressionou pela genialidade, infelizmente, terminou sua existência de forma bastante trágica. 😞😓😥😢😭
#89anosdamortedesantosdumont
#historiadaaeronauticamundial
#grandesinventoresbrasileiros
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto: 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (os dois últimos parágrafos são de nossa autoria)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário