sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

⌛ HOJE NA HISTÓRIA ⌛ 12 DE FEVEREIRO 🧭 Dia do Orgulho Ateu

❓🧐❓🤔❓🤗❓🤓❓

✅ DIA DO ORGULHO ATEU - em consonância com a data de nascimento de Charles Darwin, autor do livro "A Origem das Espécies".

☑️ FALA-SE MUITO NO BRASIL DO RACISMO, DA HOMOFOBIA, DO PRECONCEITO SOCIAL, mas praticamente ninguém fala do preconceito contra os ATEUS (muito menos contra os agnósticos, até porque a maioria da população nunca ouviu falar deles). A maioria da população brasileira é cristã, quer seja católica ou evangélica, e por causa dessa herança cultural se desenvolveu no Brasil uma aversão profunda em relação ao ateísmo. Para quem não sabe, o ateísmo é a negação da crença em qualquer tipo de divindade, seja ela deus, deuses, demônios, ou similares. A maioria dos ateus são pessoas normais, iguais a eu e você, estudam, trabalham, constituem família, e pagam seus impostos! O problema é que se tornou senso comum associar-se ateísmo à mau caratismo ou má índole com frases do tipo "ah, fulano só é mal porque não tem fé em deus, quem tem fé em deus não faz uma coisa dessa", "só pode ser ruim porque nem em deus acredita", etc. Já afirmei em várias postagens e reafirmo aqui: religião (ou ausência de religião) NÃO define caráter nem personalidade, quem define caráter são as atitudes! Ateus não bebem sangue de criancinha, não fazem pacto com demônios (até porque não acreditam neles), não são pessoas insensíveis, e a maioria deles são até bem tolerantes com a religiosidade alheia. Uma coisa é ser arreligioso (sem relação nenhuma com religião ou religiosidade), outra coisa é ser antirreligioso, aquele que combate, que persegue, que não aceita a religiosidade alheia. Ateus e agnósticos podem ser legais, amigos, sinceros, e pessoas de bem e do bem. São normais, diferentes apenas em questão de descrença em relação ao sagrado. Não estão preocupados com seus mitos, crenças ou superstições. Apenas não admitem que questões de foro religioso estejam atreladas à políticas públicas desenvolvidas pelo Estado. Aliás, a separação entre Igreja e Estado é um dos pilares basilares do republicanismo, ao qual chamamos de laicidade. Defender o Estado Laico é também garantir o direito de todos exercerem suas crenças ou descrenças, sem a hegemonia de apenas uma denominação religiosa sobre as demais. O verdadeiro ateu respeita as crenças alheias e a diversidade e a pluralidade de ideias (e espera que respeitem a descrença dele também), não insulta os símbolos, ritos e práticas de religiosos, e promove uma cultura de paz e tolerância, seja ela no campo religioso, filosófico ou ideológico. Vamos desconstruir o preconceito contra os ateus e agnósticos e viver em paz, cada um com sua crença ou descrença.

#diadoorgulhoateu
#respeitemoateuseagnosticos
#porummundocommaisrazao

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...