quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

⏳ HOJE NA HISTÓRIA ⏳ 18.02.21 🧭 32 Anos da Morte de Anísio Silva

🎼🖤🎼 💿 🎼🖤🎼

⚰️😭 Na Era de Ouro do Rádio, um dos ritmos mais consagrados era o Bolero. E o mais famoso deles foi "Alguém me Disse", composição de  Evaldo Gouveia e Jair Amorim, regravada por Gal Costa em 1990 no Álbum Plural; mas a primeira gravação aconteceu trinta anos antes e seu intérprete conheceu a fama e o sucesso: ANÍSIO SILVA. Alguém me disse foi o maior hit do cantor, mas não o primeiro. Em 1957, ano em que foi contratado pela gravadora Odeon, Anísio já emplacou de cara um sucesso, "Sonhando contigo", composição de autoria do artista em parceria com Fausto Guimarães.

Na sequência, vieram os álbuns. Muitos. Entre recessos e retornos, Anísio Silva lançou dez álbuns pela Odeon entre 1958 e 1968. Alguns desses discos – casos de Só penso em ti (1962), O romântico (1962) e Estou chorando por ti (1964) – já sinalizaram no título o tom sentimental do repertório choroso de Anísio Silva. Seu último álbum foi lançado em 1975 com canções autorais. 

Em 1994, foi lançado pela Odeon o CD "Meus momentos - volume 1" e três anos depois o CD "Meus momentos - Volume 2", com os maiores sucessos de sua carreira. Em 2000, a EMI, dentro da série Bis, lançou um CD duplo com os melhores momentos da carreira do cantor, incluindo, entre outras, as músicas "Alguém me disse"; "Interesseira" e "Abismo", além de "Não Tenho Lágrimas", de Max Bulhões e Milton de Oliveira e "Me leva", parceria com Silas de Oliveira e José Garcia. No mesmo ano, sua gravação de "Alguém me disse" foi incluída pelo crítico Ricardo Cravo Albin na coleção "As 100 músicas do século XX", coletânea de seis CDs extraídos do acervo da EMI-Odeon.

Na seara da lembrança, Anísio Silva jamais teve a sorte de legítimos sucessores como Altemar Dutra (1940 – 1983) e Paulo Sérgio (1944 – 1980), outros reis da canção sentimental que permanecem devidamente entronizados na memória afetiva dos respectivos seguidores. Anísio Silva morreu pobre e esquecido. As emissoras FM de Recife resgataram seu legado fazendo especiais com uma hora de suas músicas, nos sábados à noite, entre 1990 e 2000. 📻😞😓😥😢😭

#32anosdamortedeanisiosilva
#historiadamusicapopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...