🇮🇪 🗺️ ⛵ ⚓ ⛵ 🗺️ 🇪🇸
🌎 Américo Vespúcio nasceu em 1454, na cidade de Florença, na Itália. (Seu nome em italiano é Amerigo Vespucci.) Em 1491, foi viver na Espanha. Ali, trabalhou para uma companhia que ajudava as pessoas a preparar navios para viagens. Nessa atividade, conheceu Colombo e ajudou-o a obter o que ele necessitava para sua segunda e terceira viagens.
Em 1499, o próprio Vespúcio saiu em viagem a bordo de um navio espanhol. Nele, tinha a função de navegador, ou seja, a pessoa que encontrava o caminho certo no mar. Vespúcio explorou a costa norte da América do Sul e depois voltou para a Espanha. Em 1501, navegou novamente, dessa vez em um navio de Portugal, explorando a costa sudeste da América do Sul. Quando voltou para a Europa, ele escreveu sobre suas viagens. Ao contrário de Colombo, Vespúcio não achava que tinha estado na Ásia. Em vez disso, referiu-se aos lugares que tinha visto como um “Novo Mundo”.
Um cartógrafo alemão chamado Martin Waldseemüller leu os escritos de Vespúcio e, em 1507, elaborou um mapa do mundo, dando à América do Sul o nome de “América” (o nome do navegante se escrevia “Americus” em latim). Mais tarde, os cartógrafos usaram o nome “América” também para a América do Norte e para a América Central, embora Vespúcio nunca tivesse estado em nenhuma dessas duas partes do continente. Quando parou de viajar, Américo Vespúcio foi trabalhar para o governo espanhol. Ele ajudou a preparar o mapa oficial das terras recém-descobertas e das rotas marítimas para chegar a elas. Vespúcio morreu em 1512, na Espanha. ⛵🗺️
#509anosdamortedeamericovespucio
#historiadasgrandesnavegacoes
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário