terça-feira, 6 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 06.04.21 - 538 Anos de Nascimento e 501 da Morte de Rafael Sânzio

🖼️🖌️🎨 🧓 🎨🖌️🖼️

🏞️ No dia 6 de abril de 1483 nascia em Urbino, na Itália, Rafael Sanzio (em italiano, Raffaello Sanzio), conhecido apenas como Rafael, um dos mestres do período áureo do Renascimento junto com Michelangelo e Leonardo Da Vinci. Ele era filho de Giovanni Santi e de Magia di Battista Ciarla. O pai de Rafael tinha conhecimentos artísticos. Foi ele quem deu ao filho as primeiras instruções em pintura. Giovanni morreu em 1494, quando Rafael tinha 11 anos, que já era órfão de mãe desde os 8 anos.

Pouco tempo depois, Rafael foi morar na cidade de Perúgia, onde continuou seus aprendizados artísticos. Talentoso, aos 17 anos era considerado um mestre. Ele ouviu falar do trabalho que Leonardo da Vinci e Michelangelo estavam realizando em Florença. Por volta de 1504, foi morar nessa cidade, aos 21 anos. Diante deste contato, introduziu em sua pintura inovações do movimento renascentista como chiaroscuro (claro-escuro), contraste de luz e sombra e o sfumato (esfumado), sombreado levemente atenuado. Nesse período, Rafael pintou muitas de suas Madonas (ao longo da vida, foram mais de trezentas). Dentre as principais estão "Madona e o Menino entronados com santos", "Madona e o Menino com Santa Ana" e "Madona de Ansidei".

No final de 1508, Rafael foi chamado a Roma pelo papa Júlio II, para redecorar o Vaticano, onde ficou por 12 anos. Diversos cômodos receberam afrescos do artista (os afrescos são um tipo especial de pintura feita direto nas paredes). Mais tarde, outro papa, chamado Leão X, encarregou Rafael de desenhar dez grandes tapeçarias para serem penduradas nas paredes da Capela Sistina, também no Vaticano. Dos seus afrescos do Vaticano, os mais importantes são a "Disputa" (ou "Discussão do Santíssimo Sacramento") e a "Escola de Atenas", uma de suas obras mais famosas. Curiosamente, apenas uma personagem retratada na "Escola de Atenas" olha diretamente para o espectador da obra: Hipátia de Alexandria, a primeira mulher matemática do ocidente e chefe da escola platônica de Alexandria. Rafael também se tornou o principal retratista de Roma naquela época.

Em 1514, com a morte do arquiteto Donato Bramante, Rafael foi nomeado para continuar o projeto do Vaticano e assumiu as obras da basílica de São Pedro. Rafael mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal. Como arquiteto, projetou igrejas e capelas. Seis anos depois, Rafael foi acometido por uma longa febre e morreu prematuramente justamente no dia do seu aniversário, quando completaria 37 anos, o que aumentou a mística já existente em torno dele. Seu corpo foi enterrado no Panteão de Roma. 😞😓😥😢😭

#538anosdenascimentoderafaelsanzio
#501anosdemortederafaelsanzio
#historiadaarterenascentista

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...