sexta-feira, 16 de abril de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 16.04.21 - Centenário do Compositor Luís Antônio

🎼❤️🎼 📀 🎼❤️🎼

🎙️🎶 Pouco lembrado, mas personagem importante da música brasileira, o compositor carioca Antônio de Pádua Vieira da Costa, conhecido por LUÍS ANTÔNIO, completaria 100 anos hoje, dia 16 de abril. Em muitas de suas composições expressou a preocupação social com os desfavorecidos e em retratar a vida dos subúrbios da cidade do rio de Janeiro. Suas músicas foram gravadas por artistas de peso, como: Dick Farney, Claudete Soares, Marlene, Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Dóris Monteiro, Cauby Peixoto, Maysa, Miltinho, Elza Soares, Linda Batista e até o Palhaço Carequinha, que gravou "O Engraxate".

Compositor e oficial do exército, Luís Antônio passou boa parte da infância e juventude nessa instituição. Depois de ingressar no Colégio Militar do Rio de Janeiro, transfere-se para a Escola Militar do Realengo, de onde sai aspirante em 1944. Sua vocação musical começa a aflorar dentro do quartel, quando aos 14 anos compõe os hinos cantados nas competições esportivas dos cadetes. Gradua-se tenente em 1945 e no mesmo ano viaja com a Força Expedicionária Brasileira para a Europa, onde participa da Segunda Guerra Mundial.

Começa a carreira como compositor profissional em 1948, quando seu samba-canção Somos Dois, parceria com Klécius Caldas e Armando Cavalcanti, também militares, é gravado por Dick Farney. A música inspira um filme homônimo estrelado pelo cantor, para o qual os parceiros na música compõem a trilha sonora. Faz grande sucesso em 1951 com o samba carnavalesco Sapato de Pobre, com Jota Junior, na interpretação da cantora Marlene, e passa, então, a compor uma série de canções para o Carnaval na década de 1950.

A parceria com Jota Jr. foi lançada pela cantora Marlene, no carnaval de 1952. A música "Lata D'Água" seria depois eternizada na voz de Elza Soares e teve como inspiração uma ex-passista da agremiação, a mineira da cidade de Diamantina Maria Mercedes Chaves. Ela foi também moradora de rua e ex-prostituta. A primeira vez em que dançou com uma lata na cabeça foi no circo, o que levou a participar do programa do Chacrinha.

Na década de 1960, compõe sambas românticos, a maioria lançada pelo amigo e cantor Miltinho, que se torna o principal intérprete de suas canções, como Recado e Mulher de Trinta. Em 1973, Elizeth Cardoso grava o que viria a ser seu último sucesso popular, a clássica parceria com João do Violão Eu Bebo Sim. Após ser graduado coronel do exército, afasta-se aos poucos do meio artístico. Ingressa no funcionalismo público e vai trabalhar no Museu do Carnaval, no Sambódromo do Rio de Janeiro. Memória viva do Carnaval, passa a transmitir seus conhecimentos a estudantes e pesquisadores. Morreu no Rio de Janeiro em 1° de dezembro de 1996, vítima de parada cardíaca durante uma cirurgia.

Luís Antônio foi também autor dos sucessos Mulher de Trinta (gravada por Miltinho), Sassaricando (com Jota Jr e Oldemar Magalhães) e Barracão (com Oldemar Magalhães), esta com destaque na voz de Elizeth Cardoso. 📻👏👏👏👏👏👏

#centenariodocompositorluisantonio
#historiadamusicapopularbrasileira

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...