quarta-feira, 5 de maio de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 05.05.21 - 200 Anos da Morte de Napoleão Bonaparte

🇫🇷🖤⚜️ 🤴 ⚜️🖤🇫🇷

✝️⚰️ 200 anos nos separam da morte de um dos maiores imperadores e estrategistas da História ocidental, aquele que formou e forjou o que conhecemos como "mundo contemporâneo": NAPOLEÃO BONAPARTE, imperador francês de 1804 a 1814. Voltou ao poder em 1815, por apenas cem dias. Foi um dos líderes militares mais bem-sucedidos de todos os tempos. Embora não fosse de alta estatura física, Napoleão projetou uma grande sombra na história da Europa.

Napoleão Bonaparte nasceu em 15 de agosto de 1769, na Córsega, uma ilha francesa localizada no mar Mediterrâneo. Entrou cedo para a escola militar e tornou-se oficial do exército francês com apenas 16 anos de idade. Napoleão estava em Paris em 1792, quando o povo francês derrubou o rei Luís XVI e seu governo. Isso foi parte da Revolução Francesa. Outros governantes europeus queriam conduzir o rei novamente ao poder. Napoleão era contra essa política e ajudou a defender o novo governo da França em uma série de guerras. Isso fez dele um herói militar.

Em 1799, um novo tipo de governo, o consulado, foi implantado na França. Napoleão tornou-se seu líder, chamado primeiro-cônsul, e fez muitas mudanças. Uma das mais importantes foi a criação de um novo conjunto de leis para o país, que ficou conhecido como Código Napoleônico. Foi o primeiro código civil a influenciar as leis de muitas nações, inclusive o Brasil. Napoleão continuou a combater outras potências europeias e construiu um império por meio de uma série de guerras chamadas Guerras Napoleônicas.

Em 1804, Napoleão se autoproclamou imperador da França. Outros países se uniram contra ele, mas, assim mesmo, ele foi conseguindo muitas vitórias, entre elas a invasão da Espanha e de Portugal. A ocupação napoleônica na Espanha teve consequências políticas muito importantes, já que promoveu os movimentos independentistas das colônias espanholas na América. No caso de Portugal, foi para escapar do domínio de Napoleão que o rei dom João VI transferiu a sede da Coroa para o Rio de Janeiro, no Brasil, em 1808.

Em 1812, Napoleão invadiu a Rússia. Essa invasão foi um desastre para a França. Centenas de milhares de soldados napoleônicos morreram durante o gelado inverno russo. Os inimigos de Napoleão perceberam que aí estava sua oportunidade de derrubá-lo. A Grã-Bretanha, a Áustria e a Prússia se uniram à Rússia e derrotaram Napoleão em 1814. Napoleão foi preso e enviado para Elba, uma pequena ilha na costa da Itália. Em 1815, porém, ele escapou e voltou para a França. Então, reuniu seus apoiadores e tomou outra vez o poder. Esse período ficou conhecido como Cem Dias. Seu novo governo durou até que as tropas britânicas e prussianas o venceram na Batalha de Waterloo, na Bélgica, em 18 de junho de 1815.

Dessa vez Napoleão foi enviado para longe: Santa Helena, uma pequena ilha situada no sul do oceano Atlântico. Antônio Gonçalves da Cruz, mais conhecido como Cruz Cabugá, e uma das lideranças da Revolução Pernambucana de 1817, tinha um plano mirabolante para resgatá-lo da sua prisão em Santa Helena, mas não conseguiu viabilizá-lo. Os últimos dias do ex-imperador francês foram em Longwood House, onde veio a falecer em 5 de maio de 1821, derrotado por um câncer no estomâgo. Morria o homem, nascia o mito. E os feitos dele nunca seriam esquecidos. 👑💣📖

#200anosdamortedenapoleaobonaparte
#historiadosgrandeslideresmundiais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...