segunda-feira, 31 de maio de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 31.05.21 - 24 Anos da Morte de Frei Damião de Bozzano

✝️🌵🖤 🧔🏼 🖤🌵✝️

😭⚰️ Há 24 anos, terminava a missão de um missionário que durante anos percorreu o interior nordestino levando adiante a religiosidade católica: FREI DAMIÃO DE BOZANNO. Nascido a 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália, Frei Damião começou sua formação religiosa aos 12 anos, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 19 anos foi convocado para o exército italiano e participou da I Guerra Mundial. Com o fim da Guerra, retornou à vida conventual entre os Capuchinhos. Aos 27 anos formou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma). Aos 33 anos transfere-se para o Brasil no ano de 1931, estabelecendo-se em Recife, no Convento Senhora da Penha, da Ordem dos Capuchinhos. Durante 66 anos, Frei Damião dedicou sua vida às "santas missões".

Frei Damião evangelizou, especialmente, os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Sergipe. As santas missões duravam de sete a quinze dias, dependendo das necessidades do lugar. São marcas relevantes da Semana Missionária: a santa missa, o atendimento às confissões, os sermões e as visitas aos doentes e encarcerados. Multidões iam ao seu encontro para ouvi-lo e tocá-lo. Tinha fama de taumaturgo e conselheiro. Era estimado e reverenciado por pessoas de todas as classes sociais. Escreveu um único livro intitulado “Em defesa da fé”, com o objetivo de catequizar o povo. 

Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife. A partir de 1983, já em idade avançada e com problemas de coluna, Frei Damião viveu seus últimos no Convento São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, em Recife. No dia 31 de maio de 1997, faleceu no Real Hospital Português do Recife. Dias depois, mais precisamente 4 de junho, seu corpo foi velado no Estádio do Arruda, na capital pernambucana, onde foi celebrada uma missa com a presença de centenas de sacerdotes, muitos religiosos e uma multidão de fiéis. Seu corpo foi sepultado na capela de Nossa Senhora das Graças, anexa ao Convento São Félix, no Pina, onde se encontra até hoje.

No dia 8 de abril de 2019 o Frei Damião foi reconhecido como venerável pelo Papa Francisco, ficando mais perto da beatificação. Na cidade de Guarabira, interior paraibano, foi construído um Santuário Memorial Frei Damião, composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil. No interior de Pernambuco, na cidade de São Joaquim do Monte, todos os anos milhares de romeiros chegam para prestar suas homenagens ao Frade. O Encontro de Romeiros, ou Romaria de Frei Damião como é mais conhecida, acontece todos os anos entre o fim de agosto e início do mês de setembro. Programação religiosa e cultural modificam totalmente o aspecto da cidade. O ponto central da peregrinação é a estátua erguida em sua homenagem localizada no Cruzeiro. Com a divisão do antigo Presídio Professor Aníbal Bruno em três unidades prisionais, a partir de 2012, uma delas foi denominada Frei Damião de Bozanno.

Há diversos relatos de graças alcançadas e possíveis milagres, realizados por sua intercessão. Foi cantado por poetas e músicos e está presente em outras expressões culturais: da literatura de cordel às artes plásticas. Sua memória permanece viva. Tornou-se um ícone religioso e cultural do povo nordestino. 🛐🌵

#24anosdamortedefreidamiaodebozanno
#freidamiaomissionariodonordeste
#historiadareligiosidadenordestina

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site dos Capuchinhos, Paulinas e Wikipedia

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...