🛡️⚜️📚 🤨 📚⚜️🛡️
🇧🇷 JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA, conhecido como Patriarca da Independência, foi um naturalista e estadista brasileiro que teve forte influência política nos primeiros anos do Brasil Império. Ele ocupou cargo de ministro, além de ter sido constituinte e tutor de dom Pedro II. Representante das elites rurais, foi um político conservador, apesar de ter liderado o movimento pela Independência do Brasil e participado da luta pela abolição da escravatura.
José Bonifácio nasceu em Santos, no dia 13 de junho de 1763, portando completando hoje 258 anos, em uma família de ricos comerciantes ligados à aristocracia portuguesa. Como todo brasileiro de posses, foi estudar em Portugal. Ele cursou ciências naturais e direito em Coimbra, destacando-se como geólogo. Financiado pela corte portuguesa, viajou por mais de dez anos pela Europa, absorvendo conhecimentos em diversas áreas, principalmente em mineralogia. Aos 37 anos, era um cientista conhecido e consagrado. De volta à Universidade de Coimbra, deu aulas de metalurgia, em um cargo criado especialmente para ele. Foi intendente-geral das minas de Portugal e chegou a chefiar a polícia da cidade do Porto.
Em 1819, aos 56 anos, retornou ao Brasil, onde a corte portuguesa estava instalada desde 1808. Logo se engajou na luta pela autonomia da colônia. Em 24 de dezembro de 1821, quando a corte determinou que o príncipe regente dom Pedro I retornasse a Portugal, José Bonifácio escreveu-lhe uma carta pedindo que ficasse no Brasil. Certamente foi por influência de José Bonifácio que dom Pedro I aderiu ao movimento pela independência. Alguns historiadores consideram que foi graças à sua orientação que a independência se deu sem choques. José Bonifácio foi nomeado ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros em janeiro de 1822.
Proclamada a independência, José Bonifácio organizou a repressão contra aqueles que resistiam à separação do Brasil. Como ministro, implantou uma política centralizadora que lhe trouxe muitos inimigos. Acabou rompendo com o imperador e foi demitido do cargo em 1823. Na oposição, ele e seus irmãos Antônio Carlos e Martim Francisco passaram a combater o governo de dom Pedro I na Assembleia e no jornal Tamoio, que fundaram em agosto de 1823. Os três acabaram exilados na França por seis anos. De volta ao Brasil, José Bonifácio reconciliou-se com o imperador. Em 1831, ao abdicar do trono brasileiro e retornar a Portugal, dom Pedro I escolheu José Bonifácio como tutor de seu filho, o futuro dom Pedro II. Ele permaneceu no cargo até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência.
José Bonifácio de Andrada e Silva morreu aos 75 anos, em uma modesta casa em Niterói, no dia 6 de abril de 1838. Em 2019, a historiadora Mary Del Priori lançou pela Estação Brasil a biografia "As Vidas de José Bonifácio", onde escreveu: "“O Brasil não precisa de heróis ou ídolos, pois, bem sabemos, eles têm pés de barro. O que precisa é conhecer a história de homens de carne e osso que nos ajudem a compreender tanto o seu percurso no passado quanto a época que os produziu. É a sua complexidade que os faz se destacar no cenário. Bonifácio foi além e quis atravessar o esquecimento. Ele construiu a própria história”. 📖✍️
#258anosdonascimentodejosebonifacio
#historiaimperialbrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário