segunda-feira, 14 de junho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 14.06.21 - 50 Anos do Assassinato de Stuart Angel Jones

💣👮‍♂️⛓️🧑⛓️👮‍♂️💣

✝️😭⚰️ A História também é feita de coincidências. Há alguns dias celebrávamos o centenário de ZUZU ANGEL, no último dia 5 de junho, e hoje, dia 14 lembramos dos 50 anos da morte de seu filho STUART EDGAR ANGEL JONES. O jovem que havia sido bicampeão carioca de remo pelo Flamengo, em 1964 e 1965, entrou para a luta armada contra o regime militar brasileiro que havia se instalado em 1964 após o golpe de 31 de março, militando pelo Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

Stuart Angel foi preso em 14 de junho de 1971 no Grajaú, Rio de Janeiro, por agentes do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa), para onde foi levado. Tinha um encontro marcado com o capitão Carlos Lamarca, mas conseguiu preservar o companheiro nos interrogatórios. 

Submetido a prolongadas sessões de tortura, foi por fim amarrado à traseira de um jipe e arrastado pelo pátio do quartel. A cada parada do jipe, os agentes levavam a boca do estudante ao cano de descarga e o forçavam a respirar os gases do escapamento. Morreu asfixiado e intoxicado por monóxido de carbono.

A Aeronáutica jamais reconheceu a morte de Stuart Angel, dado como "desaparecido". Seu corpo teria sido transportado num helicóptero militar até a área da Restinga da Marambaia, para ser lançado ao mar. Em 2014, a Comissão Nacional da Verdade passou a investigar a hipótese de o militante ter sido enterrado próximo à pista do aeroporto do Galeão. Seu corpo nunca foi encontrado.

Zuzu Angel se tornou num símbolo das mães que desesperadamente procuravam seus filhos desaparecidos durante a ditadura. Acabou sendo morta também num acidente automobilístico na saída do túnel Dois Irmãos (que hoje se chama Zuzu Angel). Apenas em 2020, a Justiça brasileira reconheceu a culpa do Estado na morte de Zuzu Angel. A história da estilista ganhou um filme em 2006, protagonizado por Patrícia Pillar como Zuzu Angel e Daniel de Oliveira no papel de Stuart. A música "Angélica" composta por Chico Buarque e Miltinho faz uma homenagem à Antígona brasileira, aquela que deu a vida por um filho que já estava morto. 😞😓😥😢😭

#50anosdamortedestuartangel
#historiadaditaduramilitarbrasileira
#DitaduraNuncaMais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...