sexta-feira, 25 de junho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 25.06.21 - 12 Anos da Morte de Michael Jackson

🎼🖤🎼 🕺🏾 🎼🖤🎼

✝️😭⚰️ No dia 25 de junho de 2009 morria, há 12 anos, em Los Angeles, nos EUA, Michael Jackson, cantor norte-americano, considerado um dos ícones máximos da música pop mundial. Sua morte aconteceu justamente quando ele se preparava para voltar aos palcos. O cantor teria sido vítima de uma overdose de remédios ministrados pelo seu médico pessoal, Dr. Conrad Murray. 

Michael Joseph Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958 em Gary, Indiana, de uma família afro-americana da classe trabalhadora. Seu pai, Joseph Jackson, trabalhava como operador de guindaste para sustentar sua família. Acreditando que seus filhos possuíam talento, ele formou um grupo no final dos anos 60, com Michael e seus irmãos, o Jackson 5. Michael era o cantor principal e impressionava as plateias com seu talento e sua voz de grande alcance.

Aos 13 anos, Jackson lançou uma carreira solo paralelamente ao Jackson 5. Seu primeiro hit foi “Got to Be There”. Seu disco de 1972, “Ben”, continha a balada de mesmo nome sobre um rato, que se tornou o seu primeiro single número 1. Michael continuou a fazer turnês grandes com o Jackson 5, que se tornava cada vez mais famoso, chegando até a ganhar um desenho na TV, de 1971 a 1973.

O álbum “Thriller” (1982), gerou sete músicas a entrar no Top 10 das mais tocadas e se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos. Em um especial para a TV, em homenagem a Motown, Michael cantou “Billy Jean” – um hit número 1 naquele momento – e lançou o seu famoso passo de dança “Moonwalk”. Para a faixa-título do álbum, o artista lançou um clipe que foi uma revolução na época, com seus números de dança complexos, sua maquiagem e seus efeitos especiais. O single ficou por 80 semanas nas paradas, sendo 37 destas em primeiro lugar. Além de seu sucesso comercial sem precedentes, a faixa foi indicada a 12 Grammys, ganhando 8. Em um deles, Jackson dividiu o prêmio de Melhor Álbum do Ano com seu coprodutor, Quincy Jones.Depois, veio "Bad" (1987).

No auge de sua carreira criativa e comercial, Michael assinou um contrato publicitário com a Pepsi de 5 milhões de dólares. No entanto, ele foi gravemente ferido enquanto filmava um comercial para o gigante dos refrigerantes, sofrendo queimaduras no seu rosto e no couro cabeludo. Ele teve que passar por uma cirurgia e acredita-se que tenha começado a fazer plásticas nessa época. Seu rosto, e especialmente seu nariz, seria drasticamente modificado nos anos seguintes. Em 1985, Michael mostrou seu lado altruísta ao cantar e coescrever “We Are the World”, uma música para arrecadar fundos ao USA Africa. Ele a gravou ao lado de pesos-pesados da música pop como Lionel Ricthie, Ray Charles, Bob Dylan, Willie Nelson, Bruce Springsteen e Tina Turner.

Em 1991, ele lançou seu último grande trabalho, "Dangerous". Entretanto, já havia começado a demonstrar uma instabilidade e decisões polêmicas, transformando e deformando seu rosto através de uma série de cirurgias plásticas. Além disto, foi acusado de abuso sexual contra menores e enfrentou uma série de problemas financeiros. Em agosto de 1994, Michael anunciou que havia se casado com Lisa Marie Presley, a filha de Elvis Presley. No entanto, a união teve pouco tempo e eles se divorciaram em 1996. Na época, houve rumores que o casamento foi uma jogada publicitária para recuperar a imagem pública do cantor, após as acusações de abuso sexual infantil. 

Michael pretendia voltar aos palcos com uma turnê de 50 shows em 2009 mas sofreu uma parada cardíaca em sua casa, em Los Angeles no dia 25 de junho. O cantor foi levado às pressas ao hospital, mas não resistiu e foi declarado morto naquela manhã, aos 50 anos de idade. Em 12 de julho, foi realizado um show em sua homenagem, com 17,5 mil ingressos dados aos fãs e um número estimado de 1 bilhão de espectadores online e na TV. 

A Família Jackson fez um funeral privado em 3 de setembro, também em Los Angeles, para a família e mais 200 convidados, incluindo Macaulay Caulkin, sua ex-mulher Lisa Marie Presley e a atriz Elizabeth Taylor. Seus filhos ficaram sob a guarda da avó, Katherine Jackson. Dr. Conrad Murray foi condenado por homicídio culposo em 2011, recebendo uma sentença de 4 anos. 😞😓😥😢😭

#12anosdamortedemichaeljackson
#historiadamusicapopinternacional
#michaeljacksoneternoreidopop

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...