quinta-feira, 22 de julho de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 22.07.21 - 79 Anos da Deportação dos Judeus do Gueto de Varsóvia para Teblinka

🕎 😨😰 🔯 😢😭 🕎

🚆⚰️ Num dia como hoje, 22 de julho, há 79 anos começava a deportação sistemática de judeus do gueto de Varsóvia, à medida que milhares são detidos diariamente e transportados para um campo de concentração/extermínio recém-construído em Treblinka, na Polônia.

Em 17 de julho de 1942, Heinrich Himmler, chefe da SS nazista, chegou a Auschwitz, o campo de concentração no leste da Polônia, a tempo de assistir a chegada de mais de 2000 judeus holandeses e o gaseamento de quase 500 deles, principalmente idosos, doentes e os mais jovens. No dia seguinte, Himmler promoveu o comandante do campo, Rudolph Hoess, a major da SS e ordenou que o gueto de Varsóvia (o bairro judeu construído pelos nazistas durante a ocupação da Polônia, cercado primeiro por arame farpado e depois por paredes de tijolos), fosse despovoado – uma “limpeza total”, como ele descreveu – e os habitantes transportados para o que se tornaria um segundo campo de extermínio construído na vila ferroviária de Treblinka, 62 milhas a nordeste de Varsóvia.

Nas primeiras sete semanas da ordem de Himmler, mais de 250000 judeus foram levados para Treblinka por ferrovia e gaseados até a morte, marcando o maior ato único de destruição de qualquer grupo populacional, judeu ou não-judeu, civil ou militar, na Segunda Guerra. Após a chegada em “T. II ”, como era chamado esse segundo campo em Treblinka, os prisioneiros eram separados por sexo, despidos e levados para o que foi descrito como “casas de banhos ”, mas na verdade eram câmaras de gás. O primeiro comandante do T. II foi o Dr. Irmfried Eberl, de 32 anos, o homem que chefiou o programa de eutanásia de 1940 e tinha muita experiência com gaseamento de vítimas, especialmente crianças. Ele obrigou várias centenas de ucranianos e cerca de 1.500 prisioneiros judeus a ajudá-lo. Eles removeram dentes de ouro das vítimas antes de transportar os corpos para valas comuns. Eberl foi dispensado de suas funções por "ineficiência". Parece que ele e seus trabalhadores não conseguiram remover os cadáveres com a rapidez necessária, e o pânico estava ocorrendo dentro dos vagões dos prisioneiros recém-chegados.

Ao final da guerra, entre 700.000 e 900.000 morreriam em Treblinka I ou II. Hoess foi julgado e condenado à morte pelo Tribunal de Nuremberg. Ele foi enforcado em 1947. 🖤✡️🖤

#79anosdadesocupacaodoguetodevarsovia
#historiadoholocaustojudeu
#holocaustonuncamais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 📺 History Channel

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...