🛡️⚔️⚜️ 👸 ⚜️⚔️🛡️
👑 A princesa Isabel é uma das figuras mais conhecidas da antiga monarquia brasileira. Ela era filha de dom Pedro II e, por três vezes, assumiu temporariamente o comando do Brasil Império no lugar do pai. Foi ela quem assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país.
O nome completo da princesa Isabel era Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon e Bragança. Ela nasceu no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, dia 29 de julho de 1846. Era a segunda filha do imperador dom Pedro II e de sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias. Isabel teve três irmãos: Afonso Pedro (nascido antes dela), Leopoldina e Pedro Afonso. Os dois meninos seriam os herdeiros naturais do trono, pois filhos homens vinham primeiro na linha de sucessão. Porém, os dois faleceram ainda na infância, o que fez de Isabel a herdeira direta de dom Pedro II.
A princesa teve uma educação bastante abrangente. Ela tinha aulas de astronomia, história, literatura, física, geografia, geologia e filosofia, além de dança, piano e desenho. O professor de História, por exemplo, foi Joaquim Manuel de Macedo, o autor do livro fundador do romantismo nacional, A Moreninha. Também estudou diversos idiomas, como latim, francês, inglês e alemão. As aulas de inglês e alemão vieram de Cândido de Araújo Viana, o Marquês de Sapucaí.
Aos 18 anos, Isabel casou-se com Luís Filipe Maria Fernando Gastão de Orléans, o conde d’Eu. Ele Era neto de Luís Filipe I, da França, rei entre 1830 e 1848. O casamento só daria frutos mais de dez depois, em 1875, quando nasceu dom Pedro de Alcântara. Depois nasceram, Luís e Antônio.
Em três momentos, a princesa Isabel precisou assumir o comando do Brasil no lugar de D. Pedro II. Por ser a herdeira do trono, era sua responsabilidade governar o país quando o imperador estivesse ausente. Esses períodos são chamados de regências. Em dois deles, Isabel assinou leis importantes que tiveram grande influência na história do Brasil.
A primeira regência aconteceu em 1871. Nessa ocasião, a princesa aprovou a Lei do Ventre Livre, que buscava acabar gradualmente com a escravidão. A lei determinava, dentre outras coisas, que crianças nascidas de escravas eram pessoas livres. Foi também nessa época que Isabel tornou-se a primeira mulher senadora do Brasil. Pela constituição da época, os príncipes e princesas tinham direito a uma vaga no Senado.
A segunda regência aconteceu entre 1876 e 1877. Foi um período tumultuado, marcado por conflitos político-religiosos e por uma grave seca no Nordeste. Durante a terceira regência, ocorrida entre o fim de 1887 e o início de 1888, Isabel assinou a Lei Áurea (Lei 3353 de 13 de maio de 1888), que pôs fim oficialmente à escravidão no Brasil. Por esse motivo, passou a ser conhecida como Isabel, a Redentora.
Com a proclamação da República, em 1889, a família imperial foi expulsa do Brasil. Isabel e seu marido se exilaram na França e viveram lá até o fim da vida. A princesa Isabel morreu no dia 14 de novembro de 1921, aos 75 anos, na comuna de Eu, na Normandia, no castelo D'Eu. Mais tarde, seus restos mortais foram levados para a catedral de Petrópolis, onde se encontram até hoje, junto aos restos de seus pais e de seu marido. Grupos ligados ao Catolicismo pleiteiam inclusive sua beatificação junto ao Vaticano, uma vez que Isabel foi uma fervorosa católica; inclusive foi presente dela a coroa que está atualmente junto à imagem original de Nossa Senhora Aparecida, doada em em 1868. 💒🙏🛐
#175anosdenascimentodaprincesaisabel
#historiaimperialbrasileira
📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário