sábado, 14 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 14.08.21 - 65 Anos da Morte de Bertold Brecht

👊✒️🎭 🤨 📚✒️💪

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 14 de agosto, há 65 anos, deixava de bater um coração que a vida toda pulsou por liberdade. E disso fez poesia política e teatro engajado com o povo. Um ataque cardíaco vitimou um dos dramaturgos e escritores mais pujantes da literatura alemã: BERTOLD BRECHT. Algumas de usas frases ficaram famosas:

📖✍️ Quem construiu a porta de Sete Tebas? Nos livros estão o nome de reis. 
📖✍️ Primeiro levaram os negros, mas eu não era negro.
📖✍️ O pior analfabeto é o analfabeto político.
📖✍️ Há homens que lutam um dia e são bons.
📖✍️ A cadela do fascismo está sempre no cio.

Euger Berthold Friedrich Brecht nasceu em Augsburg, no estado da Baviera, na Alemanha, no dia 10 de fevereiro de 1898. Começou a escrever ainda jovem, publicou seu primeiro texto em um jornal em 1914. Cursando Medicina, Brecht se alistou como enfermeiro e trabalhou no Hospital de Munique, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.

Bertold Brech, é considerado o pai do Teatro Épico, um gênero que procura distanciar personagem e espectador para que este seja capaz de refletir e aprender a lição social proposta, despertando assim uma atitude crítica. 

Em 1918 escreveu as peças “Tambores da Noite” e “Baal”, que foram encenadas em Munique. Em 1919 Bertolt Brecht ingressou no Partido Independente Socialista. Em 1923 casa-se com Marianne Zoff, com que teve uma filha. Em 1924 escreve “O Homem é um Homem”. Em 1927 muda-se para Berlim, onde junto com o músico Kurt Weul criam a “Ópera dos Três Vinténs” (1928), que fez grande sucesso. O período seguinte foi bastante produtivo, escreveu as peças: “Happy End” (1929), “Santa Joana dos Matadouros” (1929), “A Mãe” (1930), entre outras.

Brecht tinha influências marxistas, o que fez de seu teatro uma forma de conscientização do povo para questões da sua própria realidade. Na peça “Mãe Coragem e seus Filhos”, apresenta as questões da guerra e do capitalismo. Em 1933, com a perseguição nazista, Brecht exilou-se na Suíça, depois em Paris e na Dinamarca. Nessa época escreveu “Terror e Miséria do Terceiro Reich” (1935) e “A Vida de Galileu” (1937).

Em 1941, com a invasão da Dinamarca pelos alemães, Bertolt Brecht se exila em Nova York. Em 1947, dois anos após a Segunda Guerra Mundial, Brecht retorna para Berlim. Em 1948 publica o livro “Estudos Sobre Teatro”, onde apresenta a teoria do teatro épico. Em 1949, com o apoio do governo da Alemanha Oriental, Bertolt Brecht fundou uma companhia de teatro a “Berliner Ensemble”, que montava principalmente as suas peças.

Sua obra é considerada uma das mais importantes do século XX. Dois anos antes de morrer de morrer de ataque cardíaco ele organizou suas obras completas. A arte de Brech é atemporal, desafiadora, crítica e questionadora. Seus escritos do século passado denunciam políticos e políticas ainda presentes. Brecht fez da literatura e do teatro uma forma de provocar a consciência crítica sobre a realidade social, apontar suas contradições, e despertar nas pessoas a necessidade de participação política no processo social. 🙋‍♂️💪👊💪🙋🏽‍♀️

#65anosdamortedebertoldbrecht
#historiadaliteraturamundial
#historiadoteatroepico
#BrechtPresente

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site O Pensador (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛



Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...