🎶 🎸🖤 💿 🖤🎸 🎶
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 16 de agosto, há 44 anos, morria em Memphis, Tennessee, o ícone da música popular ELVIS PRESLEY. Ele tinha 42 anos. A morte do "Rei do Rock and Roll" trouxe legiões de fãs enlutados a Graceland, sua mansão em Memphis. Os médicos disseram que ele morreu de ataque cardíaco, provavelmente causado por seu vício em barbitúricos prescritos.
Elvis Presley nasceu em Tupelo, Mississippi, em 8 de janeiro de 1935. Seu irmão gêmeo, Jesse, morreu durante o nascimento. Elvis cresceu pobre em Tupelo e Memphis e encontrou trabalho como motorista de caminhão depois do colégio. Quando ele tinha 19 anos, ele entrou em um estúdio de gravação em Memphis e pagou US $ 4 para gravar algumas músicas como um presente para sua mãe. Sam Philips, o dono do estúdio, ficou intrigado com a qualidade áspera e comovente de sua voz e convidou Presley de volta para praticar com alguns músicos locais. Depois que Philips ouviu Elvis cantar a música rhythm-and-blues “That’s All Right”, que Presley impregnou com um sabor country-western acessível, ele concordou em lançar a versão como single em seu selo Sun Records. A gravação chegou ao topo das paradas locais e a carreira de Presley foi lançada.
Durante o ano seguinte, Elvis atraiu um número crescente de seguidores no Sul e, em 1955, a Sun Records vendeu seu contrato para uma grande gravadora, a Radio Corporation of America (RCA), por um recorde de $ 40.000. Seu primeiro disco para a RCA foi "Heartbreak Hotel", que o tornou uma sensação nacional no início de 1956. Ele seguiu com o hit duplo "Hound Dog" / "Don't Be Cruel". Em setembro de 1956, Elvis apareceu no The Ed Sullivan Show, um programa nacional de televisão de variedades, e os adolescentes ficaram histéricos com sua presença de palco dinâmica, boa aparência e canções simples, mas cativantes. Muitos pais, no entanto, ficaram chocados com seus giros pélvicos sexualmente sugestivos e, em sua terceira aparição no The Ed Sullivan Show, Elvis foi filmado apenas da cintura para cima.
De 1956 a 1958, Elvis dominou as paradas musicais e inaugurou a era do rock and roll, abrindo portas para artistas de rock brancos e negros. Nesse período, estrelou quatro filmes de sucesso, todos com suas trilhas sonoras: Love Me Tender (1956), Jailhouse Rock (1957), Loving You (1957) e King Creole (1958).
Em 1958, Presley foi convocado para o Exército dos EUA e cumpriu 18 meses de serviço na Alemanha Ocidental como motorista de jipe. As adolescentes foram dominadas pela dor, mas o empresário de Elvis, o coronel Tom Parker, manteve a juventude americana saciada com gravações armazenadas que Presley fez antes de sua partida. Todos os cinco singles lançados durante este período, eventualmente, venderam um milhão de cópias.
Depois de ser dispensado como sargento em 1960, Elvis passou por uma mudança de estilo, evitando o material ousado inspirado no rhythm-and-blues em favor de baladas dramáticas e românticas como “Are You Lonesome Tonight?” Ele se aposentou dos shows para se concentrar em seus filmes musicais e fez 27 na década de 1960, incluindo G.I. Blues (1960), Blue Hawaii (1961), Girls! Garotas! Garotas! (1962), Viva Las Vegas (1964) e Frankie e Johnny (1966). Em 1967, ele se casou com Priscilla Beaulieu, e o casal teve uma filha, Lisa Marie, em 1968.
No final da década de 1960, o rock and roll havia sofrido mudanças dramáticas e Elvis não era mais visto como relevante pela juventude americana. Um especial de televisão de 1968 reconquistou muitos de seus fãs, mas os sucessos eram mais difíceis de obter. Sua última entrada no Top 10, "Burning Love", foi em 1972. Ainda assim, ele manteve sua fortuna considerável por meio de shows lucrativos e aparições na televisão.
Após a notícia de sua morte, uma especulação mórbida atraiu o interesse de milhões de fãs em todo o mundo. Até hoje, muitos acreditam que o Rei do Rock fingiu sua morte para pagar dívidas com a máfia ou como parte de uma conspiração do governo. Embora nunca tenham sido validados, os avistamentos de Elvis continuam a ser relatados em todo o mundo, especialmente no Tennessee. Mesmo 44 anos depois da sua morte, ele é o artista solo com maior número de hits nas paradas mundiais e recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio cópias vendidos em todo o mundo. Sua obra permanece atemporal, insubstituível e inesquecível. Salve o Rei do Rock! 👏👏👏👏👏👏
#44anosdamortedeelvispresley
#historiadamusica
#TheKingofRock
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
🖱️ Site do History Channel Latino-America
🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário