quinta-feira, 19 de agosto de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 19.08.21 - 30 Anos do Golpe contra Mikhail Gorbatchev

🇷🇺 ⚔️💣 🤨💣⚔️ 🇷🇺

👨🏻‍✈️🔰 Em 19 de agosto de 1991, exatamente há 30 anos, o presidente soviético Mikhail Gorbachev é colocado em prisão domiciliar durante um golpe de Estado por membros de alto escalão de seu próprio governo, forças militares e policiais, um dia antes de Gorbachev e um grupo de dirigentes das repúblicas assinarem o novo Tratado da União.

Desde que se tornou líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1988, Gorbachev buscou reformas abrangentes do sistema soviético. Combinando a perestroika ("reestruturação") da economia – incluindo uma maior ênfase nas políticas de livre mercado – e a glasnost ("abertura") na diplomacia, ele melhorou muito as relações soviéticas com as democracias ocidentais, particularmente os Estados Unidos. Enquanto isso, entretanto, dentro da URSS, Gorbachev enfrentava críticos poderosos, incluindo políticos conservadores e de linha dura e oficiais militares que pensavam que ele estava conduzindo a União Soviética em direção à sua queda e tornando-a uma potência de segunda categoria. Do outro lado estavam reformadores ainda mais radicais – particularmente Boris Yeltsin, presidente da mais poderosa república socialista, a Rússia – que reclamaram que Gorbachev simplesmente não estava trabalhando rápido o suficiente.

O golpe de agosto de 1991 foi realizado pelos elementos da linha dura dentro da própria administração de Gorbachev, bem como pelos chefes do exército soviético e da KGB, ou polícia secreta. Detido em sua villa de férias na Crimeia, ele foi colocado em prisão domiciliar e pressionado a renunciar, o que se recusou a fazer. Alegando que Gorbachev estava doente, os líderes do golpe, chefiados pelo ex-vice-presidente Gennady Yanayev, declararam estado de emergência e tentaram assumir o controle do governo.

Ieltsin e seus apoiantes do parlamento russo intervieram, apelando ao povo russo para fazer greve e protestar contra o golpe. Quando os soldados tentaram prender Yeltsin, eles encontraram o caminho para o prédio do parlamento bloqueado por civis armados e desarmados. O próprio Yeltsin subiu a bordo de um tanque e falou através de um megafone, pedindo às tropas que não se voltassem contra o povo e condenando o golpe como um “novo reinado de terror”. Os soldados recuaram, alguns deles optando por se juntar à resistência. Depois que milhares tomaram as ruas para se manifestar, o golpe desmoronou depois de apenas três dias.

Gorbachev foi libertado e levado de avião para Moscou, mas seu regime havia sofrido um golpe mortal. Nos meses seguintes, ele dissolveu o Partido Comunista, concedeu independência aos estados bálticos (Lituânia, Letônia, Estônia) e propôs uma federação mais livre e baseada na economia entre as repúblicas restantes. Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou. Yeltsin capitalizou sua derrota no golpe, emergindo dos escombros da ex-União Soviética como a figura mais poderosa em Moscou e o líder da recém-formada Comunidade de Estados Independentes (CEI). 🇷🇺🙋‍♂️🙋‍♀️ 🇷🇺 

#30anosdogolpedemoscou
#historiadauniaosovietica
#crisedosocialismoreal

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto: 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...