⏳❤️⌛🧡⏳💛⌛💚⏳💙⌛
♒ Num dia como hoje, 12 de setembro, há exatamente 81 anos, perto de Montignac, na França, uma coleção de pinturas rupestres pré-históricas é descoberta por quatro adolescentes que encontraram a antiga obra de arte depois de seguir seu cachorro por uma entrada estreita em uma caverna. Estupefatos ao encontrar pinturas sobre a parede rochosa, avisam seu professor Léon Laval. Estava sendo descoberta a gruta Lascaux, considerada pelos arqueológos como a "Capela Sistina" da Pré-História. As pinturas de 15.000 a 17.000 anos, consistindo principalmente de representações de animais, estão entre os melhores exemplos de arte do período Paleolítico Superior.
Estudada pela primeira vez pelo arqueólogo francês Henri-Édouard-Prosper Breuil, a gruta Lascaux consiste em uma caverna principal com 20 metros de largura e 5 metros de altura. As paredes da caverna são decoradas com cerca de 600 animais e símbolos pintados e desenhados e cerca de 1.500 gravuras. As imagens retratam com detalhes excelentes vários tipos de animais, incluindo cavalos, veados, veados, bovinos, felinos e o que parecem ser criaturas míticas. Há apenas uma figura humana representada na caverna: um homem com cabeça de pássaro e falo ereto. Os arqueólogos acreditam que a caverna foi usada por um longo período como centro de caça e rituais religiosos.
No dia 27 de dezembro de 1940, o sítio, que também ficou conhecido como “A Capela Sistina do Perigord” (Perigord, departamento da Dordonha, França), foi declarado monumento histórico. A gruta Lascaux foi aberta ao público em 1948, mas foi fechada em 1963 porque as luzes artificiais haviam desbotado as cores vivas das pinturas e causado o crescimento de algas sobre algumas delas. Uma réplica da caverna Lascaux foi inaugurada nas proximidades em 1983 e recebe dezenas de milhares de visitantes anualmente. 👨👩👧👧👨👨👧👦👨👨👦👦👨👨👧👧
#81anosdadescobertadagrutalascaux
#historiadaarterupestre
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto: 🖱️ Site do History Channel - EUA
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário