🖤 🇵🇹🇧🇷 🎶 🇧🇷🇵🇹 🖤
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 15 de setembro, há dois anos, morria o cantor português ROBERTO LEAL, aos 67 anos, em São Paulo. O artista estava internado há alguns dias devido a uma reação alérgica a um medicamento. Há dois anos ele fazia tratamento contra um câncer.
Roberto Leal nasceu em Macedo de Cavaleiros, em Portugal, e se mudou para o Brasil aos 11 anos com a família. Em São Paulo, ele trabalhou como sapateiro e feirante. Depois, iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas.
Em 1971, ele teve o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita". Após se apresentar no programa Discoteca do Chacrinha, Roberto Leal conquistou grande popularidade. Suas músicas “Bate o Pé”, “Uma Casa Portuguesa” e “A Festa Ainda Pode Ser bonita” também marcaram presença nas paradas brasileiras.
Em 1978, foi protagonista do filme “O Milagre – O Poder da Fé”, inspirado em sua própria vida. No final da década de 1980, voltou para Portugal, onde continuou a gravar, além de apresentar programas de TV. Em 1995, voltou a ser popular depois que os Mamonas Assassinas gravaram "Vira-vira", que satirizava suas músicas. Desde 1998 o cantor estava de volta ao Brasil, onde continuava a lançar discos.
Roberto Leal deixou uma legião de fãs nos dois lados do Atlântico. Sua musicalidade, permeada de referências religiosas, folclóricas, fadistas enchem os ouvidos com um estilo próprio, único, ímpar. Foi-se o artista, mas a obra o tornará eterno. 😞😓😥😢😭
#2anosdamortederobertoleal
#historiadamusicalusobrasileira
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil.
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário