sexta-feira, 24 de setembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 24.09.21 - 1399 Anos do Final da Hégira

👳‍♂️🌙🙏 🕋 🙏🌙🧕

☪️ Num dia como hoje, 24 de setembro, há 1399 anos, o profeta Maomé completou sua Hégira, ou “fuga”, de Meca para Medina para escapar da perseguição. Em Medina, Maomé começou a construir os seguidores de sua religião – o Islã – em uma comunidade organizada e poder árabe. A Hégira mais tarde marcaria o início (ano 1) do calendário muçulmano.

Maomé (Muhammad em árabe), um dos líderes religiosos e políticos mais influentes da história, nasceu em Meca por volta de 570. Seu pai morreu antes dele nascer, e Maomé foi colocado sob os cuidados de seu avô, chefe do prestigioso clã Hashim. Sua mãe morreu quando ele tinha seis anos e seu avô quando ele tinha oito, deixando-o sob os cuidados de seu tio Abu Talib, o novo chefe do clã coraixitas. Quando tinha 25 anos, Maomé casou-se com uma viúva rica, Khadija, 15 anos mais velha. Ele viveu os próximos 15 anos como um comerciante, e sua esposa deu à luz seis filhos: dois filhos, que morreram na infância, e quatro filhas. Ele era uma pessoa que viajou muito e manteve contato com outros povos e culturas. É provável que tenha tido contato com judeus e com cristãos, religiões que eram monoteístas.

De vez em quando, Maomé passava noites em uma caverna no Monte Hira, ao norte de Meca, ruminando sobre as mazelas sociais da cidade. Por volta de 610, ele teve uma visão na caverna em que ouviu a voz de um ser majestoso, mais tarde identificado como o anjo Gabriel, dizer-lhe: “Só há um Deus, que é Alá, e só um profeta, que é Maomé”. Assim começou uma vida de revelações religiosas, que ele e outros coletaram como o Alcorão, ou Corão. Maomé se considerava o último profeta da tradição judaico-cristã e adotou aspectos das teologias dessas religiões mais antigas ao introduzir novas doutrinas.

Atordoado com as visões, Maomé começou a pregar o novo Deus, que era Alá. Apenas seus parentes se converteram à nova religião. O crescimento de uma nova religião monoteísta era uma ameaça aos interesses comerciais e econômicos dos sacerdotes da Caaba. Maomé corria risco de morte, pois os sacerdotes queriam matá-lo. Para escapar dessa ameaça, Maomé fugiu para a cidade de Medina, no ano de 622 d.C. A religião monoteísta de Maomé passou a ser chamada de Islã e seus seguidores eram muçulmanos, que significa "submisso à vontade de Alá".

Maomé estruturou sua religião e organizou um exército de seguidores para reconquistar Meca. Em 630 d.C., eles entraram na Caaba e destruíram os 360 ídolos, só poupando a Pedra Negra. Os sacerdotes foram expulsos. Os cultos pagãos, proibidos. A Caaba foi transformada num centro da nova religião. Seus ensinamentos inspirados trariam unidade à península Arábica. Após a morte de Maomé, a religião islâmica ficou dividida em diversas seitas, sendo as principais os xiitas e os sunitas. 🕉️

#1399anosdofimdahegirademaome
#historiadasgrandesreligioes
#historiaislamica

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel – EUA (adaptado) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...