domingo, 26 de setembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 26.09.21 - 85 Anos do Nascimento de Luís Fernando Veríssimo

🇧🇷 📖✍️ 👴🏻 📖✍️ 🇧🇷

🎉📚  Num dia como hoje, 26 de setembro, há 85 anos, nascia em Porto Alegre, Luis Fernando Verissimo, conhecido por suas crônicas e textos de humor, com publicações em vários jornais e revistas do país. Verissimo é também cartunista, tradutor, roteirista e músico - toca saxofone. Ele possui mais de 60 títulos publicados e é filho de outro escritor também muito popular, o saudoso Érico Verissimo. É um dos escritores que mais vendem livros no Brasil.

De 1943 a 45, Érico morou com a família nos Estados Unidos, onde lecionou na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Ao retornar ao Brasil, em 1956, começou a trabalhar na editora Globo de Porto Alegre. Em 1962 transferiu-se para o Rio de Janeiro onde exerceu as atividades de tradutor e redator de publicações comerciais. De volta a Porto Alegre em 1967, Luis Fernando começou a trabalhar como copydesk do jornal Zero Hora e como redator de publicidade. Em pouco tempo já mantinha uma coluna diária, que o consagrou por seu estilo humorístico e uma série de cartuns e histórias em quadrinhos. O primeiro livro, "O Popular", de crônicas e cartuns, foi publicado em 1973.

Sua popularidade cresceu bastante a partir da década de 80, com o livro "O Analista de Bagé", um  fenômeno de vendas em todo o país. Em 1995, o "O Analista de Bagé" chegou à centésima edição. Depois passou a publicar uma página semanal de humor na revista Veja. Em 1983, lançou um novo personagem de muito sucesso, a Velhinha de Taubaté, definida como "a única pessoa que ainda acredita no governo". 

Algumas de suas crônicas foram publicadas nos Estados Unidos e na França em coletâneas de autores brasileiros.
O trabalho do autor também é conhecido na TV, que adaptou para minissérie o livro Comédias da Vida Privada. O programa recebeu o prêmio da crítica como o melhor da TV brasileira. 

Os sucessos de vendas dos seus livros e textos acompanharam a sua carreira e, em 2006, quando completou 70 anos, ele alcançava a marca de mais de 5 milhões de exemplares vendidos. Sem dúvida, é um dos escritores brasileiros de maior consagração do país. Criou personagens "As Cobras", cujas tiras de quadrinhos são publicadas em diversos jornais. Atualmente, o autor escreve para os jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo e O Globo. 📰 📰 📰

#85anosdeluisfernandoverissimo
#historiadaliteraturabrasileira
#GrandesEscritoresBrasileiros

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo🖋️ professor e historiador.

📖 Fontes consultadas:

📺 Canal History do Brasil.
🖱️ Site O Pensador (adaptados) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...