segunda-feira, 27 de setembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 27.09.21 - 481 Anos da Aprovação da Ordem dos Jesuítas

🕯️🙏🛐🙏🕯️

💒✝️ Num dia como hoje, 27 de setembro, há exatamente 481 anos, em Roma, a Companhia de Jesus – uma organização missionária católica romana – recebia sua carta constitutiva do Papa Paulo III. A ordem dos Jesuítas desempenhou um papel importante na Contrarreforma e, por fim, conseguiu converter milhões ao redor do mundo ao catolicismo.

O movimento jesuíta foi fundado por Inácio de Loyola, um soldado espanhol que se tornou sacerdote, 15 em agosto de 1534. Os primeiros jesuítas – Inácio e seis de seus alunos – fizeram votos de pobreza e castidade e fizeram planos para trabalhar pela conversão dos muçulmanos. Se viajar para a Terra Santa não fosse possível, eles juraram se oferecer ao papa para o trabalho apostólico. Incapazes de viajar para Jerusalém por causa das guerras turcas, eles foram a Roma para se encontrar com o papa e solicitar permissão para formar uma nova ordem religiosa. Em 27 de setembro de 1540, o Papa Paulo III aprovou o esboço de Inácio da Sociedade de Jesus, e a ordem dos Jesuítas nasceu.

Sob a liderança carismática de Inácio, a Companhia de Jesus cresceu rapidamente. Seus seguidores se autodenominavam de "soldados de Cristo" por causa da disciplina e da hierarquia imposta aos membros da Ordem. Seu lema era "Ad majorem Dei gloriam" (Para a maior glória de Deus). Diferentemente da maioria das ordens monásticas medievais, os jesuítas não se contentavam em abrigar monges ansiosos em salvar a própria alma, mas buscavam salvar as almas alheias, com disciplina, método e fidelidade total ao papa.

Os missionários jesuítas desempenharam um papel de liderança na Contrarreforma e reconquistaram muitos dos fiéis europeus que haviam sido perdidos para o protestantismo. Durante a vida de Inácio, os jesuítas também foram enviados para a Índia, Brasil, região do Congo e Etiópia. A educação era de extrema importância para os jesuítas e, em Roma, Inácio fundou o Colégio Romano (mais tarde chamado de Universidade Gregoriana) e o Germânico, uma escola para padres alemães. Os jesuítas também dirigiam várias organizações de caridade, como uma para ex-prostitutas e outra para judeus convertidos. Quando Inácio de Loyola morreu em 31 de julho de 1556, havia mais de 1.000 padres jesuítas.

Durante o século seguinte, os jesuítas estabeleceram ministérios em todo o mundo. Os “Black-Robes”, como eram conhecidos na América nativa, freqüentemente precederam outros europeus em sua infiltração em terras e sociedades estrangeiras. A vida de um jesuíta era um risco imenso, e milhares de padres foram perseguidos ou mortos por autoridades estrangeiras hostis à sua missão de conversão. No entanto, em algumas nações, como Índia e China, os jesuítas foram recebidos como homens de sabedoria e ciência.

Com a ascensão do nacionalismo no século XVIII, a maioria dos países europeus suprimiu os jesuítas e, em 1773, o papa Clemente XIV dissolveu a ordem sob pressão dos monarcas Bourbon. No entanto, em 1814, o Papa Pio VII cedeu à demanda popular e restabeleceu os Jesuítas como uma ordem, e eles continuam seu trabalho missionário até hoje. Inácio de Loyola foi canonizado um santo católico em 12 de março de 1622.

Os jesuítas desempenharam papel fundamental na catequese dos povos nativos das colônias portuguesas e espanholas da América. Organizados em missões (ou reduções), eles eram convertidos à fé católica, aprendiam a ler e a escrever e também a exercer algum ofício. Os primeiros jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, junto com Tomé de Sousa para fundar a primeira capital do Brasil, Salvador na Bahia. O padre Manoel da Nóbrega era o superior da Companhia de Jesus no Brasil, e juntamente com José de Anchieta, fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo.

O grande poderio e influência dos jesuítas na América portuguesa foram contestados durante a administração do Marquês de pombal (1750-1777), gerando um conflito de interesses entre a Companhia de Jesus e o governo, que culminou com a expulsão dos membros dessa ordem religiosa do Brasil em 1759, retornando apenas em 1844. 😞😓😥

#481anosdaaprovacaodaordemdosjesuitas
#historiadasordensreligiosas

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel – EUA (os dois últimos parágrafos são nossos) 

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...