quarta-feira, 29 de setembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 29.09.21 - 474 Anos do Nascimento de Miguel de Cervantes

🇪🇸 📖✍️ 👨 📖✍️ 🇪🇸

🎉📚  Num dia como hoje, 29 de setembro, há 474 anos, nascia em Acalá de Henares, na Espanha, MIGUEL DE SERVANTES Saavedra, escritor, dramaturgo e poeta; autor de uma das obras mais importantes da literatura universal: Dom Quixote de la Mancha, o livro mais publicado e traduzido da história depois da Bíblia, considerada uma das melhores de ficção já escritas. Esta obra é definida pela crítica como o primeiro romance moderno. A influência de Cervantes se tornou tão grande que a língua espanhola também é chamada como "a língua de Cervantes". Dom Quixote teve sua primeira parte publicada em 1605, e a segunda em 1615.

Em 1569, Cervantes mudou-se para Roma, onde trabalhou com Giulio Acquaviva, um padre rico que se tornou cardeal no ano seguinte. Como soldado, participou na Batalha de Lepanto (1571), onde perdeu a mão esquerda, e posteriormente em várias expedições sob o comando do Capitão Manuel Ponce de León, alistando-se na marinha espanhola e continuou sua vida militar até 1575, quando foi capturado por piratas argelinos. Ele ficou cinco anos vivendo em regime de escravidão por cinco anos até que foi pago um resgate pela sua liberdade. Em seguida, retornou para Madri. Em 1584, em Toledo, casou-se com Catalina de Salazar y Palacios.
 
Em 1585, Cervantes publicou um romance pastoral chamado La Galatea. Depois, com problemas financeiros, trabalhou como fornecedor para a Armada Espanhola e, mais tarde, como coletor de impostos. Em 1597, por causa de problemas com suas finanças nos três anos anteriores, foi para a Cadeia Crown de Sevilha. Em 1605, quando estava em Valladolid, seu livro Dom Quixote, publicado em Madri, alcançou enorme sucesso e marcou seu retorno ao universo literário. Dois anos depois, já de volta a Madri, ele escolheu essa cidade para viver e trabalhar até sua morte.

Suas obras incluem "La Galatea" (1585), "O engenhoso cavalheiro Dom Quixote de la Mancha" (1605), "Romances exemplares" (1613), "Viagem de Parnaso" (1614), "O engenhoso cavalheiro Dom Quixote de la mancha ”(1615), segunda parte de Dom Quixote, e“ Oito comédias e oito aperitivos nunca representados ”(1615).

Ele morreu em 22 de abril de 1616 e foi sepultado em 23 de abril, em Madrid. Sua obra permanece atemporal, inesquecível e essencial para os amantes da literatura. Seus personagens Dom Quixote e Sancho Pança seguem encantando gerações de leitores pelos quatro cantos do mundo. 👏👏👏👏👏👏

#474anosdonascimentodemigueldecervantes
#historiadaliteraturaespanhola
#GrandesEscritoresMundiais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Brasil.
📺 Canal History Latino-America. (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...