domingo, 17 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 17.10.21 - 174 Anos do Nascimento de Chiquinha Gonzaga

🎶❤️🎤🎻 👩🏻‍🦱  🪗🎤❤️🎶

🎉🎙️Num dia como hoje, 17 de outubro, há 174 anos, nascia Francisca Edwiges Neves Gonzaga, conhecida como CHIQUINHA GONZAGA, pianista, compositora e maestrina. Ela foi a primeira grande personalidade feminina da música brasileira. Entre seus sucessos está “Ó abre alas”, a primeira marchinha de Carnaval da história.

Chiquinha Gonzaga nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 1847. Seu pai era general do exército e sua mãe era de família humilde, filha alforriada (ou seja, libertada) de uma escrava. A menina foi educada em uma boa escola e com professor particular de música. Ao mesmo tempo, frequentava os ambientes de cultura negra, como rodas de lundu e de umbigada, herança cultural de seu lado materno. Cresceu em um ambiente musical e desde pequena mostrou que tinha talento para a música. Fez sua primeira composição quando tinha 11 anos: “Canção dos pastores”, uma cantiga de Natal.

Chiquinha foi uma mulher de vanguarda no século XIX, quando as mulheres se limitavam ao ambiente doméstico. Ela se casou obrigada, quando tinha 16 anos, com um oficial da Marinha. O casal teve três filhos. Chiquinha sentia-se oprimida pelo autoritarismo do marido, que não gostava que ela tocasse piano. Ela separou-se dele, o que era um escândalo na época. Depois, casou-se de novo e teve mais uma filha, mas separou-se novamente. Por desafiar os padrões familiares de seu tempo, foi bastante criticada. Seus ex-maridos ficaram com a guarda dos filhos. Apenas o filho mais velho continuou a viver com ela.

Sozinha, garantiu seu sustento e o do filho como professora de piano por muito tempo. Como não tinha dinheiro para se vestir com o rigor das mulheres daquele tempo, ela confeccionava seus próprios vestidos e trocava os caros chapéus, tão em voga, por lenços de seda. Chiquinha frequentava as rodas de música boêmias, o que não era aceito pela sociedade. Sempre pioneira, ajudou a introduzir a música popular nos salões elegantes e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Também participou ativamente do movimento pela abolição da escravatura no país.

A obra de Chiquinha Gonzaga abrange vários gêneros: valsas, polcas, tangos, maxixes, modinhas e outros. Quando ela tinha 30 anos, em 1877, estreou como compositora. Sua primeira composição foi a polca “Atraente”. Depois vieram “Corta-jaca”, “Lua branca” e muitas outras. Ao todo, ela compôs cerca de 2 mil músicas. Chiquinha também escreveu mais de 70 composições para o teatro musicado. Nessa área, estreou com a trilha para a opereta A corte na roça, de 1885. Seu maior sucesso foi a opereta Forrobodó, encenada em 1912.

Já era figura famosa na música de salão quando criou, para o cordão Rosa de Ouro, a marchinha “Ó abre alas”, em 1899. A música se tornou uma espécie de hino do Carnaval brasileiro. Nessa época, estavam surgindo os primeiros blocos e cordões carnavalescos nas ruas. Também por volta de 1899, Chiquinha conheceu um músico jovem, 36 anos mais novo que ela, e iniciou um relacionamento com ele. Os dois continuaram juntos até o fim da vida dela. Chiquinha Gonzaga morreu em 28 de fevereiro de 1935, com 87 anos, no Rio de Janeiro.

Em sua homenagem hoje se comemora o Dia Nacional da MPB, criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. O Google aproveitou o dia 17 de outubro de 2018 para fazer uma bonita homenagem à Chiquinha Gonzaga. Neste dia substituiu o logo do buscador em sua página principal por um Doodle animado que retrata a artista. A Rede Globo exibiu entre 12 de janeiro a 19 de março de 1999 a Minissérie Chiquinha Gonzaga (disponível no Globoplay) com direção geral de Jayme Monjardim. Escrita por Lauro César Muniz, o folhetim contou com as atrizes Gabriela Duarte, na primeira fase, e Regina Duarte, na segunda, como protagonistas. A minissérie foi lançada em DVD em 2008 e vendida para vários países. 🎥🎬📺

#174anosdonascimentodechiquinhagonzaga
#historiadamusicapopularbrasileira
#DiaNacionaldaMPB

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Memória Globo
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB. (o último parágrafo é nosso) 🙂

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...