quinta-feira, 21 de outubro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 21.10.21 - 132 Anos da Morte de Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá

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🔩 Irineu Evangelista de Sousa, também conhecido como VISCONDE DE MAUÁ ou BARÃO DE MAUÁ, foi muito mais do que um empresário do período imperial, ele foi um visionário que tentou implementar um projeto de modernização, mas infelizmente foi sabotado pela elite aristocrática escravocrata da época. Muito cedo ele perdeu o pai e foi mandado para o Rio de Janeiro onde tornou-se guarda-livros do comerciante Antônio Pereira de Almeida em 1824. Aos 17 anos foi admitido para atuar na empresa especializada em importação do escocês Richard Carruther. Aprendeu inglês e contabilidade, tornando sócio e gerente da empresa aos 23 anos. Irineu transformou o Brasil, posicionando definitivamente o país no rumo do progresso industrial, do desenvolvimento e da modernização. Foi responsável pela organização da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas no ano de 1952. Esta companhia construía embarcações de navios a vapor no estaleiro da Ponta da Areia, empregando mais de mil operários, se tornando a maior empresa do país. Em 1866 o império concedeu a liberdade de navegação do rio as todas as nações, levando o Barão de Mauá a desistir do empreendimento transferindo seus interesses a empresas britânicas.

💡Dentre suas principais realizações, destaca-se a construção da primeira ferrovia brasileira. Construída no Estado do Rio de Janeiro, na qual recebeu o nome de Estrada de Ferro Mauá ligando um porto no fundo da baía de Guanabara à Raiz da Serra de Petrópolis. Foi inaugurada no ano de 1854, seu principal objetivo era suprir a necessidade infra estrutural de escoamento de produtos na época do Império. Em 25 de março de 1854, sucedeu a Fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro, esta possibilitou a implantação da moderna iluminação pública na capital. Dois anos depois, a Companhia já iluminava a cidade através de 3.027 lampiões públicos, atendendo 3.200 residências e três teatros.
 
🛠️ Além destas, existem inumeráveis feitos de Mauá, como exemplo a construção do princípio da primeira estrada pavimentada, entre Petrópolis e Juiz de Fora; a construção da estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí; a instalação do cabo submarino telegráfico, ligando o Brasil à Europa, em 1874; a canalização do Rio Maracanã em 1850; a inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II em 1858 e a organização da companhia carris de ferro J. Botânico no ano de 1862.

🛡️ Em 1874, foi nomeado Visconde de Mauá, uma das mais ilustres figuras da história brasileira, destacando-se como comerciante, armador, industrial, banqueiro, diplomata e um dos grandes opositores da escravatura e do tráfico de escravos, bem como o precursor do liberalismo econômico no Brasil. Diante de tantas realizações terminou sua vida falido, Mauá se viu na obrigação de vender a maioria de suas empresas a capitalistas estrangeiros. Com problemas de saúde, sofrendo com a diabetes, buscou pagar todas as dívidas concluindo com nobreza todas as suas atividades, embora sem patrimônio. E no mesmo ano em que os militares golpeavam o velho Império, proclamando a República, o Visconde de Mauá terminou sua empreitada terrestre, exatamente hoje, há 132 anos.

#132anosdamortedobaraodemaua
#historiaeconomicadobrasil

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site Biografia Resumida (apaptado) 🙂

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