sexta-feira, 19 de novembro de 2021

🇧🇷 CINCO CURIOSIDADES SOBRE A BANDEIRA NACIONAL 🇧🇷

👏🏻 ❤️ 🇧🇷 ❤️ 👏🏻

✅ A atual bandeira foi projetada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos (ambos positivistas), pelo professor de astronomia Manuel Pereira Reis, com desenho do artista e caricaturista Décio Vilares. A inspiração foi a Bandeira do Império, nossa oitava bandeira, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret em 1822. No lugar da esfera azul, o centro da Bandeira do Império trazia um brasão com ramos de café e tabaco e uma coroa dourada, representando a monarquia do Brasil Imperial.

✅ A primeira bandeira brasileira adotada após a proclamação da República era uma cópia da bandeira norte-americana, com as cores verde e amarelo nas faixas substituindo o branco e vermelho deles. Os Estados Unidos eram um exemplo para os republicanos brasileiros por terem sidos os primeiros a conseguirem a independência em 1776. Essa bandeira foi proposta por Rui Barbosa e chegou a ser hasteada no navio Alagoas que levou a família imperial ao exílio.

✅ Ao contrário do que comumente se diz o verde não representa as florestas, nem o amarelo as nossas riquezas mineirais, especificamente o ouro; mas sim as casas dinásticas dos Braganças, a qual pertencia D. Pedro I, representada na cor verde, e a casa dos Habsburgos, a qual pertencia a imperatriz Maria Leopoldina.

✅ A disposição das estrelas no círculo azul não é aleatória; mas sim a mesma posição astronômica das constelações vistas à partir da cidade do Rio de Janeiro na manhã do dia 15 de novembro de 1889, às 8:30 h. Apesar de certa inexatidão astronômica, nesse momento ocorria à passagem da constelação do Cruzeiro do Sul pelo meridiano do Rio de Janeiro e, em vista disto, convencionou-se considerar aquele horário como sendo o da Proclamação de nossa República. Cada estrela representa um Estado da federação e a estrela Sigma da Constelação do oitante, também chamada de "Polaris Australis" ou "Estrela Polar do Sul" representa o Distrito Federal. Acima da faixa branca, temos a estrela Espiga que representa o Estado do Pará, que na época da proclamação da República, era o Estado cuja capital, Belém, era mais ao norte do país.

✅ O lema "ordem e progresso" inscrito na faixa branca tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". Os primeiros anos da República foram marcados por medidas inspiradas no positivismo, como a separação oficial entre o Estado brasileiro e a Igreja católica. Outra curiosidade do Ordem e Progresso é que a frase é escrita em verde, e não em preto. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

#diadabandeira
#historiadossimbolosnacionais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Para saber mais sobre o projeto Muita História pra Contar acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...