segunda-feira, 8 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 08.11.21 - 1 Ano da Morte da Cantora Vanusa

🎶🖤🎤🎻 👩‍🦳 🎺🎤🖤🎶

🎤😭 Num dia como hoje, 8 de novembro, há um ano, se calava para sempre VANUSA Santos Flores, uma das maiores cantores brasileiras. Nascida em Cruzeiro, no Vale do Paraíba paulista, Vanusa tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions aos 16 anos. Em 1966, durante os últimos anos da Jovem Guarda, apresentou-se no programa O Bom, de Eduardo Araújo, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Logo, foi contratada pela RCA Victor e fez sucesso com a canção "Pra Nunca Mais Chorar".

Em 1968, gravou seu primeiro disco, estreando ainda como compositora em três canções. Cinco anos depois, em seu quarto LP, já como contratada da gravadora Continental, lançou seu maior sucesso: "Manhãs de Setembro". Em 1975, lançou outro hit: "Paralelas", composição de Belchior. Em 1977, protagonizou ao lado de Ronnie Von a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi. Ao longo de sua carreira, gravou 23 discos e vendeu mais de três milhões de cópias. Representou o país em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Por dois anos seguidos foi eleita a Rainha da Televisão. 

A cantora foi casada duas vezes: com o músico Antônio Marcos e com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci. Em 1997, publicou sua autobiografia: "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!". Em 2005, participou de vários concertos comemorativos aos 40 anos da Jovem Guarda. A partir de 2009 começou a apresentar problemas de saúde, sofrendo episódios de desorientação. Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em vinte anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro.

O principal sucesso de Vanusa deu nome a série que estreou este ano no streaming da Amazon Prime Vídeo. Manhãs de Setembro conta a história de Cassandra (Liniker), uma mulher trans que trabalha como motogirl em São Paulo e que tem na música sua maior força. Ela precisou abandonar sua cidade para realizar seu sonho de se tornar cover de Vanusa, cantora brasileira que fez sucesso na década de 70. Dirigida por Luís Pinheiro e Dainara Toffoli, a série já foi renovada para uma segunda temporada.

Nos últimos anos, a cantora teve depressão e ficou muito debilitada devido a problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso. De agosto a setembro deste ano, esteve internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores. Há exatamente um ano ela veio a falecer por volta das 5h30 da manhã por causa de uma insuficiência respiratória. Coincidentemente Vanusa deixou este mundo no mesmo dia em que seu ex-esposo, o falecido cantor Antônio Marcos, faria 75 anos de nascimento. Vanusa deixou três filhos: Amanda e Aretha do casamento com Antônio Marcos, e o produtor musical Rafael Vannucci do casamento com Augusto César Vannucci.

Até hoje suas canções são lembradas por fãs saudosos da voz potente e eloquente que cantava a emancipação feminina numa época em que isso era apenas um sonho a ser construído. Vanusa é inesquecível! 👏👏👏👏👏👏

#1anodamortedevanusa
#historiadamusicapopularbrasileira
#VanusaEterna

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📺 Canal History Channel do Brasil
🖱️ Enciclopedia Itau Cultural - versão WEB
🖱️ Portal Cravo Albin da Música Popular Brasileira

👉 Para saber mais sobre Antônio Marcos, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...