quinta-feira, 11 de novembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 11.11.21 - Faltam 300 Dias para o Bicentenário da Independência do Brasil

🇧🇷 🤩🎉 2️⃣0️⃣0️⃣ 🎉🥳 🇧🇷

⚜️ 📆 A partir de hoje, 11 de novembro de 2021, começa a nossa contagem regressiva rumo ao bicentenário da Independência brasileira, que será comemorado em 7 de setembro de 2022. São duzentos anos da emancipação política do Brasil, uma liberdade que não se estendeu para outros aspectos da sociedade brasileira, como por exemplo, para os que eram então escravizados na época, que tiveram que esperar até 1888 para que fosse feita a abolição total e irrestrita. Foram anos de um processo de emancipação, permeados por muitas lutas e revoltas, como as Conjurações Mineira de 1789 e a Baiana de 1798, a Revolução Pernambucana de 1817, todas com claros ideais separatistas, pautadas na vontade de romper definitivamente os laços coloniais que uniam Brasil e Portugal.

A invasão do território português pelas tropas napoleônicas em 1807 pressionou uma vinda, ou melhor fuga da família real portuguesa ao Brasil, vindo a Coroa Portuguesa a se estabelecer em sua colônia, mais precisamente no Rio de Janeiro em 1808. Os desdobramentos da estadia da corte portuguesa no Brasil se deram nos campos econômico, com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 1808, o que na prática, representou o fim do monopólio comercial lusitano, um dos pilares do colonialismo; e a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves em 1815, assinalando assim o fim do período colonial brasileiro, uma conquista que resultou numa maior autonomia política-administrativa.

A volta de D. João VI para Lisboa, forçado pela Revolução Liberal do Porto de 1820, deixou um caminho pavimentado para a independência. Os colonos norte-americanos saíram na frente em 1776, seguidos pelo Haiti em 1791, e demais países que formavam a América espanhola. Ironicamente, coube a um príncipe português da casa dinástica dos Braganças, capitanear o processo que resultaria no famoso "grito do Ipiranga", que teria ecoado no dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro decidiu oficializar o rompimento definitivo com a Corte de Lisboa, após ser pressionado a retornar para Portugal.

Carregado de significados e símbolos, até hoje a imagem do "grito do Ipiranga" é alvo de questionamentos de pesquisadores e historiadores, que buscam nele e nos demais acontecimentos que se seguiram a formação de uma nação, que havia nascido ainda sem nacionalidade, mas que conseguiu permanecer unificada, ao contrário da dividida América Espanhola fragmentada em vários países. E assim nasceu o Brasil independente de 1822. Livre do colonialismo português, mas orbitando sob a esfera do capitalismo inglês, um país cuja maioria da população ainda era escrava, e o poder estava agregado à posse da terra. 

São duzentos anos a serem percorridos. Duzentos anos a serem lembrados e estudados. Dois séculos de História que forjaram e formaram aquilo que hoje somos enquanto país, enquanto nação independente.

A partir de hoje, começamos a contar os dias que faltam para a grande celebração de 2022, um ano atípico para os historiadores e amantes da História, pois ao mesmo tempo que celebraremos o bicentenário da Independência, vamos também lembrar dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou a introdução do modernismo no Brasil, e também dos 100 anos da morte do escritor Lima Barreto. Sem esquecer que ano que vem teremos Copa do Mundo e eleições! Um ano que promete, sem dúvida, e que não faltará... muita História pra Contar! ⏳❤️⌛

#rumoaos200anosdeindependencia
#historiadaemancipacaopoliticabrasileira
#contagemregressivaparaobicentenariodaindependencia

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

👉 Saiba mais sobre o projeto Muita História pra Contar, clicando nos links da página abaixo:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...