🔥🏠🔥 💒 🔥🏠🔥
💣🇳🇱 Após atacarem e conquistarem Recife em 1630, os holandeses miram suas forças contra a vila de Olinda, então sede da Capitania de Pernambuco na época, atacando e destruindo o vilarejo, reduzindo a cinzas boa parte das habitações e parte da Igreja da Sé. As imagens dos santos católicos quando não eram destruídas, foram degoladas (os holandeses professavam o protestantismo). Com o incêndio, instituições como as ordens religiosas dos Carmelitas e Jesuítas não puderam se reestruturar.
A Olinda do período não tinha uma população que vivesse o lugar durante todo o tempo. Os habitantes eram, no geral, senhores de engenho donos de plantações de cana-de-açúcar que vinham para negociar e depois voltavam para o interior. "A população era sazonal e o objetivo dos holandeses era o de desagregar e não ocupar a cidade", segundo a historiadora Aneide Santana.
Olinda é uma das cidades mais antigas do Brasil. Sua fundação se deu em 1535 por Duarte Coelho, sendo elevada à categoria de vila em 12 de março de 1537. Foi a primeira capital de Pernambuco, perdendo esse status em 1837, após a Guerra dos Mascates. A Unesco a declarou Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade em 1982. 💒⏳ 👏👏👏
#390anosdoincendiodeolinda
#guerrasbrasileirasnoperiodocolonial
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
👉 Conheça o projeto MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR:
⏳muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário