domingo, 5 de dezembro de 2021

HOJE NA HISTÓRIA - 05.12.21 - 151 Anos da Morte de Alexandre Dumas, pai

🛡️ ⚔️ 👑 ⚔️ 🛡️

⚜️ Quem nunca ouviu falar de Athos, Porthos e Aramis, e seu companheiro inseparável Dartagnan? Personagens principais do romance "Os Três Mosqueteiros" (que na verdade é a primeira parte de uma trilogia continuada nos livros "Vinte Anos Depois" e "O Visconde de Bragelonne") eles foram criados por Alexandre Dumas (pai) principal escritor francês do gênero "capa e espada", romance cujos personagens fictícios interagem com personagens históricos reais como o rei Luís XIII, o cardeal Richilieu e o Duque de Buckingham em fatos históricos que realmente aconteceram.

Alexandre Dumas nasceu nos arredores de Paris, em 24 de julho de 1802. Seu pai era Thomas-Alexandre Davy de La Pailleterie, filho do marquês de La Pailleterie com Marie Cessette Dumas, uma escrava negra de uma colônia francesa nas Antilhas. Thomas-Alexandre foi soldado e serviu à monarquia antes da Revolução Francesa. Ele adotou o sobrenome Dumas em 1786. Mais tarde, tornou-se general do exército de Napoleão. A família passou por tempos difíceis, especialmente após a morte do general Dumas, em 1806, e o jovem Alexandre foi a Paris para tentar a vida como advogado.

Ele conseguiu uma colocação na casa do duque de Orleáns, futuro rei Luís Filipe, mas decidiu tentar a sorte no teatro. Fez contato com o famoso ator François-Joseph Talma e com os jovens poetas que lideravam o movimento literário chamado romantismo.

Embora continuasse a escrever peças, Dumas voltou a atenção para os romances históricos, trabalhando frequentemente com colaboradores (especialmente o escritor Auguste Maquet). Com isso, conseguiu escrever inúmeras obras. Segundo alguns críticos, porém, ele nem sempre apresentava os fatos históricos de maneira precisa. O maior interesse de Dumas estava na criação de narrativas empolgantes com fundo histórico, geralmente passadas nos séculos XVI ou XVII.

Alexandre Dumas também é o autor dos romances "O Homem da Máscara de Ferro" e "O Conde de Monte Cristo". 151 anos após sua morte, a obra de Alexandre Dumas ainda é revisitada em filmes, séries, novas edições de seus livros, adaptações, etc... E o lema dos mosqueteiros ainda ecoa na mente daqueles que amam sua obra: "um por todos e todos por um". 🗡️🗡️🗡️

#151anosdamortedealexandredumas
#historiadaliteratura

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Fonte consultada 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB

⏳muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...