⏳🎂⌛ ❤️ ⌛🍰⏳
🎉 Num dia como hoje, 12 de dezembro, há 107 anos, nascia em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, ORLANDO VILLAS-BÔAS, um dos mais influentes sertanistas e indigenistas brasileiros. Curiosamente, ele veio a falecer na mesma data, 12 de dezembro, há 19 anos, em São Paulo. Juntamente com os irmãos Cláudio Villas-Bôas, e Leonardo Villas-Bôas, Orlando foi um dos responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingú em 1961, localizado em São Félix do Araguaia, Mato Grosso.
Orlando foi uma referência na sua área e fez o reconhecimento de numerosos acidentes geográficos do Brasil central. Foi indicado duas vezes para o Prêmio Nobel da Paz, com Cláudio, em 1971 e, em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas. Sua saga e a de seus irmãos na luta pela preservação da cultura e dos povos indígenas inspirou o filme "Xingu" (BRA/2011) dirigido por Cao Hamburger e disponível no streaming da Globoplay.
Crítico da influência do homem branco no ambiente indígena, Orlando destacava que, 400 anos depois do início da colonização europeia, cada uma das tribos assentadas às margens do Xingu mantinha sua própria cultura e identidade. Orlando e seus irmãos ajudaram a consolidar o Parque Indígena do Xingu com o apoio do marechal Rondon, de Darcy Ribeiro e do sanitarista Noel Nutels. Orlando chegou, em 1961, a administrar o Parque. Também foi autor de 14 livros e ajudou a fundar a Funai. Seu nome sempre será lembrado pelo importante papel que desempenhou na defesa dos povos indígenas brasileiros. 👊💪👊
#107anosdonascimentodeorlandovillasboas
#19anosdamortedeorlandovillasboas
#historiadosertanismobrasileiro
#historiadoindiginismobrasileiro
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil (adaptado) 🙂
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário