🎹 😥🎶😢 🎧 😪🎵😓🎸
✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 14 de dezembro, há exatamente um ano, morria no Rio de Janeiro, Paulo César Santos, conhecido como PAULINHO, vocalista do Roupa Nova, aos 68 anos. O músico estava internado desde o início de novembro, quando contraiu COVID-19. Ele começou a fazer sucesso no início dos anos 1980, quando sua banda se consolidou como uma das mais populares do Brasil.
Nascido no Rio de Janeiro, Paulinho se tornou músico profissional na década de 1970, quando integrou a banda Os Famks. Desde 1978, o conjunto se consolidou com a formação composta por Paulinho (percussão e vocal), Serginho Herval (bateria e vocal), Nando (baixo e vocal), Kiko (guitarra e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (piano, teclados e vocal).
Depois de assinar um contrato de gravação com a Polygram, em 1980 a banda é renomeada como Roupa Nova, sob sugestão do produtor musical Mariozinho Rocha. Seu estilo acessível, marcado por harmonias vocais sofisticadas, logo levaria o conjunto ao sucesso.
O Roupa Nova se consagrou a partir do segundo disco da carreira, lançado em 1982, com a clássica Clarear, que se tornou tema da novela "Jogo da Vida" (TV Globo). Naquela década, as músicas da banda fizeram parte de outras trilhas sonoras de novelas globais de sucesso, como "Um Sonho a Mais" e "Roque Santeiro". Nos anos seguintes, suas canções emplacaram em diversas estações de rádio brasileiras. Entre os principais sucessos da banda estão canções como Sapato Velho, Anjo, Whisky-a-Go-Go, Chuva de Prata, Linda Demais e Dona.
Em setembro de 2020, Paulinho passou por um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. Ele respondeu bem ao tratamento, mas depois precisou ser novamente internado para tratar da COVID-19.
Crescemos com nossos sonhos de amor embalados pelas canções do Roupa Nova. Quantas lembranças boas essas canções eternizaram em nossa memória afetiva. E assim foi de geração em geração. Os anos passaram, mas para aquele grupo, que mais parecia uma família unida pela música, o amor que eles cantavam e encantavam fez as coisas pararem no tempo. Nem parecia que Roupa Nova estava envelhecendo e com ele os dilemas da proximidade da finitude...
Há um ano, seu principal vocalista encerrou sua trajetória terrena, escrevendo a última página de sua história. Mas quem disse que a morte mata a arte? Pode levar o artista, o ser humano, mas dificilmente apagará da memória de centenas de pessoas os bons e inesquecíveis momentos vividos e embalados ao som de "Volta pra Mim", "Meu Universo é Você", e outros tantos sucessos. Valeu Paulinho. Descanse em paz! 😞😓😥😢😭
#1anodamortedepaulinhoroupanova
#historiadamusicapopularbrasileira
#lutoporpaulinhoroupanova
🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto 📺 Canal History Brasil (os dois últimos parágrafos são nossos).
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário