❤️🇫🇷 📖✍️ 🤨 📖✍️ 🇫🇷❤️
🎂🎉 Num dia como hoje, 14 de dezembro, há 518 anos, nascia em Saint-Rémy, na França, por volta do meio-dia, Michel de Nostredame, ou Miquèl de Nostradama, mais conhecido como o lendário NOSTRADAMUS. Contudo, alguns autores dizem que sua verdadeira data de nascimento seria em 21 de dezembro do mesmo ano. Médico da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos seus colegas do século XVI), ele ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Sua obra mais famosa, As Profecias, é apontada por alguns como um livro com previsões codificadas do futuro. Ele chegou a ser conselheiro de três reis franceses: Henrique II, Francisco II e Carlos IX.
Nostradamus era filho de Jaime de Notredame, um tabelião daquele lugar; sua mãe era Renée de Saint-Rémy, seus avós paternos e maternos eram profundos conhecedores das ciências matemáticas e da medicina. A família de Nostradamus, segundo alguns, era de origem judaica, da tribo de Issacar, convertida ao cristianismo. Ele afirmou ter recebido conhecimento de ciências matemáticas diretamente de seus avós; e no prólogo dos seus séculos ele mesmo afirma que lhe transmitiram o dom de prever o futuro.
Ele estudou medicina em Montpellier e começou a trabalhar como médico em 1525. Ele tratou vítimas da peste no sul da França. Seu sucesso na cura de pessoas muito doentes lhe rendeu a reputação de médico excepcional. Nesse período, ele se casou com uma jovem da alta sociedade, de quem teve dois filhos, um menino e uma menina. Os três morreram e Nostradamus tomou a decisão de se estabelecer permanentemente na Provença, sua terra natal. Por volta do ano 1550 ele se estabeleceu em Salon de Provence (França), onde começou a escrever suas profecias.
Nostradamus possuía conhecimentos sobre o ocultismo e, com a sua suposta habilidade de prever o futuro, começou a escrever uma série de almanaques anuais, sendo o primeiro lançado em 1550, e passou a utilizar o seu nome em latim, mudando sua assinatura de Nostredame para Nostradamus. Quando ele lançou o livro As Profecias, muitas pessoas pensaram que ele tinha poderes diabólicos e o chamaram de herege. Contudo, alguns aprovavam suas publicações, pois inspiravam profecias espirituais.
Os dos séculos são escritos em quadras rimadas. Em linguagem ambígua, eles descrevem eventos de meados do século XVI até o fim do mundo, que de acordo com suas profecias acontecerão em 3797 DC. A edição dos Séculos aumentou ainda mais sua fama, e recebeu inúmeras visitas até o final de seus dias.
Catarina de Médici, rainha da França, pediu-lhe que fizesse horóscopos para seu marido, Henrique II, e seus filhos. Em 1560, Carlos IX da França nomeou Nostradamus como médico da corte. Suas profecias, publicadas quase todas durante a vida do autor (1555-1568), incluem o Grande Incêndio de Londres em 1666, a Revolução Francesa de 1789, a derrota de Napoleão em Waterloo em 1815, a ascensão de Hitler ao poder, a Guerra Civil Espanhola, os ataques atômicos em Hiroshima e Nagasaki, os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e muitos outros eventos.
Nostradamus morreu em 2 de julho de 1566, na cidade francesa de Salon-de-Provence, pouco antes do nascer do sol. Ele sofria de epilepsia psíquica, gota e insuficiência cardíaca. Morreu vítima de um edema cardiopulmonar. O vidente e profeta Nostradamus parece ter previsto a hora exata de sua morte, pois havia escrito, com sua própria letra, nas Efemérides de Jean Stadius, estas palavras em latim: Hic prope mors est, quer dizer: "Minha morte está próxima". Ele foi sepultado de pé (para que ninguém pisasse nos seus ossos) numa das paredes da igreja dos Cordeliers, em Salon; mas teve seus restos mortais profanados, e eles foram então reenterrados em outra igreja de Salon, a igreja de São Lourenço, onde permanecem até hoje. 🕯️💀🕯️
#518anosdonascimentodenostradamus
#historiadascienciasesotericaseocultas
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
📺 Canal History Latino-America (adaptados) 🙂
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário