🪐🖤🛰️ 👱♂️ 🔭🖤💫
🚀😭☄️ Num dia como hoje, 20 de dezembro, há 25 anos, em Seattle (EUA) morria CARL SAGAN, cientista, astrônomo e divulgador científico norte-americano. Sagan escreveu mais de 600 trabalhos científicos. Realizou a série de TV “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”. Ele dedicou sua vida à pesquisa e à divulgação da ciência.
Carl Edward Sagan nasceu em 9 de novembro de 1934, em Nova York. Desde criança mostrou seu interesse pela natureza. Era considerado um aluno superdotado, e no ensino médio foi nomeado presidente do Clube de Química. Formou-se em Física, concluiu a pós-graduação e em 1960 tornou-se doutor em Astronomia e Astrofísica na Universidade de Chicago.
Foi professor da Universidade da Califórnia, trabalhou no observatório Astrofísico Smithsonian, em Cambridge. Lecionou na Universidade de Harvard, onde fez palestras, realizou pesquisas e orientou os alunos de pós-graduação. Foi também professor da Cornell University, em Ithaca. Entre 1972 e 1981 foi diretor associado do centro de Radio-física e Investigação Espacial de Cornell.
O sucesso de Sagan junto ao público foi por conta da sua capacidade de expressar de maneira simples e precisa complexos conceitos científicos. Ele realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e a formação da Terra.
Escritor destacado com mais de 20 livros publicados, ele ganhou o Pulitzer de Literatura em 1978 com a obra "Os Dragões do Éden". Um dos seus clássicos, o best-seller "Cosmos", foi adaptado para um seriado na TV e assistido por aproximadamente meio bilhão de pessoas no mundo todo. Por conta da série, Sagan ganhou o prêmio Emmy.
Carl Sagan teve papel importante no programa espacial norte-americano, foi consultor e conselheiro da NASA, chefiou projetos importantes de exploração do sistema solar, sendo um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Ele trabalhou com astronautas do projeto Apolo, chefiou missões não tripuladas para fora do sistema solar e participou das missões Voyager e Galileu.
Sagan morreu aos 62 anos por conta de um câncer raro e grave na medula óssea há exatamente 25 anos completados hoje, dia 20 de dezembro. Seus livros e filmes aproximaram centenas de pessoas para as ciências astronômicas, despertando nelas o desejo e a curiosidade de aprender sobre o universo do qual fazemos parte. Seu maior feito foi mostrar que ciência não é apenas um assunto para cientistas, mas algo que pode ser aprendido com leveza e prazer sem perder a essência do conhecimento acadêmico. Obrigado Segan. Valeu pela contribuição! 👏👏👏👏👏👏
#25anosdamortedecarlsagan
#historiadascienciasastronomicas
#CarlSeganCosmosForever
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
🖱️ Site O Pensador (adaptado)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário