🇮🇹 📖✍️ 🧐 📖✍️ 🇮🇹❤️❤️
🎂📚🎉 Num dia como hoje, 5 de janeiro, há 90 anos, nascia em Alessandria, Itália, um dos mais primorosos escritores do século XX: UMBERTO ECO, romancista, filósofo, linguista, semiótico, bibliófilo e crítico literário. Umberto Eco era conhecido por seus estudos de semiótica (signos e símbolos), bem como por seus romances mais vendidos internacionalmente Il nome della rosa (1981; O nome da rosa) e Il pendolo di Foucault (1988; O Pêndulo de Foucault). Seus romances refletem seus interesses acadêmicos, já que neles Eco tece histórias intrincadas com filosofia, teologia e ocultismo, questionando o papel da bolsa de estudos na história.
Depois de receber um doutorado da Universidade de Torino em 1954, Eco trabalhou como editor cultural para a Rádio-Televisão italiana e também lecionou na Universidade de Torino de 1956 a 1964. Ele então lecionou em Florença, Itália, e Milão, Itália, e finalmente, em 1971, assumiu o cargo de professor na Universidade de Bolonha.
Seus estudos e pesquisas iniciais foram em estética, seu principal trabalho nessa área sendo Opera aperta (1962; ed. Rev. 1972, 1976; The Open Work), o que sugere que, em grande parte da música moderna, versos simbolistas e literatura de desordem controlada (de autores como Franz Kafka e James Joyce) as mensagens são fundamentalmente ambíguas e convidam o público a participar mais ativamente do processo interpretativo e criativo. A partir desse trabalho, ele passou a explorar outras áreas da comunicação e da semiótica em volumes como A Theory of Semiotics (1976) e Semiotics and the Philosophy of Language (1984), ambos escritos em inglês. Muitos de seus prolíficos escritos em crítica, história e comunicação foram traduzidos para várias línguas estrangeiras.
O romance de fantasia de Eco, O Nome da Rosa – na história, um mistério de assassinato ambientado em um mosteiro italiano do século XIV, mas, em essência, um questionamento da "verdade" de perspectivas teológicas, filosóficas, acadêmicas e históricas – tornou-se um best internacional vendedor. Uma versão cinematográfica (The Name of the Rose), dirigida por Jean-Jacques Annaud, apareceu em 1986, com Sean Connery interpretando o monge William de Baskerville.
Outros romances de Eco incluem O Pêndulo de Foucault e Isola del giorno prima (1994; A Ilha do Dia Antes). Em sua obra mais recente, “O Número Zero” (2015), o autor leva seu interesse pelas teorias conspiratórias para o ambiente de um jornal de Milão, em 1992. Ele morreu em 19 de fevereiro de 2016, em Milão, aos 84 anos. Reconhecido como um dos mais importantes escritores e pensadores dos últimos tempos, grande parte da sua obra se encontra publicada no Brasil pela Editora Record. 📕📗📘📙 👏👏👏
#90anosdonascimentodeumbertoeco
#historiadaliteraturaitaliana
#UmbertoEternoEco
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
🖱️ Site O Pensador
📚 Enciclopédia Britannica pra Crianças - Versão Britânica (adaptados)
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário