sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 07.01.22 - 1 Ano da Morte do Cantor Genival Lacerda

🎶🖤🎤🎸👨🏽‍🦱 🪗🎤🖤

🎤😭 Num dia como hoje, 7 de janeiro, há exatamente um ano, morria no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, na área central da capital pernambucana, o cantor e compositor GENIVAL LACERDA, conhecido como o "Rei da Muganga". Ao lado de representantes do forró, como Jackson do Pandeiro (1919-1982) e Luiz Gonzaga (1912-1989), tornou-se símbolo da cultura popular nordestina, especialmente na sua variante conhecida como "forró pé de serra".

Genival Lacerda Cavalcante nasceu em Campinha Grande na Paraíba em 15 de abril de 1931, onde começou sua carreira como radialista; mas é em Recife, para onde se muda em 1953, que Genival grava seu primeiro single de 78 rotações, Coco de 56, lançado três anos depois pela Mocambo. Incentivado por seu concunhado, o músico Jackson do Pandeiro, Lacerda se mudou para o Rio de Janeiro em 1964, onde trabalhou em algumas casas de forró.

O salto na carreira só veio em 1975, quando lançou a música Severina Xique-Xique – famosa pelo verso "ele tá de olho é na butique dela", feita em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias. A canção, carregada de duplo sentido, atinge as camadas populares com ritmo dançante e letra acessível, mais óbvia do que as marchinhas de carnaval da época, mas, ainda assim, carregada de ambiguidade e humor, como aponta o jornalista Raphael Vidigal.

Ao longo de sua carreira, transita entre ritmos como coco, xaxado e baião, e, entre suas músicas de alcance nacional, estão composições como “Rock do Jegue” (1975), popularmente conhecida como “De quem é esse jegue”, escrita em parceria com Bráulio de Castro (1942) e Célio Roberto (1945), e “Radinho de Pilha” (1999), também carregadas de ambiguidade e bem-humoradas.

Em 2004, foi homenageado pelos mais de 50 anos de carreira, cantando com com a cantora Clemilda, durante o IV Fórum de Forró de Aracaju no Teatro Atheneu. Na ocasião realizou um concorrido show durante o evento.
Em 2008, fez uma turnê pelos principais centros do forró nordestino, dentre os quais Aracaju, Caruaru, João Pessoa e Juazeiro. Essa turnê deu origem, no mesmo ano, a um documentário “É tudo verdade – O Rei da Munganga”. O filme, que acompanha Genival na sua mais recente viagem pelo nordeste, teve produção, roteiro e direção de Carolina Paiva, e contou com a participação especial da Orquestra Sinfônica Jovem do estado da Paraíba, que acompanhou o cantor em algumas músicas. 

Em 2016, apresentou-se como uma das principais atrações do maior palco da festa de São João de Campina Grande, na Paraíba. “O maior São João do mundo”, como é conhecida a festa, recebeu, nesta edição, uma média de 100 mil pessoas por dia. Em 2019, aos 88 anos, apresentou-se no Viradão Cultural da cidade de São Paulo, no palco dedicado à música brega, no bairro Arouche.

A saúde do "Rei da Muganga" sofreu um abalo em 26 de maio de 2020, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) e deu entrada no Hospital d’Ávila, na Zona Oeste da capital pernambucana. Recuperado, ele teve alta três dias depois de ser internado. O artista foi infectado pela covid-19 e mais uma vez internado em 30 de novembro de 2020, no Hospital Unimed I, em Recife. Bastante debilitado, Genival foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nos seus últimos dias a família dele chegou a usar as redes sociais para pedir que as pessoas doassem sangue para ajudá-lo, por causa do agravamento de seu quadro clínico. Finalmente no dia 7 de janeiro de 2021, Genival Lacerda não resistiu e faleceu aos 89 anos.

Com canções irreverentes e ritmo popular, Genival Lacerda é um dos representantes do forró e da cultura nordestina. Deixou um legado musical precioso para deleite dos amantes da boa música regional nordestina. Juntamente com Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Marinês, forma uma plêiade de artistas essenciais para entender o homem e a cultura do Nordeste brasileiro. 👏👏👏👏👏👏

#1anodamortedegenivallacerda
#historiadamusicabrasileira
#lutoporgenivallacerda
#GenivalLacerdaOReidaMuganga

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📻 Agência Brasil
🖱️ Enciclopedia Itaú Cultural
🖱️ Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (versão web)

👉 Para saber mais sobre Genival Lacerda, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...