🌎 🔭 💫🪐💫 🔬🌕
🎂🎉 Num dia como hoje, 8 de janeiro, há 80 anos, nascia em em Oxford, na Inglaterra, STEPHEN HAWKING, físico, teórico, cosmólogo e divulgador científico, por muitos considerado a mente mais prodigiosa do século XXI, até agora. Hawking ficou conhecido por seu trabalho sobre buracos negros. Também escreveu diversos livros que viraram best-sellers, dentre eles Uma breve história do tempo (1988).
Stephen William Hawking, apesar de ter sido um grande pesquisador e apontado como o maior gênio depois de Eisntein, até os 10 anos ele era considerado um bom aluno na escola, mas não excepcional. Ele estudou na Universidade de Oxford e formou-se em 1962, e depois obteve o doutorado na Trinity Hall, em Cambridge, em 1966.
Quando estava com 21 anos, descobriu que sofria de ELA (esclerose lateral amiotrófica), que não tem cura e que afetou os movimentos de Hawking. Por causa da evolução da doença, ele ficou praticamente paralisado. Apesar desse diagnóstico, ele continuou a trabalhar. Em 1985, ele precisou passar por uma traqueostomia após uma pneumonia e passou a se comunicar por meio de um sintetizador de voz.
Como cosmologista, Hawking estudou as leis básicas que regem o Universo. Uma de suas teorias afirma que míni buracos negros se formaram após o Big Bang. Esses míni buracos negros contêm 1 bilhão de toneladas de massa, mas ocupam menos espaço que um átomo. O trabalho de Hawking inspirou outros cientistas a investigar as propriedades dos buracos negros.
Hawking tornou-se professor da Universidade de Cambridge em 1977. Dois anos mais tarde, foi nomeado professor lucasiano de matemática, uma posição que Isaac Newton havia ocupado. Em 2009, tornou-se o diretor de pesquisas do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge.
Ele ganhou muitos prêmios e títulos honoríficos. Em 1974, foi eleito membro da Royal Society (uma sociedade inglesa que promove o conhecimento científico), sendo uma das pessoas mais jovens a ser admitidas. Em 1982, recebeu da rainha inglesa o título de Comendador do Império Britânico. Em 2006, ganhou a Medalha Copley da Royal Society e, em 2009, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do governo dos Estados Unidos. Na passagem de seus 80 anos de nascimento, celebrados hoje, dia 8 de janeiro de 2022, Hawking foi homenageado pelo Google com um Doodle cujo link acessa um vídeo animado que enaltece a trajetória do cientista.
Stephen Hawking morreu em 14 de março de 2018, em Cambridge, na sua residência. Curiosamente Hawking nasceu no dia da morte de Galileu, 8 de janeiro (300 anos após a morte dele), e morreu no dia do nascimento de Albert Einstein, 14 de março (ambos, Einstein e Hawking morreram com a mesma idade, aos 76 anos). Sua morte foi uma perda inestimável para a comunidade científica internacional. Ele deixou um legado imprescindível e uma lacuna que dificilmente será preenchida. 😞😓😥😢😭
#80anosdonascimentodestephenhawking
#historiadacienciamoderna
#StephenHawking
🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.
📖 Créditos do texto:
📺 Canal History Brasil
🖱️ Enciclopédia Britannica Escola - Versão WEB (adaptados)
👉 Para saber mais sobre Stephen Hawking, acesse:
⏳#muitahistoriapracontar⌛
Sem comentários:
Enviar um comentário