sábado, 15 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 15.01.22 - 473 Anos da Morte de Vasco Núñez de Balboa

🌎🌊🏝️ ⛵ 🏝️🌊🌍

✝️😭⚰️ Num dia como hoje, 15 de janeiro, há 473 anos, era decapitado em Acla (atual Panamá), o explorador, governante e conquistador espanhol VASCO NÚÑEZ DE BALBOA, o primeiro europeu que avistou o oceano Pacífico. Além disso, ele ajudou a fundar a primeira colônia europeia bem-sucedida no continente americano em Darién, na costa do istmo do Panamá. Em 1513, enquanto liderava uma expedição em busca de ouro, avistou o Oceano Pacífico. Balboa reivindicou o oceano e todas as suas costas para a Espanha, abrindo caminho para a posterior exploração e conquista espanhola ao longo da costa ocidental da América do Sul. A conquista e a ambição de Balboa representaram uma ameaça para Pedro Arias Dávila, o governador espanhol de Darién, que o acusou falsamente de traição e o executou no início de 1519.

Balboa nasceu em 1475 em Jerez de los Caballeros, uma cidade na empobrecida região da Extremadura, na Espanha. Acreditava-se que seu pai era um nobre, mas a família não era rica; como muitos de sua classe, Balboa decidiu buscar sua fortuna no Novo Mundo. Por volta de 1500, ele se juntou a uma expedição espanhola que explorou a costa da atual Colômbia, depois retornou à ilha de Hispaniola (atual Haiti e República Dominicana) e procurou ganhar a vida como agricultor. Depois de se endividar, fugiu de seus credores ao se esconder em uma expedição que levava suprimentos para a colônia de São Sebastião, localizada na costa de Urabá (atual Colômbia), em 1510.

A colônia havia sido em grande parte abandonada quando eles chegaram, depois que nativos locais mataram muitos dos colonos. Por sugestão de Balboa, decidiram se mudar para o lado oeste do Golfo de Urabá, na costa do Istmo do Panamá, pequena faixa de terra que liga a América Central e a do Sul. Naquela região, os índios locais eram mais pacíficos, e a nova colônia, Darién, se tornaria o primeiro assentamento espanhol estável no continente sul-americano.

Em 1511, Balboa estava atuando como governador interino de Darién. Sob sua autoridade, os espanhóis trataram duramente os habitantes nativos da região para obter ouro e outras riquezas; de alguns desses índios, eles aprenderam que um império rico ficava ao sul (possivelmente uma referência aos incas). Em setembro de 1513, Balboa liderou uma expedição de cerca de 190 espanhóis e vários índios para o sul através do istmo do Panamá. No final daquele mesmo mês, Balboa escalou um pico de montanha e avistou o Oceano Pacífico, que os espanhóis chamavam de Mar del Sur (Mar do Sul).

Enquanto isso, sem o conhecimento de Balboa, o rei Fernando II nomeou o idoso nobre Pedro Arias Dávila (geralmente chamado Pedrarias) como o novo governador de Darién. Como recompensa por suas explorações, Balboa foi nomeado governador das províncias do Panamá e Coiba, mas permaneceu sob a autoridade de Pedrarias, que chegou a Darién em meados de 1514, logo após o retorno de Balboa.

Embora desconfiados um do outro, os dois homens chegaram a uma paz precária, e Pedrarias chegou a desposar sua filha María (na Espanha) a Balboa por procuração. Ele também relutantemente lhe deu permissão para montar outra expedição para explorar e conquistar o Mar del Sur e suas terras vizinhas. Balboa iniciou essas explorações em 1517-18, depois de ter uma frota de navios meticulosamente construída e transportada em pedaços pelas montanhas até o Pacífico.

Enquanto isso, muitos inimigos de Pedrarias convenceram o rei Fernando a enviar um substituto para ele da Espanha e ordenar um inquérito judicial sobre sua conduta como líder de Darién. Suspeitando que Balboa falaria contra ele, e temendo sua influência e popularidade, Pedrarias convocou o explorador para casa e o prendeu e julgou por rebelião e alta traição, entre outras acusações. No julgamento altamente tendencioso que se seguiu, presidido pelo aliado de Pedrarias, Gaspar de Espinosa, Balboa foi considerado culpado e condenado à morte. Ele foi decapitado, juntamente com quatro supostos cúmplices, em 15 de janeiro de 1519, portanto há exatamente 473 anos. ⚓🖤⛵🖤⚓

#473anosdamortedevasconunezdebalboa
#historiadaexpansaomaritimamercantileuropeia
#GrandesNavesgacoesEuropeias
#ConquistadoresEspanhois

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Site do History Channel - EUA (adaptado)

👉 Para saber mais sobre descoberta do oceano Pacífico por Balboa, acesse:


⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...