domingo, 23 de janeiro de 2022

HOJE NA HISTÓRIA - 23.01.22 - 20 Anos da Morte de Pierre Bourdieu

🖤🇫🇷 📚✍️ 🤨 ✍️📚 🇫🇷🖤

😭✝️⚰️ Num dia como hoje, 23 de janeiro, há 20 anos, morria em Paris, na França, o sociológo francês PIERRE BOURDIEU, intelectual público na tradição de Émile Zola e Jean-Paul Sartre. O conceito de habitus de Bourdieu (disposições socialmente adquiridas) foi influente nas recentes humanidades e ciências sociais pós-modernas. Dedicou-se às pesquisas como etnólogo, transformando a sociologia, contribuindo significativamente para a formação do pensamento sociológico do Século XX.

Bourdieu nasceu em uma família da classe trabalhadora em Denguin, no sul da França em 1° de agosto de 1930. Ele frequentou uma escola secundária em Pau antes de se transferir para uma escola de maior prestígio em Paris. Mais tarde, ele foi admitido na École Normal Supérieure, onde estudou filosofia com Louis Althusser. Ele então ensinou em um liceu em Moulins (1954-1955).

Bourdieu foi convocado para o exército e, em 1955, foi enviado para a Argélia, onde mais tarde trabalhou como professor e pesquisador na Universidade de Argel (1958-1960). Enquanto lá, ele se envolveu em pesquisas etnográficas, particularmente entre os cabilas de língua berbere. A experiência de Bourdieu na Argélia resultou em Sociologie de l'Algérie (1958; Os argelinos), que estabeleceu sua reputação. Ele retornou à França e lecionou na Universidade de Paris (1960-1961) e na Universidade de Lille (1961-64) antes de assumir um cargo na École Pratique des Hautes Études em 1964. Nesta última escola, ele estabeleceu o Centro para a Sociologia da Educação e Cultura. Em 1981 tornou-se a cadeira de sociologia no Collège de France.

Em sua obra mais conhecida, La Distinction (1979; Distinction), Bourdieu argumentou que aqueles com alto capital social e cultural (ou status) são os árbitros do gosto e que o gosto particular de cada um vem do meio e da classe social em que se vive. — isto é, seu campo. O conhecimento quase inato de um indivíduo de como viver e navegar nesse campo é o que ele chamou de habitus. Seus outros trabalhos importantes incluem Esquisse d'une théorie de la pratique (1972; Esboço de uma teoria da prática), Le Sens pratique (1980; A lógica da prática), La Noblesse d'état (1989; A Nobreza do Estado) e Sur la télévision (1996; Na Televisão). A partir de 1975, Bourdieu foi editor da revista Actes de la recherche en sciences sociales e, em 1989, fundou a revista Liber.

A partir da década de 1980, Bourdieu se inseriu na esfera pública, defendendo os direitos dos desempregados, dos sem-teto e dos imigrantes sem documentos. Ele se manifestou contra a globalização e o neoliberalismo e muitas vezes comentou sobre situações políticas. Um documentário de 2001 sobre Bourdieu, La Sociologie est un sport de combat (“A sociologia é um esporte de combate”), foi um sucesso na França.

Bourdieu é visto por muitos como alguém que deu novos rumos ao estudo da sociologia desde os anos 60. Crítico contundente da sociedade capitalista, seus trabalhos abrangeram um vasto campo de conhecimento nas áreas da cultura, política, educação, mídia e literatura. Além disso, manteve-se ligado à atividade política e ao apoio às classes trabalhadoras, o que o tornou um intelectual de referência para a esquerda.

O sociólogo e defensor do movimento antiglobalização Pierre Bourdieu morreu aos 71 anos na França, de câncer no hospital Saint-Antoine há exatamente 20 anos completos na data de hoje, 23 de janeiro. O primeiro-ministro francês, Lionel Jospin, afirmou em uma mensagem de condolências que Bourdieu era um "mestre da sociologia contemporânea e uma grande figura na vida intelectual de nosso país". Boudieu é reconhecido como um dos sociólogos mais influentes do século XX. 👏👏👏👏👏👏

#20anosdamortedepierrebourdieu
#historiadopensamentosociologico
#GrandesSociologos

🧭 Concepção e elaboração do post 📝 José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto:

📰 Jornal Folha de São Paulo
🖱️ Enciclopedia Britannica (adaptados)

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOSSA LOGO OFICIAL DA REDE MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR

O projeto "MUITA HISTÓRIA PRA CONTAR" surgiu da necessidade de levar às pessoas conhecimento e informação pautadas no conhecimento...